Você cansou de apenas assar frango e quer saber como desossar coxa e sobrecoxa de frango para diferenciar as receitas? Saiba que está no lugar certo!
Atualmente, depois do pé e pescoço, a coxa e sobrecoxa são uma das carnes mais baratas de frango. E isso nos incentiva a usar diariamente, mas aí surge a “necessidade” de variar para não enjoar. Logo, desossar certinho é a melhor alternativa.
E se você acredita que precisa ser um açougueiro profissional para cortar perfeitamente, vai se surpreender com a facilidade do processo. Vamos conferir?
Como desossar coxa e sobrecoxa de frango: 2 técnicas seguras e infalíveis
Dependendo da correria, tudo que faço é temperar frango para assar, no caso, coxa e sobrecoxa, e levar ao forno. Posso garantir que não há nada mais fácil, rápido e saboroso. Afinal, suculência e maciez são as principais características do corte.
Porém, depois fico pensando: por que não fazer algo diferente com essa carne tão maravilhosa? Quem sabe desossar, empanar e fritar ficaria bom talvez? Logo, diante do número de pessoas que se perguntam isso, montei um guia com tudo que eu sei.
Uma dica que posso adiantar, é que o segredo não está apenas na desossa. Isso porque é o tempero para coxa e sobrecoxa que realmente favorece as melhores receitas do dia a dia.
Acompanhe cada uma das técnicas e anote aí na lateral do caderninho, pois você vai usar com bastante frequência!
1. Desossando coxa e sobrecoxa com um corte longo e único
Antes de mais nada, só porque essa é a nossa primeira técnica, não significa que seja mais rápida ou melhor. É importante destacar isso para que você possa aproveitar ambas igualmente, pois trazem resultados incríveis.
Outra coisa, quando falamos em coxa e sobrecoxa, é interessante entender que se trata de um corte único. Nesse caso, a coxa vem junto da sobrecoxa, onde estão ligadas pela junta dos ossos.
Inclusive, prefira comprar dessa forma para facilitar a desossa. Dito isso, veja os passos assertivos. Ah, antes que me esqueça, você precisará de uma faca afiada e de ponta fina para contornar o osso:
- Pegue a coxa e sobrecoxa e coloque sobre uma tábua, com a pele virada para baixo;
- Em seguida, localize o sentido e a localização do osso que transpõe a carne;
- Agora, com a ponta afiada da faca, vá fazendo um corte no sentido da sobrecoxa para a coxa;
- É fundamental seguir rente ao osso, para não desperdiçar carne;
- A ideia é expor o osso para que você consiga soltar com os dedos posteriormente;
- Por fim, quando expor o osso por completo, corte as membranas que ligam a carne ao osso;
- O pulo do gato é contornar a junta com calma e delicadeza até desprender por completo.
Você é daquelas pessoas que gostam de acompanhar vendo o negócio sendo feito? Então, não seja por isso, dá uma conferida no vídeo:
2. Desossando coxa e sobrecoxa sem cortar a carne
Já essa segunda técnica pode ser ainda mais prática, mas depende da finalidade da receita. Diferentemente da anterior, aqui não será preciso cortar no entorno do osso. Na verdade, a ideia é retirar o osso sem “machucar” a carne.
Assim sendo, coloque a peça sobre a tábua e utilize uma faca com bom corte. Na sequência, começaremos pela coxa, fazendo um corte ao redor do osso um pouco acima do fim da coxa.
O objetivo é cortar e desprender os nervos e membranas que seguram a carne ao osso. “Mas você disse que não precisaria cortar”. De fato, mas não estamos cortando, apenas deixando a carne da coxa solta no osso.
Depois disso, segure na junta entre coxa e sobrecoxa, forçando o osso da coxa contra essa junta até soltar. Você vai notar que ao puxar, o osso sai inteiro e a coxa permanece intacta, parece mágica. “Tudo bem, mas e quanto ao osso da sobrecoxa?”.
Simples, o processo é o mesmo, basta achar o osso da junta e vir raspando os nervos com uma faca. Se você já se perguntou como descarnar coxa de frango, é dessa forma que se faz. Por fim, você notará que a carne saiu por completo.
Quer acompanhar o vídeo da desossa e, de quebra, aprender uma receita de preparo na churrasqueira? Só se for agora, acompanhe:
5 cuidados extras com a técnica de desossa sem corte
- Como você não abre a carne, é vital ter atenção dobrada com resquícios na carne.
- Sendo assim, faça questão de tirar toda cartilagem que sobra.
- Na parte da junta, normalmente ficam alguns fragmentos de ossos e cartilagem, raspe tudo.
- Uma dica valiosa é pressionar com os dedos até sentir o interior.
- Se for necessário, passe o dedo por dentro das cavidades.
Essa desossa é recomendada para quem está pensando em fazer frango para churrasco. Afinal, você mantém toda a suculência da carne e prepara maravilhosos pedaços apetitosos de frango assado.
DICA EXTRA: já experimentou frango recheado de coxa e sobrecoxa?
Somente quem já fez frango recheado usando o filé de frango, sabe como é trabalhoso ter um bom resultado. Isso porque você tem que tirar o filé na espessura certa e torcer para conseguir fechar para não vazar recheio.
Contudo, qualquer uma das desossas acima facilita muito o preparo, mas a segunda desossa é recomendada. Afinal, a coxa está inteira e fechadinha, bastando apenas escolher o melhor recheio, que tal? Veja alguns recheios sensacionais:
- Recheio de linguiça no molho de cerveja com especiarias.
- Coxa e sobrecoxa de frango recheada com bacon e ricota com ervas.
- Coxa e sobrecoxa de frango recheada com queijo, presunto, azeitona e tomate seco.
- Receita de coxa e sobrecoxa de frango recheada com farofa de castanha, funciona como carne de Natal.
Como dividir a coxa e sobrecoxa sem prejudicar a carne?
Assumindo que nem todo mundo gosta de fazer a coxa e sobrecoxa de frango junta, só resta aprender a dividir. Embora não tenha segredos, existe um certo cuidado para fazer um corte limpo, aproveitando toda a beleza da carne.
Dessa maneira, vire a peça com a parte do osso para cima. Sobre a junta da coxa e sobrecoxa existe uma faixa de gordura que indica o ponto certo. Com isso, ache essa linha de gordura amarelinha e passe a faca de fora a fora.
Você sabe que achou o lugar certo quando a faca desce com facilidade, passando entre os ossos. Agora, se encontrar resistência, a única coisa que está fazendo é cegando a faca ao cortar o osso. Depois é só continuar a desossa e usar onde preferir!
E então, acredita que agora tenha dominado as técnicas de como desossar coxa e sobrecoxa de frango com facilidade e eficiência? Essa é uma daquelas coisas que você aprimora com o tempo. Então, se não ficar tão bom no início, basta repetir.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar para auxiliar outras pessoas e até a próxima!