Preparar peixe é muito prático na cozinha, mas aprender como descongelar peixe é fundamental para não perder nada do sabor, textura e aroma da carne.
Embora não haja grandes dificuldades nos processos e técnicas, a verdade é que o descongelamento correto leva tempo. Afinal, quanto mais você agiliza esse processo, mais textura, sabor e consistência o peixe acaba perdendo.
Mas não se preocupe, pois separei dicas excelentes para descongelamentos assertivos, tudo da forma mais segura para seu consumo. Vamos lá?
Como descongelar peixe: 4 técnicas para descongelar mantendo sabor
Na correria do dia a dia, muitas vezes não damos atenção às coisas como deveríamos fazer. Por exemplo, o que você acha que é mais indicado: descongelar o peixe fora da geladeira ou sob refrigeração?
Obviamente a baixa temperatura favorece um descongelamento muito mais seguro. Entretanto, em algumas ocasiões nos vemos sem alternativa a não ser apelar para técnicas não recomendadas, a exemplo de descongelar peixe em água quente.
Diante disso, a seguir você conhece 4 práticas consideradas seguras, além de dicas complementares para driblar potenciais contaminações!
1. A forma mais segura de descongelamento rápido é em água fria
Eu particularmente não gosto muito desse método, pois acredito que as chances de prejudicar o peixe são grandes. Mas também entendo a pessoa que se vê obrigada a recorrer a isso, já que não há outro método.
Descongelar peixe em água fria ainda costuma levar algumas horas, mas ainda é mais rápido do que na geladeira. Veja quais cuidados tomar:
- A água deve estar sempre a uma temperatura fria, a fim de preservar a integridade do peixe e ainda assim agilizar o descongelamento.
- Nunca coloque o peixe em contato direto com a água, pois a carne absorve e desmancha.
- Tenha certeza de que a embalagem não tenha furos, rasgos ou mesmo aberturas.
- Escolha um local ao abrigo da luz e possíveis fontes de calor, como fogões e fornos.
- Troque com frequência a água para assegurar mais frescor.
O tempo necessário aqui varia de acordo com a quantidade de peixe, volume de água e temperatura do ambiente.
2. Não abandone o método tradicional da geladeira
Agora, vamos supor que você vá utilizar o peixe somente no próximo final de semana, ou seja, num cenário em que você tenha uma margem de tempo. Nesse caso, a alternativa é se programar e passar o peixe do congelador para o refrigerador.
O descongelamento dentro da geladeira é a técnica mais recomendada, já que: preserva todas as características do peixe, como textura, aroma, frescor e, sobretudo, sabor.
Vamos supor que tenha escolhido um peixe para assar no forno, certo? Dessa forma, o tempo de cozimento do peixe seguirá à risca a receita escolhida. E outra, não há risco algum de a carne desmanchar e atrapalhar a apresentação, por exemplo.
O tempo de descongelamento do peixe dentro da geladeira pode variar de 12 a 24 horas. Aliás, coloque-o na parte mais baixa da geladeira para aumentar gradualmente a temperatura.
DICA EXTRA: por experiência própria, recomendo colocar uma travessa, prato ou forma embaixo do peixe. Isso porque o descongelamento acaba gerando grandes quantidades de água, que podem escorrer por toda a geladeira se não houver nada impedindo!
3. Descongele fora da geladeira em último caso e com devidas precauções
Sua geladeira está cheia e já não comporta mais aqueles belos lombos inteiros de robalo. Porém, eles estão congelados e você precisa descongelar urgentemente, já que vai preparar à noite.
Em casos como esses, de urgência, a saída é descongelar o peixe fora da geladeira mesmo. Só que a água fria aqui já não resolve mais o problema, uma vez que pode atrasar o processo.
Sendo assim, procure um local especial na cozinha, que não pegue luz e que não seja quente demais. Além disso, cubra o peixe com um pano de prato para evitar qualquer contaminação externa.
Nessas condições o peixe pode levar de 6 a 10 horas para descongelar completamente. Por isso, programe-se!
4. Como descongelar peixe no micro-ondas?
A última técnica é na verdade um grande quebra-galho, que pode salvar qualquer refeição, estou falando do micro-ondas. Se todos os métodos acima “falharam” em entregar bons resultados, esse descongelamento pode ser a solução.
Só que da mesma forma que o micro-ondas agiliza o processo, exige também cautela. Quem nunca foi descongelar algo no micro-ondas e acabou cozinhando o alimento antes do preparo, não é mesmo?
Portanto, ao invés de apenas ficar falando o que deve fazer ou não, prefiro mostrar:
- Existem duas opções para descongelar: seguir o que manda a embalagem do peixe ou acompanhar as instruções do equipamento.
- Elimine o excesso de gelo presente no peixe antes de colocar no micro-ondas, basta deixar alguns minutos em água corrente.
- Sempre utilize recipientes adequados.
- Nunca exagere na quantidade, prefira descongelar menos por vez, mas garantir um descongelamento homogêneo.
- Certifique-se a cada minuto de que o peixe não está cozinhando, isso acontece muito com pedaços menores e mais finos.
- Em alguns casos, o congelamento forma tantos cristais de gelo que nem mesmo o micro-ondas consegue quebrar.
- Desse modo, retire e finalize o descongelamento em água fria ou numa bancada de mármore.
Pode descongelar peixe na água quente?
Não, nunca utilize água quente ou mesmo morna para agilizar o descongelamento. Já imaginou gastar uma pequena fortuna num robalo nobre e acabar estragando essa preciosidade ao cozinhar prematuramente a carne?
Vejo muitas pessoas fazendo isso com o frango temperado e congelado, mas não é a melhor saída.
Isso sem contar a possibilidade de proliferação de bactérias, uma vez que nem sempre o peixe é usado de imediato.
Como resultado, pode se tornar impossível saber se o peixe está fresco ou estragado, e isso representa riscos à saúde!
Quanto tempo dura peixe descongelado na geladeira?
“Nossa vida, acabei descongelando o peixe errado que não vou usar, vou voltar para o congelador”. Nunca faça isso, pois todo alimento deve ser consumido de imediato ou em poucos dias depois de descongelado.
Por exemplo, esse peixe que você descongelou por engano, aguenta até 3 dias na geladeira. Depois disso a carne passa a deteriorar, perder textura e demais características que sinalizam o frescor do alimento!
O principal ingrediente na hora de aprender como descongelar peixe é a paciência. Por isso a programação do cardápio é crucial para consumos cada vez mais conscientes, seguros e de máximo sabor!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, o que acha de ajudar mais pessoas? Então, compartilhe esse conteúdo, pois é de utilidade pública e todo mundo precisa saber. Até a próxima!