Para você que desistiu de comer peru porque fica ressecado, quer aprender como deixar o peru macio e suculento?
A carne do peru guarda um sabor delicioso e uma maciez incomparável. Só que por ter menos gordura, infelizmente pode acabar mais firme e ressecado. Porém, não há complicação em contornar esse problema, basta seguir alguns passos simples.
E você está com sorte hoje, pois escolhi dicas assertivas para ajudar. A partir de agora, quando fizer essa carne assada ficará incrivelmente suculenta. Acompanhe!
Como deixar o peru macio e suculento em 4 passos práticos + dicas inéditas
1. O primeiro passo é uma marinada fantástica e bem cítrica
Começaremos pela principal ação para amaciar a carne do peru, a marinada para frango, vamos por partes. Essa ave tem baixa reserva de gordura, ou seja, ao assar logo após temperada, nada impede a perda de líquidos.
Por outro lado, a partir da mistura que reúne elementos cítricos, ácidos e o próprio sal, isso muda bastante. “Quer dizer que a marinada impede a perda da suculência e dos líquidos?”. Em partes, pois o cozimento ainda retira parte dos líquidos.
Na realidade, a marinada age “quebrando” as fibras, de modo a amolecer a carne. Como resultado, os líquidos da marinada são absorvidos em boas quantidades pelo peru.
Então, mesmo que ele perca o suco interno, ainda terá uma reserva proporcionada pela marinada, ou seja, maciez garantida. Além do mais, marinar peru deixa a ave muito mais saborosa, onde os temperos ficam presentes e realçados.
Nesse contexto, existem incontáveis possibilidades de marinada, mas deixo aqui uma sugestão que é uma preciosidade de sabor e suculência.
Ideia de marinada + ingredientes
- 3 ramos de salsão picados
- Talos de salsinha picados
- Pimenta-do-reino em grãos e tomilho seco a gosto
- 6 dentes de alho amassados com casca e tudo
- 1 colher (sopa) de sal
- 250ml de água
- Suco de 3 laranjas grandes
- Pedaços da casca da laranja (evite a parte branca que amarga)
- 300ml de vinho branco seco
Coloque o peru num saco plástico grosso, adicione salsão, talos de salsinha, pimenta em grãos e alho. Em seguida, despeje água num recipiente, juntando sal, suco e casca de laranja e o vinho branco. Misture tudo e transfira para o saco com a ave.
O ideal aqui é deixar 24 horas dentro da geladeira, a fim de que os sabores penetrem bem na carne. Inclusive, esse tempo é ideal para “expandir” as fibras do peru e o líquido ser absorvido por completo.
DICA EXTRA: quando o assunto é marinada, pode caprichar nos temperos naturais para carne de peru. Aqui estou falando de ervas finas, chimichurri, alecrim fresco, orégano fresco, curry, açafrão, páprica, louro, alho desidratado, entre outros!
2. Como temperar peru para ficar macio e apetitoso?
Bom, você marinou seu peru por 24 horas, e agora a ave já está com bastante sabor, correto? Porém, o líquido da marinada em si não é utilizado para assar. Nesse caso, uma outra estratégia para reforçar maciez e gordura da ave, está na manteiga.
Quando você besunta o peru com manteiga, está adicionando uma camada extra de suculência. Nesse momento você tem uma decisão a tomar: reforçar os sabores ou deixar mais suave?
Particularmente, eu acho que quanto mais tempero e especiaria tiver, mais gostoso fica. Com isso, tenho uma sugestão maravilhosa para você temperar peru, são inúmeros ingredientes, mas que valorizam ainda mais sua receita:
- 100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 1 colher (sopa) de alecrim picado
- ¼ xícara (chá) de salsinha picada
- ½ xícara (chá) de cebolinha picada
- 1 colher (sopa) rasa de orégano
- ½ colher (café) de pimenta-do-reino
- ¼ xícara (chá) de azeite
- 1 colher (sopa) de raspas de laranja
- ¼ xícara (chá) de alho ralado
- ½ xícara (chá) de suco de laranja
Como você pode ver, não colocamos sal, já que a proporção da marinada é suficiente para salgar a carne. Utilize como referência um peru de mais ou menos 3kg. Entretanto, ainda assim é interessante experimentar os temperos para corrigir, certo?
De maneira muita prática, coloque a manteiga num recipiente e adicione todos os outros temperos. Misture muito bem até virar uma pasta cremosa, aromática e homogênea. Por último, espalhe na ave, inclusive na cavidade interna.
DICA EXTRA: desgrude a pele do peito e besunte manteiga temperada sob a pele. Isso ajuda a umedecer ainda mais a carne do peito.
3. Aposte no recheio para criar umidade necessária no interior
Você está a um passo de garantir plena maciez e umidade na carne, e agora é a vez do recheio. Já aconteceu de você cuidar da marinada e dos temperos, mas mesmo assim notar que a carne do peito ressecou?
Então, o peru tem abundância em carne localizada no peito, o que é ótimo para qualquer refeição. No entanto, é uma parte que fica seca, justamente por não conseguir reter o pouco de umidade que existe ali. Mas “pega a visão”.
Que tal você preparar um recheio delicioso que garante que o interior da ave não fique seco? Costumo dizer que os cuidados com peru são semelhantes ao tempero do frango caipira, pois são carnes mais “delicadas”.
Dessa forma, é obrigatório fazer de tudo para evitar uma experiência ruim, utilizando ingredientes únicos para o recheio para peru:
- 2 xícaras (chá) de cebolas descascadas e picadas
- 2 xícaras (chá) de maçãs verdes picadas
- ¼ xícara (chá) de açúcar mascavo
- 1 xícara (chá) de bacon picado
Novamente não há segredos, é só misturar os ingredientes e rechear a ave. Aliás, é possível fazer uma deliciosa farofa de bacon e ovo para rechear o peru. Mas nesse caso, garanta uma farofa úmida, do contrário mais atrapalha do que ajuda!
4. Capriche e controle o cozimento da ave no forno pelo tempo e temperatura ideais
Considerada uma excelente opção de carne para o Natal, o peru tem ganhado espaço no cardápio, mesmo fora de época. E isso oportuniza às pessoas inovarem com muita criatividade, assim como vimos até aqui.
No fim das contas, o peru é uma carne boa para assar no forno, mas qual o tempo correto e a temperatura adequada? Bom, cada caso é um caso, pois tem o peso da ave, o tempo de marinada e, claro, a potência do forno.
Vale ressaltar, e guarde bem isso, o tempo de forno é o maior vilão para fazer seu peru perder suculência. Não adianta investir tempo e cuidado na marinada, pois basta um cozimento prolongado para pôr tudo a perder.
Em vista disso, montei uma tabelinha comparativa com algumas relações entre peso, tempo e temperatura, confira:
Forno convencional
Começando pelo preparo mais tradicional, a receita de peru no forno convencional é uma das mais “fáceis” para controlar. Falo isso porque a temperatura é estável e o tempo bem definido. Claro, você precisa cuidar do cozimento, fazendo assim:
- Coloque o peru numa assadeira grande e feche com papel-alumínio.
- Sempre pré-aqueça o forno por 10 a 15 minutos.
- A temperatura ideal para assar no forno é de 180°.
- Então, leve para assar fechado por cerca de 2 horas.
- Por último, retire o alumínio e volte por mais 30 minutos.
- Caso sua ave tenha o pino de segurança, pode se guiar através desse sistema.
Forno elétrico
O forno elétrico é muito bom para assar aves, mas pode levar mais tempo. Isso porque a potência máxima costuma ser inferior ao forno a gás. Entretanto, se você só tem forno elétrico, dá para fazer tranquilamente, seguindo estes passos:
- Acomode o peru na assadeira e feche com alumínio.
- Pré-aqueça o forno por 15 minutos.
- A temperatura ideal para assar no forno elétrico é 200°.
- Em seguida, asse por 2 horas e 15 minutos fechado com alumínio.
- Depois disso, retire o alumínio e doure por mais 30 minutos.
- Novamente, se a ave tiver pino de segurança, confie no sistema e deixe dourar depois.
DICA EXCLUSIVA: mistura para pincelar ao dourar o peru
Quer garantir de verdade que o peru não vai ressecar? Sabe aquela última etapa que consolida todas as dicas anteriores? Então, prepare uma mistura usando manteiga, mel, raspas de laranja, alecrim picado e louro em pó.
Assim que retirar o alumínio para dourar, pincele a mistura feita com a quantidade da sua preferência. Isso dará uma camada extra de textura, cor e sabor, além de assegurar suculência à carne.
Você acaba de descobrir tudo sobre como deixar o peru macio e suculento
Tenho certeza de que muita gente vai deixar para usar as técnicas e dicas apenas no fim de ano. Mas para você que ficou comigo até agora aqui, sugiro experimentar antes de levar à mesa principal da refeição.
Isso dará a você uma boa margem para ajustar temperos, sabores e tempo de forno. Como resultado, ganhe a experiência necessária para preparar o melhor peru assado que já comeu.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar cada uma com amigos e familiares e até a próxima!