Aprender como deixar o frango cozido macio é um conhecimento valioso, pois pode servir para diversas receitas mais elaboradas.
Porém, por mais simples que esse processo seja, há alguns pequenos fatores que influenciam e deixam a carne mais firme. O tempo de cozimento, por exemplo, é um desses aspectos que prejudicam a textura da carne.
Pensando nisso, separei técnicas, ideias e segredos que ajudam você a preparar aquele franguinho que desmancha na boca. Não vai perder estas instruções, não é mesmo?
Como deixar o frango cozido macio: 4 segredos para uma carne suculenta
Por mais que as pessoas sempre procurem primeiro as carnes vermelhas, frango é “um milhão de vezes” mais versátil. Tudo bem, um milhão talvez seja exagero, mas vamos combinar que você consegue fazer de tudo com frango.
Está pensando em fazer à milanesa? Filé de frango simples é a melhor alternativa. Quer preparar uma mistura rápida para o almoço? Então, que tal usar frango desfiado, molho de tomate, azeitonas e requeijão cremoso?
Quer uma receita mais elaborada e tem frango para cozinhar? Bom, nesse caso pode ser interessante aprender como escaldar frango para compor receitas extraordinárias.
Em conclusão, todas estas sugestões têm algo em comum, que é a técnica para deixar o frango cozido macio. Se não souber fazer isso, a maioria das receitas fica prejudicada. Portanto, vem comigo descobrir novas oportunidades!
1. Tudo começa no descongelamento do frango
Me responda uma coisa: como você costuma descongelar seu frango? Você descongela em temperatura ambiente durante o dia? Ou quem sabe enche um tupperware com água e descongela por algumas horas?
Você sabe como descongelar carne com segurança? A melhor maneira para descongelar é na geladeira de um dia para o outro, mas por que? Bom, primeiramente porque assim você evita a proliferação bacteriana na carne.
Além do que, é o método mais eficaz para preservar todas as qualidades e características do frango. Por exemplo, descongelar apressadamente porque precisa do frango para uma receita, põe as boas qualidades da carne a perder.
Afinal, o ganho repentino de temperatura viabiliza alguns processos negativos à carne, tais como:
- Altera permanentemente a consistência da fibra.
- Torna a carne mais fibrosa e menos macia, independentemente do processo de cozimento.
- Favorece o surgimento daquele odor desagradável no frango.
- Caso a carne apresente rancidez oxidativa, se torna mais evidente e acentuado.
Portanto, o pontapé inicial para uma carne macia depois de cozida, é justamente o descongelamento correto!
2. O que colocar no frango para ficar macio?
Antes de mais nada, nesse tópico não estou falando especificamente dos melhores temperos para frango cozido, mas de uma técnica. Um dos grandes segredos para obter pedaços suculentos é optar pelas marinadas.
E no caso do frango, isso é ainda mais importante, pois ajuda a amolecer suas fibras. Além disso, pode ser uma importante etapa para fixar melhor os temperos.
Geralmente, a marinada depende de um componente ácido, legumes e vegetais, bem como de temperos e especiarias. Porém, essa composição base é mais recomendada para cortes de porco, visto que a acidez favorece a carne.
Em contrapartida, com o frango a história muda um pouco, pois o ingrediente ácido não é obrigatório. Pelo contrário, se usar limão, vinagre e sal, cuidado para não deixar tempo demais, pois resseca ao invés de amaciar.
Nesse contexto, separei algumas ideias de marinada para frango que você pode utilizar sem medo.
3 ideias de marinada para frango
- Marinada com iogurte: 500g de peito de frango, 200g de iogurte natural, 100ml de leite, pimenta-do-reino, açafrão, curry e sal a gosto.
- Marinada clássica: 500g de frango, suco de 1 limão, azeite, sal, pimenta preta, alecrim e tomilho em ramos, alho amassado, 150ml de água e 100ml de vinho branco. Tempo total de 120 minutos na marinada.
- Opção de marinada acentuada: filé de frango, ¼ xícara (chá) de shoyu, 3 colheres (sopa) de óleo de gergelim, 5 dentes de alho amassados, gengibre ralado, pimenta preta e sal a gosto.
O resultado desse processo é uma carne de frango bem macia. Afinal, as enzimas e ácidos dos componentes ajudam a romper as proteínas da carne, amaciando as fibras e puxando temperos!
DICA EXTRA: evite exagerar no sal para não ter que lavar completamente a carne depois. Assim, você garante que todo o tempero colocado na marinada seja aproveitado na receita.
3. A tradicional selada na carne é fundamental
Outro segredo para manter o frango cozido macio, é selar a superfície da carne em altas temperaturas. Esse processo também sela as proteínas, mantendo o suco intacto no interior.
Contudo, é jogo rápido, coloque a carne na frigideira quente com manteiga e deixe 1 minuto de cada lado. É obrigatório fazer isso? Claro que não, mas se você busca o melhor resultado, é super recomendado fazer.
DICA EXTRA: para garantir mais maciez, dê a selada como mostrado acima, mas finalize o cozimento em forno preaquecido a 160° por 6 a 7 minutos. Depois disso, você pode utilizar onde bem entender, pois a carne estará tenra até demais!
4. Tempo correto de cozimento é a chave para preservar maciez
Quantas vezes já me perguntaram o que faz o frango ficar duro, mesmo depois de seguir as sugestões anteriores. A resposta é sempre a mesma: o tempo de forno é o principal componente para carnes suculentas.
O cozimento excessivo é protagonista de receitas desastrosas, frangos ressecados e duros, sabe por que? Separei algumas razões para isso:
- A alta temperatura aliada ao excesso de cozimento, elimina praticamente toda a umidade.
- Além disso, faz com que as proteínas e fibras sejam contraídas além do necessário, enrijecendo o frango.
- Cozinhar em altas temperaturas também não é desejado, visto que acelera as alterações nas fibras.
- Você sabe que o frango está cozido corretamente pela cor esbranquiçada característica.
Com isso em mente, se atenha ao tempo sugerido na receita e acompanhe o processo a todo momento. Afinal, é melhor acertar de primeira do que ter a obrigação de descobrir o que fazer com sobras de frango, não é mesmo?
DICA EXTRA: por que o frango desfiado fica borrachudo? Como resolver isso?
Você deu aquele pré-cozida no frango e gostaria de finalizar o frango desfiado na panela de pressão. Porém, ao final do processo nota que a carne está borrachuda, o que pode ter dado errado?
Simples, o tempo total de cozimento é novamente o grande vilão. Por conseguinte, anote aí um comparativo de tempo de cozimento e o método utilizado:
- Cozimento na panela comum: o preparo de peito de frango leva entre 25 e 30 minutos, não mais do que isso.
- Cozimento na panela de pressão: já na panela de pressão você pode contar 10 minutos para peito de frango. Claro, depois que pegar a pressão, deixando-a sair naturalmente.
Com esse guia completo você sempre acertará no ponto do frango!
À princípio pode parecer muita informação saber como deixar o frango cozido macio. No entanto, eventualmente isso se torna algo automático e natural, ou seja, é questão de prática e repetição.
Então, seja para fazer um delicioso frango desfiado fit, ou incorporar a carne no escondidinho e até lasanha, esse conhecimento facilita demais a vida cotidiana.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe-as com mais pessoas nas redes sociais, pois frango é universal e todo mundo consome. Até a próxima!