Como cozinhar pé de porco para feijoada?

O pé suíno ainda é um corte pouco aproveitado pelas pessoas, então não é raro encontrar quem não saiba como cozinhar pé de porco para feijoada. E isso é desfavorável, já que feijoada sem um pezinho suculento não tem o mesmo sabor né?

Além do cozimento, o pé é uma carne que requer uma atenção especial na limpeza que precede a cocção. Afinal, é fundamental retirar o excesso de gordura e raspar bem a pele para eliminar impurezas.

Para instigar seu interesse em consumir pé suíno, hoje eu apresento um conteúdo bacana com as melhores dicas, confira!

Como cozinhar pé de porco para feijoada de 3 formas diferentes e saborosas

como cozinhar pé de porco para feijoada

Você encontra algumas receitas que exigem que você cozinhe o pé de porco juntamente com o feijão preto. Porém, eu sempre cozinhei separado e posso garantir que dá certo, na verdade, eu até aconselho cozinhar separadamente.

Desse modo você tem mais controle dos temperos e da textura da carne e sua cartilagem. Como resultado, o pezinho fica ainda mais suculento e enriquece bem mais o caldo da feijoada.

1. Como cozinhar pé de porco na panela de pressão

Acredito que o método mais simples é cozinhar pé suíno na panela de pressão, pois você realça suas qualidades naturais. Além disso, também permite que você consiga diminuir o excesso de gordura da carne.

E outra, vamos combinar que feijoada feita com os ingredientes ainda crus pode ficar meio indigesta, né? Na maioria das vezes, as carnes para feijoada contêm muita gordura que deixa o molho da feijoada pesado, cai como uma pedra no estômago.

  1. Primeiro, selecione 2 pés de porco bem frescos, com carne rosada e aparência apetitosa.
  2. Em seguida, limpe corretamente a carne, seja ao raspar as impurezas ou deixar de molho em vinagre e limão.
  3. Feito isso, coloque banha de porco na panela de pressão para derreter.
  4. Entre primeiro com alho triturado com sal e mexa para refogar.
  5. Assim que dourar o alho, coloque o pé de porco e misture.
  6. Aqui você tem duas alternativas, que é cozinhar no caldo de carne por alguns minutos.
  7. Ou então, refogar em fogo baixo até dourar a carne e amaciar cartilagem e nervos.
  8. Para cozinhar, adicione água até quase cobrir o pé de porco e tampe.
  9. Quando pegar pressão, conte de 15 a 20 minutos, dependendo da quantidade.

Neste processo, você vai adicionar o pé de porco à feijoada depois que refogar todos os ingredientes da feijoada. Aqui me refiro à costelinha suína defumada, costelinha fresca e demais carnes cruas que você decida incluir na receita.

Afinal, dá para colocar pernil, orelha de porco, panceta, enfim um mundo de componentes que enriquecem sabor e caldo. A seguir você encontra justamente o preparo acima, acompanhe para mais detalhes:

2. Como cozinhar pé suíno na panela convencional em cocção lenta

A segunda forma de aprender como cozinhar pé de porco para feijoada, é na panela convencional. Normalmente, utiliza-se este método para criar maravilhosas receitas de pé suíno cozido.

Em geral, você deve realizar bem a limpeza da carne. Na sequência, é interessante cozinhar brevemente em água com vinagre e limão. Para isso, encha uma panela com água e adicione 2 colheres de vinagre e suco de 2 limões.

Quando levantar fervura, baixe o fogo e conte entre 10 e 15 minutos, depois descarte a água e lave a carne. Por conseguinte, refogue cebola e alho em banha de porco até dourar, juntando o pé suíno em seguida.

Assim que tudo ganhar uma cor apetitosa, adicione caldo de carne ou de legumes. Por último, cozinhe pelo tempo suficiente até perceber que está suculento. Nesse momento, você já pode transferir para a finalização da feijoada.

“Por que cozinhar em panela convencional, quando eu tenho a panela de pressão a meu favor?”.

De fato, pode parecer algo sem lógica, mas acontece que o cozimento lento em temperatura baixa, realça as qualidades da carne, como maciez, sabor acentuado e suculência que complementam o caldo da feijoada. Aliás, também é possível usar o molho desse cozimento diretamente na feijoada, fica divino!

3. Como cozinhar pé de porco salgado para feijoada

Quer dizer que você só encontrou o pé suíno salgado, mas infelizmente não sabe como dessalgar pé de porco? Nesse contexto, é imprescindível dessalgar a carne dentro da geladeira em água fria, assim:

  1. Lave inicialmente a carne para tirar o sal superficial.
  2. Encha um recipiente com água gelada e coloque a carne.
  3. Leve à geladeira entre 24 e 48 horas para uma dessalga completa.
  4. Troque a água de 8 em 8 horas para garantir a remoção total do sal.

Uma outra forma de dessalgar pé de porco rapidamente, é diretamente na panela com água quente. Você não pode deixar a água ferver, isto é, quando iniciar fervura, desligue e reserve 10 minutos. Escorra a água e repita o processo até chegar no resultado que você procura.

E por que eu estou falando disso? Bem, o pré-cozimento na dessalga não retira apenas o sal, mas também amacia a carne. Com isso, se você cozinhar em excesso depois, corre o risco de perder textura e consistência.

Compreendeu como cozinhar pé de porco para feijoada?

Eu já comi muita feijoada nessa vida, de todo jeito que você imaginar. Só para ilustrar, tenho amigos que fazem feijoada pelo menos 2 vezes ao mês no inverno. Contudo, eles fazem de um jeito que não fica bacana, mas vai falar isso para você ver.

Nesse sentido, eles insistem em cozinhar todas as carnes junto com o feijão, só para ganhar tempo. Mas agora que você aprendeu como cozinhar pé de porco para feijoada, entende que essa não é a melhor decisão.

Pelo contrário, o segredo da feijoada saborosa está no cuidado individual com os ingredientes de receita. Consequentemente, cozinhar em separado é a técnica profissional para preparar a tradicional feijoada brasileira.

Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos e até a próxima!