Como cozinhar galinha dura?

Se você costuma cozinhar frango e galinha de granjas tradicionais, pode ter um choque de realidade com a galinha caipira, pois se torna fundamental aprender como cozinhar galinha dura, já que as carnes são completamente diferentes.

Não à toa, muita gente deixa de fazer porque é um preparo que requer atenção em diferentes etapas, e tempo. Então, hoje eu mostro como amaciar carne de galinha dura, através de um processo bem detalhado e ótimas dicas, acompanhe a leitura!

Descubra como cozinhar galinha dura em passos simples

como cozinhar galinha dura

Se você já se aventurou a fazer galinhada com galinha caipira, sabe como a carne pode facilmente ficar dura e incomível. Digo mais, é uma das poucas carnes que não aceita desaforo quanto à falta de cozimento, fica dura mesmo.

Porém, tudo nessa vida oferece uma boa recompensa para quem se arrisca a fugir da zona de conforto na culinária. No caso da galinha caipira, a recompensa é uma carne excepcionalmente saborosa e única, é simplesmente indescritível.

O tempero para galinha dura influencia bastante na maciez

Convenhamos, quase ninguém associa o tempero à possibilidade de deixar a carne macia, seja de galinha caipira ou granja. Contudo, a combinação de temperos, componentes ácidos e gordura, consegue quebrar as fibras da carne da galinha.

Isso porque ao misturar o ácido da laranja, suco de limão ou vinho branco, com a gordura do azeite, acontece uma reação química. Consequentemente, a carne se “expande”, ganha maciez e, sobretudo, fica muito mais saborosa.

A este processo damos o nome de marinada para frango, que consiste em três pilares:

  1. Componente ácido: ao romper a rigidez da fibra da carne, com ingredientes como suco de limão taiti e siciliano, vinagre, vinho e iogurte, a carne começa a ganhar maciez.
  2. Gordura: já a gordura é responsável por transportar os temperos e especiarias para dentro da carne, além é claro, da umidade necessária para manter suculência e maciez.
  3. Base de temperos: obviamente, dão sabor e aroma, e você pode usar de tudo um pouco, a exemplo do manjericão no frango.

Sugestão perfeita de marinada para amaciar galinha dura

  • 1 galinha inteira sem miúdos de 2kg
  • ½ xícara (chá) de suco de limão taiti
  • ¼ xícara (chá) de azeite
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 cebola grande picada grosseira
  • 1 colher (sopa) de sal diluído em 300ml de água
  • Pimenta-do-reino, orégano, ervas finas, colorau e açafrão a gosto
  • 2 ramos de alecrim ou tomilho fresco
  • ½ xícara (chá) de vinho branco
  • 1 colher (sopa) de mel (suaviza a acidez e dá um sabor distinto)
  • 2 folhas de louro

Uma boa sugestão é cortar a galinha em partes menores, como coxa, sobrecoxa, asa e peito, isso facilita o amolecimento. Em seguida, misture os ingredientes acima e espalhe sobre a carne. Reserve entre 12 e 24 horas, quanto mais tempo, mais macia fica a carne.

Processo de pré-cozimento e refoga da galinha

Depois de marinar a galinha, a carne está consideravelmente mais macia e pronta para o processo de cocção. Dessa forma, aqueça uma boa quantidade de azeite e manteiga, e coloque toda a carne para selar e dourar bem.

O processo de selagem da carne, por sua vez, tem o papel de reter a umidade e evitar a perda de líquidos da carne. Eu aprendi com a cozinha da minha avó, que pré-cozinhar a galinha com um pouco de suco de laranja melhora o resultado final.

Sendo assim, acrescente suco de 2 laranjas grandes e 50ml de água, para formar o caldo inicial. Em seguida, quando a carne estiver totalmente dourada, retire e reserve.

Onde cozinhar a galinha dura? Usar panela de pressão ou cozimento lento?

Onde cozinhar a galinha dura

A tentação de usar a panela de pressão pode ser um fator negativo no preparo de uma galinha mais dura. Acontece que a pressão força o cozimento e a maciez da carne, mas prematuramente, e isso às vezes não fica tão com, mas dá para fazer assim.

Na minha opinião, o cozimento em fogo baixo e por mais tempo é o que realmente traz a maciez que você procura. Nesse contexto, siga as orientações:

  1. Ainda com a panela do pré-cozimento, refogue os vegetais e os legumes.
  2. Dá para usar pimentão, tomate, cenoura, batata, entre outros.
  3. A base do tempero, porém, é cebola e alho, pode caprichar.
  4. Ao notar que os ingredientes apuraram e murcharam, volte a carne.
  5. Depois, complemente com caldo de legumes, corrija temperos e tampe.
  6. Por fim, baixe o fogo e cozinhe entre 90 e 120 minutos.
  7. O ponto fica a seu critério, pois a carne vai desmanchar cedo ou tarde.

Vale ressaltar, fique de olho no molho do cozimento, pois ele tende a secar. Um pouco de água quente por perto resolve para completar se necessário. O resultado de tanto cuidado é uma carne que desmancha e um sabor super rico no paladar, confira um vídeo que pode ajudar:

Conclusão sobre como cozinhar galinha dura para o melhor resultado

Não é para me gabar das dicas de hoje, mas olha, você não só aprendeu como cozinhar galinha dura, como ganhou uma receita que pode muito bem entrar para o cardápio de receitas da família.

É algo simples, barato e que traz a oportunidade de apreciar uma das aves mais macias da sua vida, sério, não deixe de experimentar. Espero muito que tenha gostado das dicas do conteúdo de hoje, se possível, compartilhe e até a próxima!