Franguinho desfiado é a tradução da versatilidade na cozinha, mas para tirar proveito disso é fundamental aprender como cozinhar frango para desfiar.
De um jeito ou de outro, você consegue desfiar o frango que foi cozido na pressão, mas quando você acerta o tempo, fica muito mais fácil desfiar, os pedaços ficam no tamanho desejado e as receitas ganham a consistência ideal.
Mesmo que não tenha grandes segredos, confira estas dicas incríveis que escolhi especialmente para auxiliar você. Vamos lá?
Como cozinhar frango para desfiar: 5 técnicas para desfiar
Independentemente da receita escolhida, do método para desfiar ou dos temperos utilizados, uma coisa não muda, que é o cozimento do frango. Para conseguir desfiar corretamente o frango precisa ser cozido na panela de pressão no tempo exato.
Contudo, o tempo de cozimento depende exclusivamente da quantidade de frango escolhida. Aliás, é bom ficar de olho também na hora que desligar a panela, pois em alguns casos é necessário deixar a pressão sair naturalmente.
Diante de tudo isso, vou utilizar um exemplo bem prático, veja as medidas: 1kg de peito de frango; 1,2 litros de água; 2 colheres (sobremesa) de sal.
- Primeiramente, limpe bem o frango, retirando gordura, cartilagem e excesso de pele.
- Em seguida, corte o frango em cubos grandes.
- Agora, coloque o frango picadinho dentro da panela e acrescente a água.
- Caso fique com dúvidas sobre a capacidade da sua panela, o ideal é deixar 1 dedo de água acima do frango.
- Por fim, junte o sal, misture e feche a panela de pressão, ligando em fogo alto.
- Assim que a panela começar a chiar, abaixe o fogo e conte de 20 a 25 minutos.
- Desligue e deixe a pressão sair naturalmente
- O frango estará completamente cozido e pronto para ser desfiado.
Contudo, mesmo com essa facilidade até aqui, algumas pessoas sentem vontade de desistir. Afinal, não há coisa mais chata do que ficar espenicando cada pedaço de frango, não é verdade?
Pensando nisso, separei algumas técnicas que podem facilitar para você desfiar o frango, com praticidade e rapidez. Caso queira mais detalhes, confira o vídeo do cozimento:
1. Desfiando diretamente na panela de pressão
Essa primeira sugestão é para quem precisa de uniformidade no frango desfiado, seja para uma receita de escondidinho ou para aquela maravilhosa torta. Isso porque essa técnica simples ajuda a desfiar frango mantendo o tamanho das fibras.
Sendo assim, quando finalizar o cozimento, retirar a água e se certificar de que a carne está cozida, feche novamente a panela. Agora, segurando bem firme no cabo e na alça da panela, sacuda para cima e para baixo.
Esse movimento fará com o frango se choque dentro da panela e acabe soltando de fibra em fibra.
2. Leve o frango cozido ao liquidificador
Agora, se a receita escolhida não tiver exigências quanto ao formato e consistência, uma boa alternativa é usar o liquidificador. Com isso, leve o frango aos poucos e utilize a função pulsar.
Porém, vale ressaltar que esse método é mais “agressivo” à carne cozida, ou seja, caso você exagere ao bater, pode transformar o frango cozido em uma verdadeira farofa.
Quando acontece isso aqui em casa, eu costumo usar o frango para fazer uma deliciosa receita de salpicão, pois casa perfeitamente com o frango mais “maçudo”.
DICA EXTRA: o mesmo vale para o processador de alimentos, tenha cuidado e não desfie por muito tempo!
3. Com o cozimento perfeito até mesmo um garfo resolve
Sabe quando você tira o frango da panela e mal pode olhar que já desmancha? Então, não é necessário utilizar nada a mais, apenas um garfo ou dois, fazendo movimentos do centro para a extremidade dos cubos.
Como resultado, o frango fica bem desfiado e você não precisa gastar muita energia, olha que beleza!
4. Tem um martelo culinário sobrando por aí?
Sempre que eu recomendo essa técnica, o pessoal diz que não dá certo, pois envolve muita “violência” com o frango, mas não é nada disso.
Na verdade, o resultado é ideal, visto que a combinação do frango bem cozido com a pressão do martelo, acaba entregando um frango desfiado assim como fica na panela de pressão, ou seja, bem separado e soltinho.
5. Desfie rapidamente frango na batedeira
Você não leu errado, a batedeira é um excelente utensílio para desfiar frango. Entretanto, eu recomendo colocar essa técnica à prova em casos onde a pessoa tenha a batedeira planetária.
Digo isso porque o movimento circular consistente ajuda a padronizar o frango, onde você pode usar para fazer um irresistível fricassé, por exemplo. Claro, o frango deve estar totalmente cozido e macio.
6 sugestões de receitas com frango desfiado
De empadas ao recheio da coxinha, do franguinho temperado com tomate ao estrogonofe desconstruído, não há nada que não possa ser feito com frango desfiado. E para provar isso reuni algumas sugestões para variar o cardápio:
- Penne com frango desfiado, azeitona, pimentão e brócolis.
- Estrogonofe diferente com frango desfiado.
- Frango desfiado refogado com abobrinha e mandioquinha.
- Quiabada com frango desfiado cremoso.
- Lasanha de frango desfiado com berinjela e requeijão.
- Recheio para pastel de pizza com frango.
Muitas vezes a gente acaba não fazendo algo gostoso por achar que é difícil ou demorado demais, quando na verdade tudo é simples e você pôde comprovar isso na prática, não é mesmo?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar para ajudar outras pessoas e até a próxima!