Se você já deixou de preparar alguma receita simplesmente porque não sabia como cozinhar bacalhau para desfiar, não sabe o que está perdendo, pois é muito simples.
As pessoas acabam associando o bacalhau à um prato difícil e que só os chefes conseguem reproduzir, mas a realidade é completamente oposta. E cozinhar o peixe para fazer é uma das melhores técnicas para fazer render, agregar sabor e preparar receitas incríveis.
Então, para não perder nenhum detalhe do processo de cozimento é só me acompanhar nesse conteúdo recheado de dicas maravilhosas e uma técnica surpresa!
Como cozinhar bacalhau para desfiar: 3 passos para facilitar sua vida + dica exclusiva
Nem só de posta de bacalhau vive a cozinha brasileira, não é mesmo? E não me refiro nem à praticidade do preparo das receitas, mas sim ao preço do peixe.
Assumindo que você saiba o que é bacalhau, certamente entende que em alguns lugares seu preço passa facilmente dos R$150,00. E como você pega um bacalhau desse valor e simplesmente desfia, é quase um pecado.
Nesse sentido, a alternativa é investir num peixe tipo bacalhau mais em conta para aliviar o bolso, concorda? No entanto, você também pode seguir o passo a passo até mesmo com o bacalhau mais caro, o imponente Gadus morhua!
1. Método tradicional para cozinhar bacalhau
Gosto de pensar que a gente tem que conhecer diferentes métodos e técnicas. Do processo mais rápido ao cozimento mais lento, tudo a partir da receita central da refeição.
E como primeira sugestão temos o cozimento rápido, especialmente valioso para ocasiões em que o tempo não está a favor.
Sabe quando os convidados estão a caminho e a mesa ainda está vazia? Então, é ideal e funciona muito bem. Nesse contexto, precisaremos de dois ingredientes:
- 2 postas caprichadas de bacalhau dessalgado (da qualidade da sua preferência).
- 800ml de água ou quantidade suficiente para cobrir o peixe.
O primeiro passo é saber como tirar o sal do bacalhau, você fez isso? De nada adianta querer desfiar o bacalhau se ainda estiver salgado, pode dar tudo errado se não seguir os passos certos. Assumindo que você dessalgou certinho, faça assim:
- Coloque água numa panela e ligue em fogo médio/alto.
- Assim que levantar fervura, abaixe o fogo e adicione as postas.
- Em seguida, cozinhe por cerca de 10 minutos.
- Porém, nesse meio tempo você deve acompanhar a consistência da carne.
- Então, se perceber que está macia e lascando, pode retirar antes mesmo de o tempo acabar.
- Por fim, retire e espere esfriar para desfiar completamente.
DICA EXTRA: o ponto mais importante é não deixar o peixe cozinhar demais, pois você tem que considerar o tempo de preparo na receita. Caso aconteça de passar do ponto, você pode acabar com um desfiado ressecado e rígido, evite isso!
2. Utilize uma mistura com leite temperado para cozinhar o bacalhau
Já essa segunda sugestão é voltada às pessoas que preferem dar um sabor a mais ao bacalhau. Digo isso porque os ingredientes vão além da água e você precisa:
- 4 postas ou lombos de bacalhau dessalgado
- 500ml de leite
- 500ml de água
- 4 dentes de alho amassados
- Tomilho, alecrim, louro e salsinha picada a gosto (opcional)
Numa panela em fogo médio, coloque a água, o leite, as especiarias, os temperos para peixe e o alho. Quando essa mistura levantar fervura, adicione o bacalhau, tampe a panela e cozinhe de 10 a 15 minutos.
Além de amolecer a carne com eficiência, essa mistura vai dar mais sabor ao peixe. Porém, você precisa considerar o preparo final, de modo que a adição de leite, alho e temperos não interfira diretamente, não é verdade?
Uma dica relevante aqui é manter a proporção de água e leite. Afinal, nós não queremos que o leite ferva além da conta.
3. Como desfiar bacalhau corretamente?
Se eu te falar que existe uma maneira certa de desfiar, estaria contando lorota. Na verdade, cada pessoa desfia como acha melhor. Há quem prefira fazer tudo na mão, outras contam com um garfo ou mesmo um dichavador para peixe.
Não importa o utensílio ou técnica escolhida, já que todas oferecem o mesmo resultado. Diante disso, basta separar as lascas do peixe em pedaços pequenos para obter um belo desfiado que pode ser incorporado em basicamente toda receita!
DICA EXTRA: o que fazer para desfiar com facilidade o bacalhau + técnica incrível
Resolvi trazer uma dica superbacana que funciona independentemente do método de cozimento. Na realidade, diz respeito a desfiar o bacalhau.
Sendo assim, em ambos os casos a carne fica tão macia que chega a desmanchar sozinha. No entanto, o tempo para desfiar é o mesmo de quando você aprende como cozinhar frango para desfiar, ou seja, toma um tempo precioso.
Em contrapartida, através de pesquisas e experiência própria, gostaria de sugerir uma forma rápida, veja um passo a passo:
- Com o bacalhau devidamente cozido no ponto, espere amornar completamente.
- Em seguida, você precisará de um pano grosso e apropriado para alimentos.
- Retire lascas menores das postas de bacalhau, se preferir, é o momento para excluir as espinhas e a pele.
- Se não se importar, estes elementos trazem mais sabor à receita.
- Agora, coloque as lascas no pano e dobre.
- Por fim, faça um movimento para frente e para trás no pano, a fim de “esfregar” o bacalhau.
- Não precisa colocar muita força, apenas o suficiente para desfiar levemente.
Como resultado, você terá um bacalhau realmente desfiado e pronto para incorporar nas mais variadas receitas. Eu sei, você deve estar pensando: “dessa forma será preciso descartar o pano em seguida”.
Não necessariamente, uma vez que a alta temperatura do cozimento é capaz de eliminar praticamente todo o cheiro de peixe. Acompanhe tudo pelo vídeo abaixo:
Como tirar o sal do bacalhau e aproveitar para desfiar?
“Nossa vida, eu acabei esquecendo de dessalgar o bacalhau, e ainda tenho que cozinhar para desfiar, não vai dar tempo”. Calma, respire fundo e anote minha última sugestão de hoje.
Uma maneira mais rápida de tirar o sal do peixe é ferver o bacalhau repetidas vezes. Por exemplo, coloque o bacalhau numa panela, cubra com água e leve ao fogo até ferver.
Assim que ferver, conte 3 minutos, troque a água e repita o processo pelo menos 3 vezes. Dessa forma, grande parte do sal será removida e de quebra ainda terá um bacalhau praticamente ao ponto para desfiar, que tal a ideia?
Depois é só desfiar como mostrei através da técnica especial com o pano ou usar a própria mão. O importante mesmo é não ter pressa para que o peixe fique na consistência certa e não parecido com uma maçaroca, combinado?
Você acha que conseguiu aprender como cozinhar bacalhau para desfiar? Boa parte da nossa técnica nesse momento é a repetição. Aproveite para planejar qual peixe para semana santa é o melhor, e avalie algum tipo de bacalhau, fica divino nas receitas!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se você acredita que alguém possa aprender algo novo com esse conteúdo, não deixe de compartilhar e até a próxima!