Como cortar fraldinha para grelha? Aprenda o jeito certo

Na divisão dos afazeres do churrasco, a fraldinha caiu para você, mas como cortar fraldinha para grelha corretamente? Você sabia que tem um jeito certo?

Que a fraldinha é um corte saboroso, macio e suculento, todo mundo sabe. Porém, quando chega a hora de preparar de verdade, pouca gente entende como cortar para valorizar as qualidades da carne. E olha, tem coisa para aprender hein?

Se você quer fazer bonito no churrasco e oferecer uma fraldinha sensacional, acompanhe as dicas. Estão imperdíveis e você pode aprender muita coisa bacana!

Como cortar fraldinha para grelha da maneira correta?

O conhecimento sobre o corte da fraldinha não é questão estética ou tendência, se trata de necessidade em algumas situações. Se aprender como cortar alcatra para churrasco é algo dispensável, com a fraldinha é um grande diferencial.

A técnica não ajuda apenas no momento de saborear aquela mordida suculenta, mas sobretudo, no próprio preparo na grelha. Isso porque você não precisará mais se preocupar com as questões do ponto da carne, por exemplo.

Afinal, cada pedaço terá um corte que valoriza e realça todas as qualidades dessa nobre carne. Dito isso, o ponto mais importante é considerar o sentido das fibras. A partir disso, você deverá seguir os passos abaixo.

Método eficaz para cortar fraldinha para grelhar

como cortar fraldinha para grelha

  1. Realize uma boa limpeza em toda a parte de nervura, sebo e membranas que recobrem a peça.
  2. Se na cabeça da fraldinha tiver excesso de gordura, pode reduzir boa parte.
  3. Em seguida, identifique o sentido da fibra e vire a peça para você no sentido contrário às fibras.
  4. Na sequência, com uma faca bem afiada você vai cortar tiras de fraldinha contrariamente às fibras.
  5. Como resultado, você quebra a cadeia rígida que a musculatura da carne poderia oferecer na grelha.

“E caso eu me esqueça de cortar antes de assar na grelha, faz diferença? Se eu cortar a carne para não ficar dura depois de assada, não dá na mesma?”.

Olha, talvez se você der sorte e estiver assando fraldinha de qualidade superior, pode até ser. Mas acontece que após a fibra passar pelo processo de cozimento no braseiro da grelha, tudo pode acontecer. E o mais comum, é um ligeiro enrijecimento.

Inclusive, no momento de cortar você terá uma outra decisão, que é cortar tiras grossas ou finas. As tiras mais grossas podem lembrar o churrasco uruguaio, que são os famosos assados de tiras.

Nesse cenário temos pedaços mais suculentos e fáceis de deixar no ponto. Por outro lado, você pode cortar em tiras finas para grelhar rapidamente. Olha que estratégia bacana para agilizar o rango do pessoal. Então, a escolha é sua!

Veja um preparo sensacional usando esse método de corte

Para consolidar um novo aprendizado, nada melhor do que ver na prática como a mágica acontece. Desse modo, separei para você uma receita surpreendente de fraldinha cortada para a grelha.

Ingredientes

  • 1 peça de fraldinha bem limpa e em temperatura ambiente
  • Sal de parrilla a gosto
  • Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • Mix de chimichurri seco, tomilho e pitada de páprica picante
  • Azeite a gosto

Modo de preparo

  1. Comece cortando a carne contra as fibras da espessura como preferir.
  2. Em seguida, tempere as tiras com um pouco de sal e os temperos naturais da sua escolha.
  3. É importante massagear bem para espalhar em tudo.
  4. Feito isso, a brasa tem que estar constante, pois assaremos a uma distância de 20cm da brasa.
  5. Aguarde a grelha ganhar temperatura e coloque as tiras de fraldinha.
  6. O tempo vai depender da espessura da carne.
  7. Geralmente, cada lado fica pronto em cerca de 3 minutos no braseiro forte.
  8. Para finalizar, coloque na parte intermediária da churrasqueira para chegar no ponto.
  9. Então, o tempo total é de aproximadamente 9 minutos cada pedaço médio.
  10. Tiras finas é coisa muito rápida mesmo, por isso, atenção.

A carne fraldinha fica bem melhor ao ponto ou até ao ponto menos. Se você passa muito da conta no cozimento, infelizmente não há corte que a faça ficar suculenta. Afinal, ele perde líquidos e retrai consideravelmente ficando seco!

DÚVIDA FREQUENTE: para fazer na grelha eu preciso tirar a cabeça da fraldinha?

Assumindo que fraldinha é o segundo corte mais consumido na grelha no Brasil, essa dúvida é conhecida de muita gente. A estrutura da fraldinha é uma carne achatada, mas com uma parte protuberante, chamada de “cabeça da fraldinha”.

É precisamente nessa região que se localiza a maior concentração de gordura. Por conseguinte, é normal ter dúvida se tirar vai influenciar no sabor e suculência.

É o mesmo caso da picanha na churrasqueira, tire a gordura e a carne se transforma, não no sentido positivo. Isso porque é a gordura que transfere todo aquele sabor que sentimos na picanha.

Assim sendo, especialistas afirmam que essa parte com gordura não tem tanto peso no sabor final da fraldinha.

Portanto, se você acha que vai mais atrapalhar do que ajudar, pode tirar, daí você assa em separado. Nesse vídeo aqui você encontra tudo que precisa:

Conheça a fraldinha red e leve essa tendência para seu churrasco

Muitos pensarão que começarei a falar sobre corte de carne americano, mas não, para dizer a verdade nem corte é. A fraldinha red nada mais é do que uma peça livre da parte da cabeça com a gordura.

Além do mais, a toalete é realizada de uma maneira que a peça fique sem nenhum resquício. Dessa forma, o red, que é vermelho em inglês, vem justamente da cor predominante da carne.

Normalmente as pessoas usam fraldinhas de qualidade superior para fazer isso, visto que podem grelhar inteira, sem precisar cortar. Embora seja apenas curiosidade, é algo novo para debater durante o almoço com churrasco de domingo, né?

Viu como cortar fraldinha para grelha é simples e prático?

Creio que agora você já sabe bem melhor como cortar fraldinha para grelha, e vai aproveitar ainda mais. Na dúvida, você sempre pode cortar em pedaços maiores e espetar ou fazer uma espécie de sanfona.

Com isso não há necessidade de se preocupar com o corte, pois basta “casqueirar” lâminas finas.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe com os amigos. As pessoas têm vergonha de perguntar as coisas que não sabem, logo, o compartilhamento nas redes sociais ajuda bastante. Até a próxima!