Como conservar ovo fora da geladeira?

A conservação de ovos é um assunto sério e impacta diretamente na nossa saúde, pois como todo alimento perecível, ele requer um cuidado mais do que especial, principalmente quando você busca saber como conservar ovo fora da geladeira.

O ovo é um dos alimentos mais completos da natureza e faz parte do cardápio diário de quase todo mundo. Por isso, abordar sua preservação se torna um tema de extrema relevância, ainda mais com uma cadeia produtiva cada vez mais industrializada.

Sendo assim, montei um conteúdo que é praticamente um guia para enriquecer seu conhecimento, e claro, levar mais segurança à sua alimentação, confira!

Saiba como conservar ovo fora da geladeira de forma correta e segura

como conservar ovo fora da geladeira

Normalmente, o ovo fresco tem validade média de 60 dias em perfeitas condições de armazenamento. Contudo, muitos colocam os ovos na geladeira porque acreditam que esse tempo se estende, mas não funciona assim.

A duração do ovo dentro da geladeira ainda vale pelo período de sua fabricação e validade, logo, 60 dias. Na prática, a refrigeração apenas retarda a deterioração do ovo dentro do seu período normal de validade.

Tudo bem, daí você tira para guardar fora da geladeira, e então, como conservar e quanto tempo dura? Primeiro, uma vez que você coloca o ovo na geladeira, não dá para tirar mais, pois ele estraga.

Portanto, ou você guarda na geladeira até utilizar nas refeições ou você o mantém fora e toma todas as medidas necessárias, como eu mostro abaixo.

Conservação para o dia a dia

Sua intenção é conservar ovos para consumir diariamente? Então, o jeito mais simples é isolar os ovos e guardá-los em local seco, arejado e ao abrigo da luz direta do sol. Pode ser no cantinho da cozinha, dentro de um armário escuro.

Com isso você garante um produto fresco, mas que ainda segue os parâmetros da validade da empresa. Antes de consumir, faça o teste da água para saber se o ovo está podre, isto é, se ele deteriorou a ponto estragar.

Revestimentos protetores

É muito comum analisar a estrutura do ovo e ter certeza de olhar para um alimento de casca sólida. Porém, a estrutura da casca do ovo é porosa. Ou seja, há troca gasosa e de partículas entre o interior e o exterior a todo momento.

Então, não adianta muita coisa você apenas conservar o ovo fora da geladeira naquele cantinho mais fresco da cozinha. Claro, isso ajuda a preservá-lo dentro da sua validade, mas como estender a integridade e aumentar o “tempo de vida”?

A primeira grande estratégia é criar um revestimento externo para a casca. Desse modo, você praticamente veda o ovo e reduz drasticamente sua deterioração.

Revestimento com óleo mineral

Aqui você vai revestir cada um dos ovos com uma fina camada de óleo mineral comestível. Como resultado, você sela a sua superfície de uma maneira rústica, mas funcional. Isso aumenta a longevidade, pois ele demora mais tempo para estragar.

Revestimento com parafina

Já o revestimento com parafina é mais complexo, mas o tempo de conservação do ovo chega até 1 ano. Você não leu errado, se você seguir o passo a passo dá para guardar ovos por até 12 meses sem deteriorar. No vídeo a seguir você aprende os detalhes:

Alternativas naturais para armazenar ovos fora da geladeira

Vamos supor que você crie galinhas e tenha uma produção bacana de ovos, mas não com a intenção comercial. Nesse contexto, aprender como conservar ovo fora da geladeira é ainda mais relevante.

Diante disso, saiba que existe uma técnica que deve ser centenária, que é a conservação de ovos em cinza. Por exemplo, se você tem fogão à lenha, faça assim:

  1. Processe a cinza da queima da lenha até virar um pó uniforme.
  2. Em seguida, retire impurezas que não pertencem à cinza.
  3. Depois disso, você pode ou não vedar os ovos com alguma película.
  4. Agora, separe e higienize um pote de plástico grande e alto.
  5. No fundo, coloque uma camada de cinza e acomode os ovos.
  6. É fundamental não empilhar para que fiquem em contato com a cinza.
  7. Repita o processo até preencher todo o recipiente.

Algumas considerações. Primeiro, é crucial que os ovos não fiquem em contato com o fundo, com as laterais e com a tampa do pote. Outra coisa, certifique-se de que os ovos estão íntegros, ou seja, sem rachaduras ou trincas.

Por fim, conserve em local arejado, longe do sol, de umidade e de luminosidade excessiva. Esse método preserva os ovos por muito tempo, há quem diga que dure mais de ano.

Embalamento com palha ou serragem

qual é a melhor forma de conservar ovo

Você acha as medidas acima extremas demais, ou não vê relevância em guardar ovos por tanto tempo? Sem problemas, pois você pode apenas melhorar os processos de armazenamento de maneira simples. Para isso, você precisará de palha ou serragem.

  1. Isolamento térmico: conservar os ovos em caixas com forro de palha ou serragem os isolam termicamente. E isso é crucial, já que a oscilação na temperatura pode agilizar a deterioração do ovo.
  2. Absorção de umidade: além do fator térmico, tanto a palha quanto a serragem têm propriedades de absorção. Logo, seu armazenamento não terá umidade da transpiração da casca do ovo.

Vai comer ovos durante o jantar ao longo da semana? Então, conserve de maneira simples e prática naquele espaço fresquinho da cozinha. Está sem espaço na geladeira ou sua produção cresceu muito nos últimos meses?

Aposte em uma das técnicas que aumentam o tempo de preservação e tenha sempre ovos frescos para suas receitas. Afinal, você aprendeu tudo que precisava sobre como conservar ovo fora da geladeira, não é?

Aproveite para compartilhar as dicas com os amigos e até a próxima!