Uma vez que você aprende como assar peixe na grelha e não grudar, é possível preparar qualquer peixe e usar os mais incríveis temperos.
Apesar do peixe grelhado resultar num dos melhores preparos assados, a verdade é que existem certas “manhas” para fazer sem grudar. Uma delas é besuntar o pescado com uma fina camada de óleo, mas não se preocupe, entraremos a fundo nisso.
Sendo assim, não deixe de conferir as dicas estratégicas que selecionei para ajudar você a grelhar aquele belo filé de peixe na churrasqueira. Vamos lá!
Como assar peixe na grelha e não grudar: 6 passos certeiros
Eu poderia muito bem dizer: olha, basta temperar certinho e untar o peixe com azeite que não vai grudar. Porém, estaria omitindo muitas informações valiosas. É por isso que a maioria das pessoas não aprendem, pois quase ninguém fala sobre tudo.
Em outras palavras, não é apenas um fator que faz o peixe grudar, mas uma gama de coisas diferentes. Por exemplo, você pode besuntar o melhor filé de peixe. Mas se a grelha estiver com resquício de outros preparos, é “batata que vai grudar”.
O mesmo acontece quando a grelha está impecável, mas você escolhe um mix de temperos para peixe seco demais. Como resultado, não haverá gordura suficiente e a pele certamente vai grudar por completo.
Nesse sentido, elenquei 6 cuidados que facilitam a cocção e evitam a fusão da pele com a grelha.
1. Escolha os temperos adequados
A escolha dos temperos é muito importante para ajudar seu peixe sair inteirinho da grelha, sabe por que? Porque é possível combinar diferentes ingredientes como:
- Especiarias diversas, como açafrão, ervas finas, chimichurri, lemon pepper, páprica, entre outros.
- Azeite de qualidade que contribui para trazer gordura saudável.
- Manteiga para besuntar ainda mais os filés.
- Líquidos ácidos, como limão, vinagre e vinho branco.
Inclusive, a partir destes ingredientes é viável criar maravilhosas marinadas para peixe. Aí sim você terá uma carne que dificilmente grudará, pois, o nível de gordura impede o ressecamento exagerado.
DICA EXTRA: quanto mais tempo em contato com a marinada, mais úmido e apropriado para a grelha o peixe fica!
2. A batata não serve apenas para assar na churrasqueira
Nessa dica, gostaria de salientar a necessidade da limpeza da grelha e a utilização de batata. Pode parecer estranho à princípio, mas é uma técnica que muitos churrasqueiros antigos utilizam.
Dessa forma, depois de limpar cada espaço da grelha, basta esperar secar. Em seguida, corte uma batata grande ao meio e umedeça. Depois é só esfregar vigorosamente por toda a grelha. “Ah, mas como isso vai ajudar a não grudar?”.
Simples, a batata umedecida vai liberar bastante amido sobre a grelha. E quando o amido entra em contato com altas temperaturas, acaba atuando como antiaderente. Logo, seu peixe possivelmente não grudará como antes.
DICA EXTRA: mesmo assim, faça questão de preparar uma mistura rica em gordura, com azeite e manteiga, além de preparar um peixe que tenha boa reserva natural de gordura, como: sardinha, cavala, salmão, truta e atum.
3. Sempre é possível utilizar óleo vegetal como alternativa
Vamos supor que você está na correria, as visitas estão chegando e não dá tempo de marinar o peixe, o que fazer? Bom, o jeito é descobrir como temperar peixe de última hora, mas considerando as dicas anteriores. Veja um bom exemplo:
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Suco de limão siciliano
- Lemon pepper
- Ervas finas
- Azeite em abundância
Basta jogar estes ingredientes no peixe, adicionar o azeite e levar para a grelha, correto? Mas e se antes você adicionasse um pouco de óleo vegetal? Sim, esse truque deixa o peixe mais “viscoso” e menos seco.
Contudo, procure não abusar no óleo, pois pode sobressair nos dos temperos, combinado?
DICA EXTRA: além de passar no peixe, pode ser interessante pincelar óleo na própria grelha. Dessa maneira, cria-se uma película dupla que ajuda a repelir a pele da grelha!
4. Apele para o bom e velho papel-alumínio
Se mesmo diante de todas as dicas você estiver com certa insegurança, recomendo que utilize papel-alumínio.
No entanto, o peixe não ficará em contato direto com a grelha. O alumínio irá separar a grade e o peixe, mas funciona. Sendo assim, tempere o peixe como preferir e siga os passos a seguir:
- Cozinhe algumas batatas, corte em rodelas e tempere.
- Corte também cebola roxa ou branca em rodelas.
- Alho-poró fica incrível com peixe, então adicione ao tempero.
Certamente você já escolheu um peixe para assar no forno e fez no papilote, correto? Essa técnica é aquela em que você assa o peixe enrolado em um “saquinho” feito com papel-alumínio.
Então, o conceito é praticamente o mesmo, com a diferença de assar aberto. Tome cuidado apenas para não exagerar na quantidade de ingredientes ao fazer a cama do peixe, ou seja, utilize um pedaço razoável de papel-alumínio!
5. Mesmo no papel-alumínio é preciso ter atenção
“O peixe está sobre o alumínio, vou aproveitar que aprendi como fazer vinagrete e complementar o churrasco”. Esse é um erro comum facilmente evitado. Mesmo que não esteja em contato com a grelha, ainda é possível grudar no alumínio.
Sabe quando você vai transferir o peixe para o prato e a pele fica toda grudada no alumínio? Então, evite isso simplesmente ao fazer a “cama” com batatas e cebolas. Isso sem contar que vai pegar o sabor dos temperos e do peixe, ficando maravilhoso.
DICA EXTRA: caso não queira fazer dessa forma, procure colocar algumas lâminas finas de manteiga por baixo do peixe. Afinal, ao derreter vai formar uma camada que impede de grudar!
6. Grelhe o peixe na altura certa do braseiro
Você pode tomar todos os cuidados, lavar a grelha, temperar certinho, usar papel-alumínio e tudo mais. Basta colocar a grelha próxima demais do fogo para pôr tudo a perder.
Isso porque a alta temperatura vai fazer com que o peixe grude de uma forma ou outra. Portanto, prefira assar a uma altura de pelo menos 40cm do braseiro.
Além do que, controle a potência da brasa, pois você está assando peixe e não picanha na churrasqueira, não é mesmo?
Qual o melhor peixe para assar na grelha: 12 peixes para experimentar
Todo tipo de preparo tem um peixe que é mais apropriado. Posso destacar, por exemplo, o salmão que fica divino no forno, ainda mais com legumes grelhados. Já para peixe frito inteiro, o tambaqui é indicado.
Em contrapartida, os melhores peixes para assar na grelha são:
Peixes de água salgada
- Vermelho-cioba
- Dourado
- Tainha
- Sardinha
- Atum
Peixes de água doce
- Pirarucu
- Pacu-caranha
- Tucunaré
- Pacu
- Tambaqui
- Tilápia
- Pintado
Agora que você sabe exatamente como assar peixe na grelha e não grudar, me diz se tem como resistir? Quando a gente vê aquela carne branquinha, suculenta e desmanchando, sabemos que todo esforço valeu a pena!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para levar esse conhecimento a frente e ajudar mais pessoas a terem sucesso ao grelhar um belo peixe. Até a próxima!