Como assar peito de frango? Veja como fazer e não ficar seco

Às vezes a pessoa sabe fazer aquele frango assado fascinante, mas não tem ideia de como assar peito de frango. Isso também acontece com você?

De fato, o peito do frango é uma corte que requer mais cuidados, principalmente no tempo de assamento. Isso porque ele tem menos gordura, fazendo com que o ressecamento seja uma dura realidade em diferentes receitas.

Em vista disso, leia o conteúdo e entenda na prática quais são as melhores técnicas para fazer um frango suculento. Você aprenderá a fazer isso com diferentes utensílios, confira!

Como assar peito de frango: 3 dicas para fugir do frango seco

como assar peito de frango

Carne universal em toda cozinha, o frango tem a versatilidade em seu DNA. Não à toa, ele é usado em todo lugar, a exemplo do frango teriyaki, que tem um pezinho no Japão.

Já aqui no Brasil, como não falar sobre as inúmeras receitas de frango a passarinho, não é mesmo? No entanto, sempre que nos propomos a assar peito de frango, gosto de dizer que todo cuidado é pouco.

Primeiro porque é uma parte com pouca gordura, especialmente quando retiramos o excesso na hora de limpar. E segundo, porque a composição das fibras garante um ressecamento mais fácil. Vamos começar pelo preparo no forno!

1. Como assar peito de frango no forno bem suculento e saboroso?

Não sei aí em sua casa, mas aqui o peito de frango remete instantaneamente ao filé de frango simples. E o motivo para isso é que se trata de um dos cortes mais consumidos. Só que hoje vamos considerar o peito de frango inteiro, geralmente com osso.

Parte mais procurada pelas pessoas, o peito é onde encontramos a maior porção de carne na ave. Dito isso, você precisa entender que o segredo está nos temperos e ingredientes usados.

Por exemplo, temperar o peito apenas com sal e pimenta e assar, provavelmente comerá uma carne ressecada. Mesmo que você inclua batata e cenoura, a carne vai perder muito líquido ao assar.

Costumo apontar 3 ingredientes indispensáveis para um frango suculento:

  • Maionese na carne.
  • Mostarda amarela, escura ou em pasta com grãos.
  • Usar uma manteiga de boa qualidade.

Todos estes elementos trazem umidade à carne, especialmente a manteiga. Mas para dar aquela quebrada em seu sabor marcante, opte pela mistura destes elementos. “Ah, mas aqui em casa não gostamos desse tipo de tempero, e agora?”.

Bom, outra alternativa para trazer mais umidade à carne, é preparar uma marinada para frango, não tem escapatória. Por sua vez, a marinada consegue “quebrar” as fibras da carne, ajudando assim na absorção de líquidos.

Método de assamento ideal para peito de frango no forno

  1. Primeiramente, crie o seu mix de temperos.
  2. Seja ao usar temperos naturais para carne numa marinada ou optar pela maionese, mostarda e manteiga.
  3. Feito isso, transfira tudo para uma travessa de vidro e cubra com papel-alumínio.
  4. Agora, é essencial ter paciência para assar em temperatura mais baixa, cerca de 170° a 180°.
  5. O tempo médio para um peito de frango entre 800g a 1kg, é de cerca de 50 a 60 minutos.
  6. Contudo, vá observando a cor, pois ela é o melhor indicativo de que está pronto.

Uma coisa que esqueci de mencionar, para substituir a maionese você pode usar também o requeijão cremoso, fica um espetáculo. Acabei encontrando um vídeo que mostra certinho quanto tempo para assar frango no forno, é só conferir abaixo:

2. Como assar peito de frango inteiro na airfryer + sugestão de tempero

Assar frango na airfryer já é uma facilidade e tanto, né? Só que o peito consegue ser ainda mais impressionante, pois agiliza demais as refeições. No entanto, nem tudo são rosas e na airfryer as chances de ressecar são maiores.

Acontece que a rotação da alta temperatura fica muito próxima da carne, ou seja, a perda de líquidos é acentuada. Com isso, a carne fica mais seca em menos tempo, principalmente se compararmos ao forno.

Não se preocupe, pois encontrei uma receita completa, até mesmo com os temperos ideais para frango. Por conseguinte, você poderá ver na prática como fazer tudo de maneira descomplicada.

Ingredientes

  • 1 peito de frango com osso e pele (1kg em média)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga (ponto de pomada)
  • 1 colher (sopa) de alho amassado ou triturado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 pitada de páprica picante a gosto
  • Ervas finas, chimichurri com pimenta e orégano a gosto

Modo de preparo prático

  1. Antes de mais nada, prepare o tempero misturando todos os ingredientes na manteiga.
  2. Por isso é indispensável que a manteiga esteja em temperatura ambiente.
  3. Assim que mexer até homogeneizar, é hora de temperar a carne.
  4. Para isso, coloque debaixo da pele e espalhe sobre todo o restante, é fundamental ficar bem besuntada.
  5. Se notar que é pouco tempero, faça mais ou simplesmente adicione azeite.
  6. Em seguida, arrume no cesto da airfryer, que deve estar preaquecida a 180° por 5 minutos.
  7. Por último, programe 20 minutos a 180°.
  8. Passado esse tempo, abra, verifique a cor e deixe mais alguns minutos até dourar da sua preferência.

Quando inteirar os 20 minutos, você pode pincelar mais manteiga com ervas, adicionar raspas de limão, enfim, o que preferir. Entretanto, é vital não exagerar depois dos 20 minutos para não ressecar, combinado?

DICA EXTRA: mesmo que você não goste, asse com a pele do peito!

Essa dica é muito relevante e pode ser o divisor de águas para seu peito de frango ficar molhadinho. Convenhamos que nem todos gostam da pele do peito, certo? Porém, tirá-la antes de assar é praticamente “dar um tiro no pé”.

Isso porque a pele ajuda a proteger a umidade interna do frango. Logo, sem ela a carne desidrata facilmente, e aí não tem mais o que fazer!

3. Apesar de parecer estranho, veja como assar peito de frango na pressão

Para aquelas pessoas que sabem como selar a carne, essa técnica será melhor compreendida. Dessa forma, assar peito de frango na panela de pressão é incrível, pois o acabamento é muito mais atrativo.

Tudo se resume a refogar cebola em manteiga e azeite. Depois você coloca o peito de frango temperado com alho em pasta, manteiga, sal e temperos usuais em sua cozinha.

O pulo do gato, por sua vez, é selar a carne aos poucos, mas adicionando alguma fonte de líquido. Nesse contexto, use água em pequenas quantidades, caldo de carne ou um delicioso caldo de legumes.

Quando notar que a carne está bem dourada e o fundo da panela pegando, é hora de cozinhar na pressão. Assim sendo, acrescente um pouco de extrato de tomate, 1 cebola grande em rodelas e 70ml a 100ml de líquido.

Para fechar com chave de ouro, depois que pegar pressão, conte 8 minutos em fogo baixo. Deixe a pressão sair naturalmente e sirva-se de um peito de frango magnífico e bem úmido por dentro!

Aprender como assar peito de frango é questão de insistência e repetição!

Pode falar que você achou que aprender como assar peito de frango era muito mais complicado do que isso, né? Todavia, é um preparo bem fácil, onde o segredo do sucesso está nos detalhes, mas agora você sabe basicamente tudo.

Eu te desafio a fazer o melhor peito de frango e vir aqui me contar como ficou. Seja preparando na airfryer, na panela de pressão ou mesmo frango assado no forno, garanto que o resultado é excepcional.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar o conteúdo nas redes sociais. Assim você favorece a refeição de alguém que também está naquela enrascada, até a próxima!