O coraçãozinho é amado por uns e odiado por outros, dividindo a galera no churrasco. E aí, você sabe como assar coração de frango na churrasqueira suculento?
Na minha concepção, o primeiro passo para vencer o receio de comer alguma coisa, é aprendendo a fazer direitinho. Dessa forma, você pode colocar seu tempero, suas preferências e, sobretudo, fazer da forma como gosta de verdade, concorda?
Então, garanto que as ótimas dicas de hoje são relevantes para você aprender como fazer um coraçãozinho macio e saboroso. Você não vai perder essa, né?
Como assar coração de frango na churrasqueira: 4 sugestões fantásticas de receitas
1. Tradicional coração de frango assado na churrasqueira com tempero especial
A primeira sugestão de preparo é uma verdadeira pancada de sabor na boca. Nessa churrasqueada fácil, vamos usar os famosos coraçõezinhos de frango, uma marinada, como se fosse marinar carne para espetinho.
Além disso, vou te ensinar uma mistura fenomenal de ingredientes, temperos e uma técnica única.
Ingredientes do tempero
- 1 cabeça de alho descascada
- 1 cebola média picada
- ½ xícara (chá) de azeite
- 1 xícara (chá) de sal
- Cominho
- Orégano
- Tomilho
- Alecrim
- Sálvia
- Manjerona
- Manjericão
- Páprica doce
- Salsinha
- Colorau
- Páprica picante (uma pitada)
Todos os ingredientes que estão sem medidas, você pode contar 1 colher (chá). Isso porque a ideia inicial é bater no liquidificador a cabeça de alho, cebola e azeite. Em seguida, você adiciona sal, mistura e incorpora o restante dos temperos secos.
Como resultado, você tem um tempero natural para carne maravilhoso, inigualável e que serve para tudo. Então, você pode usar para temperar carne de porco, de frango, cortes bovinos e até mesmo alguns peixes de sabor marcante.
Ingredientes e método de preparo fácil
- 1kg de coração de frango (limpo e lavado)
- Tempero preparado acima a gosto
- 1 lata de cerveja de boa qualidade
Coloque os corações numa vasilha grande, adicione a cerveja e espalhe o tempero pronto a gosto. Em seguida, reserve por 1 hora para pegar os sabores. Para finalizar, espete os corações intercalando a gordura.
Dessa forma, coloque um coração com a gordura para um lado e o próximo com a gordura no sentido oposto. Essa é uma técnica pouco conhecida, mas eficiente para evitar que o miúdo resseque na churrasqueira.
- Faça um braseiro constante e médio.
- Agora, coloque os espetos na churrasqueira a uma distância de 30cm da brasa.
- Vire a cada 5 minutos para assar bem uniforme.
- O tempo médio é de 25 minutos para um coração bem macio e suculento.
Se ficou faltando alguma peça do quebra-cabeça desse preparo, não se preocupe, pois abaixo você encontra a receita completa:
2. Coração de frango assado com farofa diferente
Gosto de dizer a verdade para as pessoas, coraçãozinho é um churrasco que encontramos dificuldades para deixar diferente. Por exemplo, se a gente pegar a picanha, você consegue fazer de inúmeras formas distintas.
Temos picanha enterrada, na crosta de manteiga, na crosta de alho e ervas, invertida e até mesmo picanha no forno. Agora, coração é aquilo lá mesmo, é temperar bem para dar autenticidade, colocar no espeto e assar na churrasqueira, concorda?
Porém, tenho essa segunda sugestão, onde você pode fazer o tempero que achar melhor, pois o segredo está na farofa. Vamos supor que você tenha marinado com cerveja, 3 colheres (sopa) de mostarda, sal, pimenta e cheiro-verde, correto?
Com isso, seu churrasco está garantido, pois o sabor está maravilhoso. Mas e se você utilizasse uma técnica bacana para dar mais uma camada de textura e sabor ao coração?
Para isso, “empane” o espeto montado com uma farofa da sua preferência. Pode ser farofa de ovo mais sequinha, farofa simples, farofa temperada, enfim, qualquer uma.
Por fim, quando o coração der aquela primeira “suada” no fogo, você tira da churrasqueira e passa mais farofa. Tenho que dizer que o resultado é bem satisfatório e você vai adorar!
3. Espetinho de coração de frango intercalado com vegetais e legumes
Continuando com ideias que agregam sabor ao espetinho de coração de frango, agora é a vez dos vegetais e legumes. O mais tradicional é colocar pedaços de cebola, tanto branca quanto roxa, já que oferecem um agridoce agradável.
Entretanto, a lista de opções é gigantesca, uma vez que todo ingrediente, desde que macio e previamente cozido, fica perfeito. Desse modo, ao invés de falar novamente sobre o mesmo método de cozimento, vou apresentar algumas sugestões:
- Tomate cereja inteiro.
- Pimentão amarelo e vermelho.
- Abobrinha caipira em cubos ou tiras.
- Abóbora cabotiá em cubos médios.
- Berinjela em cubos.
- Cogumelos frescos.
- Pedaços de milho verde para assar.
- Tomate seco fica maravilhoso.
O único cuidado aqui, é garantir que a maciez dos acompanhamentos para churrasco se iguale aos corações, tudo bem?
4. Coraçãozinho de frango no molho de shoyu bem saboroso
Para quem curte um sabor mais asiático, mesmo com coração de frango, vai se espantar com essa marinada. “Pronto, sabia que em algum momento você iria sugerir marinadas longas”.
Pelo contrário, aqui você só precisa deixar 1 hora quietinho, e os ingredientes são:
- 1kg de coração de frango
- 1 xícara (chá) de shoyu
- 5 dentes de alho picados
- 1 colher (sopa) de açúcar
- ½ xícara (chá) de óleo
- Cheiro-verde a gosto
- 1 ramo de alecrim
- 10g de gengibre ralado
- 1 ramo de erva-doce ou dill
- 1 cebola picada em cubinhos
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
De forma resumida, coloque os corações numa gamela grande e acrescente todos os outros ingredientes. Misture para pegar os temperos e reserve por 1 hora.
Depois é só espetar e assar até ficar suculento e irresistível. O tempo aproximado é de 25 minutos a uma distância de 40cm do braseiro médio.
2 DICAS EXTRAS: regue os corações a cada 10 minutos, evitando ressecar, além de reforçar sabor e aroma. Além disso, experimente adicionar 1 dose de cachaça à marinada. De verdade, não fica alcoólico ou com sabor forte, mas sim um gostinho de quero mais!
DICA EXTRA: quem não tem churrasqueira pode fazer coração de frango na chapa parecendo churrasco
Por mais que o nosso conteúdo seja sobre como assar coração de frango na churrasqueira, precisamos considerar todo mundo. Nesse contexto, me refiro às pessoas que infelizmente não têm churrasqueira, mas que querem aproveitar o coração.
Então, separei uma recomendação de receita que pode ser feita na chapa. Mas antes que você diga que fica sem graça, dá uma espiada nos ingredientes:
- 300g de coração de galinha limpo
- Suco de 3 limões Taiti
- 2 cebolas
- 1 cabeça de alho
- 10 tomates cereja cortados ao meio
- 1 pimenta dedo-de-moça
- 2 colheres (sopa) de gengibre picado
- ½ xícara (chá) de coentro picado
- ½ xícara (chá) de cebolinha picada
- Óleo a gosto para fritar
- 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim
- 2 colheres (sopa) de melaço
- 3 colheres (sopa) de shoyu
Embora o preparo seja razoavelmente prático, existem alguns macetes, como limpar o coração, assar alguns ingredientes e deglaçar a frigideira ou chapa no momento certo. Portanto, decidi deixar o vídeo da receita para você acompanhar tudo!
É verdade que tem que limpar coração de galinha?
Não necessariamente, pois basta dar uma boa lavada no miúdo para estar pronto para churrasquear. Entretanto, você pode sim fazer algumas coisas para diminuir odores e viscosidade característicos.
A principal delas, é adicionar suco de 4 limões Taiti em 1kg de coração, um pouco de sal e deixar dessorar por 5 minutos. Depois você lava e volta a temperar. Para finalizar, você pode ou não retirar o excesso de gordura que fica próximo às veias.
Porém, isso é totalmente opcional, ainda mais porque essa gordurinha ajuda a dar mais sabor.
Conseguiu aprender bem como assar coração de frango na churrasqueira? Saiba que esse miúdo atende inúmeras ocasiões, desde uma carne rápida para almoço de domingo, até mesmo como entradinha daquela churrascão caprichado.
E agora você sabe basicamente tudo sobre o assunto, é o momento de mostrar a todos como você domina essa churrasqueada incrível.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar nas redes sociais e com pessoas que fazem careta para o coração de frango, certo? Até a próxima!