Assumindo que muita gente tem medo de preparar chester sem tempero, o jeito é aprender como assar chester que já vem temperado, né?
Se engana quem pensa que o tempero pronto da ave atrapalha o preparo, quando na verdade agrega muito à receita. Mesmo porque a combinação de condimentos e especiarias é bem suave, justamente para agradar todos os paladares.
Então, se estava prestes a colocar o chester no forno porque não encontrava boas dicas, sua sorte acaba de mudar. Afinal, este é o guia definitivo do chester, confira!
Como assar chester que já vem temperado? Qual o passo a passo para deixar suculento?
Até hoje nunca encontrei alguém que não associasse o chester às principais aves de Natal, é praticamente uma tradição. E olha que falamos de uma carne com preço elevado, se compararmos ao frango natalino clássico.
Contudo, é aquela coisa né, às vezes a pessoa economiza o ano todo para degustar um chester macio. Visando facilitar e agilizar os preparos da ceia, a maioria das marcas oferecem excelentes opções de temperos.
Por exemplo, você encontra chester temperado com azeite e ervas, ao pesto, tempero tradicional, bem como o chester desossado.
Portanto, é uma grande variedade que é só comprar e assar. Mas será que é só isso mesmo? Qual o segredo por trás do chester suculento? Bom, a partir desse momento você vai entrar num turbilhão de informações relevantes e dicas excepcionais!
1. É necessário reforçar o tempero que já vem no chester?
De forma simples? Eu diria que sim e não, tudo depende do quanto de sabor você prefere na ave. Nesse sentido, caso seu paladar deseje sabores mais intensos, aí então é indispensável dar uma transformada nos temperos.
Em contrapartida, se a carne para ceia de Ano Novo tem que ficar pronta logo, manteiga com ervas é suficiente.
Além disso, a ave tem sal na medida, que é para assar de imediato, claro, depois que descongelar o chester. Se você aceitar uma recomendação quase que pessoal, capriche no tempero, ou seja, coloque a sua mágica no chester.
SUGESTÃO DE TEMPERO: utilize essa mistura para agregar mais sabor
- 2 xícaras (chá) de suco de laranja e limão
- Ervas frescas picadas a gosto
- Especiarias a gosto, como páprica, açafrão, curry e pimenta branca
- 1 cebola cortada grosseira
- 6 dentes de alho amassados
- 2 cenouras médias picadas
- 1 salsão picado
- 1 alho-poró picado (apenas a parte branca)
- 4 colheres (sopa) de manteiga
- Cenouras descascadas e cortadas em rodelas a gosto (opcional)
- Batata bolinha a gosto
- 1 colher (sobremesa) de amido dissolvido em água (opcional)
Sabe o que essa “mistureira” vai formar? Uma espetacular marinada para chester, repleta de camadas de sabor e, sobretudo, texturas depois de assar. Coloque a ave numa assadeira ou saco e adicione os ingredientes. Deixe marinar por 12 horas!
DICA EXTRA: além deste mix valioso, sugiro preparar uma mistura com manteiga em ponto de pomada e temperos naturais. Combine manjericão, tomilho, alecrim, orégano e sálvia. Daí é só espalhar pela ave e por baixo da pele, isso traz umidade e mais sabor!
2. Como assar perfeitamente o chester sem deixar ressecar ou ficar cru?
De certa forma, o resultado dessa receita é o chester assado com batatas, mas também cenouras, legumes e vegetais. Porém, antes de pensar em apreciar cada mordida, é essencial compreender o tempo e a temperatura.
Muita gente pensa: “ah, mas o chester é uma ave grande, pode assar de qualquer forma que dá certo”. É verdade que o chester possui gordura em abundância, diferentemente do peru, que apresenta menos gordura.
Entretanto, nem por isso devemos simplesmente esquecer o chester no forno, pelo contrário. Toda a atenção é imprescindível para uma ave assada no ponto perfeito. E mais, os ingredientes adicionais, como batata e cenoura, precisam assar por igual.
“Tudo bem, mas quanto tempo para assar um chester?”. Você pode calcular aproximadamente 45 a 50 minutos para cada quilo de carne. Mas o segredo está na divisão do tempo em cada etapa.
Método certeiro para assar chester que já vem temperado
- Pré-aqueça o forno a 200° por 10 minutos.
- Em seguida, coloque a assadeira com o chester e leve por 20 minutos a uma temperatura de 250°.
- Essa primeira etapa garante uma selagem preciosa para segurar a suculência durante o prolongado cozimento.
- Na sequência, feche com alumínio e volte ao forno, daí você precisará seguir as instruções de temperatura da embalagem.
- Assumindo 45 minutos por quilo, uma ave de 3kg ficará em média 2 horas e 15 minutos.
- Uma sugestão é tampar e assar por 90 minutos.
- Ao término, abra, adicione as cenouras e as batatas, regue o chester e volte por mais 1 hora.
- Não esqueça de regar a cada 20 minutos para não ressecar.
Simples demais, não é mesmo? Seguindo esse passo a passo, pode acreditar, seu chester vai ficar um pecado de tão delicioso e macio. Se por acaso se perder nos processos, saiba que você tem a embalagem que pode te guiar.
Apesar disso, encontrei um vídeo muito completinho que ajuda bastante a se organizar, especialmente quanto ao tempero:
DICA EXCLUSIVA: faça um molho para banhar o chester, é uma “perdição” de tão saboroso!
Você pode dominar a cozinha e saber fazer deliciosos molhos para carne, mas dificilmente o sabor se iguala a este. Não que eu seja a pessoa expert, mas é que a receita está praticamente pronta.
Estou falando de usar o conteúdo da assadeira do chester para criar o melhor molho para sua ave. Na lista de ingredientes acima, sugeri amido de milho dissolvido caso precisasse aprender como engrossar o caldo de carne.
Para isso, transfira o caldo, parte das batatas, cenouras e vegetais para uma panela. Em seguida, ligue em fogo médio e deixe apurar por alguns minutos. Por conseguinte, junte o amido de milho dissolvido em água ou caldo de carne.
Aliás, uma boa pedida é acrescentar ½ xícara de vinho tinto seco, depois você reduz e serve sobre a carne. Consegue perceber o potencial de sabor que essa receita tem?
Viu como não tem dificuldades em como assar chester que já vem temperado?
Tem algo que eu sempre digo: saber como assar chester que já vem temperado é fácil, quero ver comer pouco. Uma última dica útil, prefira comprar dois chester menores do que um grande.
Digo isso porque fica mais fácil lidar na hora de temperar e de chegar no ponto da carne ideal. Ademais, prefira produtos que ofereçam o pino de indicação de cozimento, isso facilita demais a vida.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se possível, compartilhe-as nas redes sociais. Dessa maneira, as pessoas deixam de fazer aves ressecadas que prejudicam a boa e tradicional ceia. Até a próxima!