Como aproveitar carne assada no dia seguinte?

Enquanto muita gente encara as sobras do churrasco como um desperdício, há quem já comece a matutar ideias sensacionais de novos preparos, afinal, quando você aprende como aproveitar carne assada no dia seguinte, seus pratos se transformam.

Quem nunca assou espetinho de carne e se deparou com uma bandeja cheia de sobras no fim do churrasco, né? Ou então, preparou uma deliciosa costela, mas que também sobrou tiras e mais tiras, isso acontece com você? Aprenda agora as melhores receitas de reaproveitamento de carnes no dia seguinte!

Explore 7 ideias criativas e saiba como aproveitar carne assada no dia seguinte

Como aproveitar carne assada no dia seguinte

Todo mundo já passou pela situação de comprar muita carne para o churrasco e acabar com grandes quantidades de sobras. Isso é ainda mais comum para quem costuma preparar diferentes acompanhamentos para churrasco.

Contudo, chega a ser inadmissível descartá-las, quando com um pouco de criatividade, você pode dar vida às receitas mais surpreendentes.

1. Risoto de carne desfiada é de arrancar elogios

O cenário mais comum é escolher uma carne para acompanhar risoto e não colocar carne no risoto. Isso porque nada combina mais com risoto cremoso do que carne assada ao molho que escorre pela borda do prato.

Mas dá para reaproveitar carne dessa forma? A resposta é sim e tudo que você precisa fazer é o seguinte:

  1. Desfie a sobra de carne em tiras fininhas, pois é o ingrediente principal.
  2. Doure cebola e alho no azeite e junte a carne, mexa para incorporar.
  3. Entre com o arroz e misture para fritar levemente o arroz.
  4. Em seguida, adicione caldo de legumes aos poucos e tempere.
  5. Por fim, junte queijo parmesão fresco, ervas frescas e cozinhe até o ponto da sua preferência.

2. Deliciosos tacos de carne assada

Esta comida tipicamente mexicana se difundiu bastante na mesa brasileira. O taco é uma massa fina de milho, é frita em formato de concha e recebe o recheio no centro.

Aqui é onde entra o reaproveitamento da carne, onde você fará um recheio espetacular com as sobras. No tempero, utilize especiarias, como orégano, salsa, pimenta e cominho.

Como complemento do recheio, coloque tomate, azeitona e milho, refogue tudo até chegar numa consistência cremosa e recheie as tortillas. Sirva com guacamole e queijo e tenha uma experiência gastronômica marcante.

3. Sanduíche de carne assada

sanduíche de carne assada

O sanduíche é a pedida perfeita para um prato rápido no meio do dia, ou para substituir uma janta pesada. Vou supor que você assou fraldinha ou coxão mole para churrasco, mas sobrou bastante carne, faça o seguinte:

  1. Fatie a sobra da carne em pedaços suculentos e aqueça rapidamente.
  2. Utilize pão baguete, baguete rústica ou pão francês tradicional.
  3. Corte o pão ao meio, passe uma boa maionese e acomode a carne.
  4. Em seguida, espalhe muçarela ou queijo prato derretido.
  5. Incremente com rúcula, tomate italiano, molho de alho ou mostarda.
  6. Turbine com picles e até bacon crispy, um arraso de sabor.

4. Pastel de carne assada é uma mão na roda

Quer praticidade, rapidez e um aperitivo delicioso para acompanhar as refeições ou o happy hour no fim da tarde? Então, tudo que você vai precisar é de massa de pastel pronta, muçarela ralada, requeijão, tomate, cheiro-verde e azeitona.

Refogue todos os ingredientes até obter um recheio consistente, monte o pastel com o recheio no centro, requeijão e queijo. Pronto, é só fritar até dourar e apreciar com uma boa cerveja ou um refrigerante trincando de gelado.

Obviamente, você pode mudar os ingredientes do recheio, adicionar outros componentes como lombinho, bacon, milho, ervilha etc.. Porém, uma dica legal é não refogar demais as sobra, pois isso resseca e atrapalha a experiência.

5. Rondelli de carne assada com legumes e molho branco

Na correria para encontrar a mistura do almoço você se depara com a sobra de uma costela do dia anterior. Isso é fantástico, porque costela é fácil de desfiar até chegar em uma textura leve e versátil para muitos preparos.

Rapidamente, você poderia incorporar na farofa, fazer um mexido com vegetais e legumes e até usar no recheio de tortas. Mas quer saber de uma coisa? E se você ousar um pouco? Não é bem algo muito técnico, mas uma invenção particular minha, olha só:

  • Folha de massa fresca de lasanha.
  • Tiras finas de berinjela e abobrinha caipira.
  • Boa quantidade de costela desfiada.
  • Requeijão ou catupiry cremoso.
  • Muçarela e presunto em fatias.
  • Versão caseira de molho branco.
  • Parmesão fresco ralado.

A ideia é prática, abra a massa da lasanha, coloque fatias de berinjela, abobrinha, carne refogada, requeijão, queijo e presunto. Em seguida, repita o processo até acabar os ingredientes e enrole a massa bem firme.

Depois, corte o rondelli na espessura de dois dedos, acomode numa travessa de vidro, cubra com molho branco e parmesão. Para finalizar, leve ao forno para gratinar até dourar. Sério, você vai me agradecer depois!

6. Creme de frango com legumes é leve e saboroso

Para quem achou que eu não falaria sobre o que fazer com sobras de frango, aqui está uma excelente alternativa. O que você acha de preparar um creme de frango com legumes que parece um veludo de tão suave?

Então, desfie a carne, que pode ser peito de frango ou sobrecoxa. Em seguida, prepare creme de legumes com cenoura, cebola, alho-poró, batata e abobrinha. Para ter uma textura incrível, bata os legumes cozidos no liquidificador.

Depois disso, refogue com cebola e alho no azeite e ajuste com nata, caso sinta que ficou espesso demais. Por fim, junte o frango, corrija os temperos, dê um toque incrível com ervas frescas e sirva como o acompanhamento de um jantar saudável.

7. Sobra de coxa e sobrecoxa com purê de batata cremoso

Se existe combinação mais perfeita do que coxa e sobrecoxa de frango com purê de batata, eu desconheço. No seu caso, que quer ampliar as receitas ao descobrir como aproveitar carne assada no dia seguinte, essa combinação é mágica.

Então, desfie a carne e refogue com bastante cebola, alho, alho-poró e tomate. Se quiser, cabe também um pimentão amarelo para trazer cor. Enquanto a refoga descansa, faça um purê simples de batata, eu costumo fazer assim:

  1. Pique 5 batatas sem cascas em cubinhos e coloque numa panela alta.
  2. Tempere apenas com sal e adicione 350ml de leite e 150ml de água.
  3. Cozinhe até chegar no ponto, mas não deixe amolecer muito.
  4. Em seguida, separe e amasse a batata até uma consistência leve.
  5. O segredo, por fim, é colocar ½ caixinha de creme de leite e manteiga a gosto.
  6. Misture com um fuê até incorporar tudo e tenha o melhor purê da sua vida.

Por último, pegue um refratário pequeno, coloque metade do purê, o recheio do frango e cubra com o restante do purê. Leve para gratinar com parmesão e bom apetite.

Gostou de aprender como aproveitar carne assada no dia seguinte de forma fácil, criativa e deliciosa? Reproduza todas as sugestões e crie um cardápio exclusivo para reaproveitar os alimentos, até a próxima!