Se você chegou até aqui querendo saber como amaciar carne de pato, vai encontrar muita informação bacana e sugestões imperdíveis.
Particularmente pato não é uma carne tão mais firme do que um frango, peru, galeto ou chester, são muito semelhantes. O que muda de verdade é o sabor um pouco mais presente do pato, além da quantidade elevada de gordura.
No entanto, se quer diferenciar suas receitas e acredita que a maciez da carne precisa ser realçada, aqui estão 3 dicas pensadas nas suas necessidades. Aproveite!
Como amaciar carne de pato: 3 dicas simples, mas que ajudam muito!
A não ser que você apenas tempere e leve para assar, a carne de pato não oferece rigidez. Pelo contrário, é uma das carnes brancas que mais possuem equilíbrio entre maciez, gordura e sabor.
Agora, se você tem tempo porque a refeição será mais tarde ou apenas no dia seguinte, você está com sorte. Falo isso porque o simples fato de elaborar uma marinada, deixando o pato reservado algumas horas já é suficiente.
Pensando nisso, escolhi algumas ideias que podem ajudar em todas as situações. “Ah, mas quero aprender como fazer pato assado em pedaços, dá certo?”. Sim, dá muito certo e você descobrirá tudo a seguir!
1. A marinada é a técnica mais eficiente para amolecer pato + 2 ideias para escolher à vontade
Pato é uma carne que foge das tradicionais, como frango para assar no forno, pois é consumido em datas especiais. Então, quando chega o momento de preparar surge a dúvida de como amaciar o pato, mas não tem segredo.
A técnica mais recomendada, não apenas para pato, mas basicamente toda carne, é a marinada. Quem nunca fez aquela deliciosa marinada para frango, ou reservou pernil suíno num caldo cheio de sabor, não é mesmo?
Pois bem, a marinada consiste numa mistura balanceada que leva:
- Líquidos: para formar os líquidos, usamos vinho tinto e vinho branco seco, misturado com uma parte de água. Ainda se coloca suco de frutas, como limão e laranja.
- Sal: dependendo do tipo de marinada, vai uma grande quantidade de sal, mas no pato não é necessário. Afinal, a intenção é criar uma espécie de salmoura leve.
- Temperos, ervas e especiarias: aqui a mágica acontece. São adicionados temperos naturais, como alecrim, tomilho, manjericão e alho-poró. Além de especiarias, como açafrão e páprica.
O intuito da marinada é quebrar a proteína da carne, de modo que os temperos penetrem com facilidade. Portanto, se você procura sabor e maciez, precisa apostar em alguma marinada que combine com os acompanhamentos escolhidos.
“E agora, eu não sei como combinar os temperos direitos, tenho receio de errar a mão e estragar o pato”. Não há motivo para ficar com o pé atrás, pois fiz questão de escolher ideias exclusivas para você, anote tudo:
Sugestão 1 – Marinada completa com vinho branco e suco de laranja
- 1 pato de 2kg
- 300ml de suco de laranja
- ½ xícara (chá) de azeite
- ½ xícara (chá) de vinho branco
- 2 cebolas grandes
- 9 dentes de alho
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres (sopa) de colorau
- Cheiro-verde ou coentro a gosto
- Suco de ½ limão siciliano
Sugestão 2 – Marinada agridoce que super combina com pato
- 3 colheres (sopa) de suco de laranja
- 3 colheres (sopa) de mel
- 1 colher (sopa) de shoyu
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Ramos de tomilho e alecrim fresco a gosto
- Manjericão, chimichurri e manjerona desidratados a gosto
- Alho desidratado em flocos a gosto
Para essa sugestão eu recomendo temperar apenas o peito do pato, que é a parte mais suculenta e apreciada. O segredo para a marinada dar certo, é respeitar a proporção dos ingredientes e deixar o máximo de tempo possível.
Além do mais, tenha certeza de que a carne fique em contato direto com os líquidos e temperos, combinado?
2. Prepare uma mistura balanceada e cítrica para amolecer pato
Essa segunda técnica é mais focada naquela receita de pato assado ou grelhado em pedaços ao invés da ave inteira. Isso porque é uma mistura mais simples, que serve apenas para dar uma breve amolecida nas fibras da carne.
Dessa forma, misture boas quantidades de azeite de qualidade e vinagre de vinho tinto ou de álcool. Contudo, você ainda pode acrescentar:
- Cheiro-verde picado
- Ramos de alecrim
- Alho-poró e talos de salsão picado
- Temperos desidratados como cebola, alho e ervas finas
- Dentes de alho amassados com casca
3. Você nunca viu essa mistura para amaciar carne de pato
Pois bem, chegando ao terceiro lugar, tenho uma grande surpresa para você. Na realidade, se trata de uma “marinada” ultra diferente. A receita leva ingredientes incomuns, mas perfeitos para dar um sabor especial ao pato.
Com isso, falamos de uma marinada mais longa, de 12 a 18 horas, anote os ingredientes:
- 2 garrafas de vinho tinto seco
- 1 laranja cortada em rodelas
- 2 paus de canela
- 6 cravos
- 4 estrelas de anis
- 2 colheres (sopa) açúcar mascavo
- 2 colheres (sopa) de mel
O preparo é muito rápido, então, coloque os ingredientes numa panela e deixe até ferver, reduzindo completamente o álcool. Em seguida, aguarde esfriar e transfira para uma tigela ou saco plástico que caiba o pato. Reserve na geladeira por 12 horas.
Essa marinada é suficiente para amaciar e dar sabor a um pato de 2kg em média. Além da marinada, você também pode usar sal, pimenta-do-reino, azeite e um toque de manteiga de ervas. Mas atenção, o tempero deve ser colocado na ave antes de marinar.
DICA EXTRA: experimente amaciar carne de pato com uma mistura de abacaxi
Antes de destrincharmos essa última dica extra, vale salientar que é uma técnica mais apropriada para pato feito em pedaços. Isso porque, para amaciar carne com abacaxi são necessários cuidados adicionais.
O abacaxi possui grandes quantidades de uma enzima chamada bromelina. A reação da enzima acontece de duas maneiras:
- Responsável por quebrar as proteínas das fibras presentes na musculatura.
- Além disso, age nas proteínas de todo o tecido conjuntivo, quebrando aquela resistência da ligação do tecido à musculatura.
“Já sei, vou pegar um abacaxi bem grande e marinar o pato pelo máximo de tempo possível”. Olha, isso não é lá muito recomendado, a não ser que a intenção seja preparar patê de pato.
Falo assim porque a bromelina realmente funciona e quanto mais tempo, mais ela “quebra a carne”. Como curiosidade, no churrasco coreano existe uma etapa de marinada que leva abacaxi. Porém, o tempo máximo da carne é 10 minutos marinando.
E como o pato é uma carne branca, é naturalmente macio. Então, se deixar muito tempo no abacaxi a carne acaba se desfazendo, literalmente.
Como amaciar pato usando abacaxi?
- Corte o pato em pedaços, inclusive o peito.
- Em seguida, esprema o suco de 1 abacaxi.
- Aqui você pode temperar ou marinar apenas no suco da fruta.
- Para amenizar a potência do abacaxi, adicione uma parte de água ou mesmo de vinho branco.
- Deixe os pedaços imersos no líquido por 10 minutos no máximo, especialmente se for suco puro.
Em contrapartida, vale dizer que a técnica deixa um gosto suave de abacaxi. Daí a necessidade de diluir a marinada para diminuir o sabor residual. Mas caso sua receita tenha uma pegada mais tropical, com frutas e tudo mais, isso pode ser uma vantagem.
Entendeu bem como amaciar carne de pato com facilidade?
Depois que você faz a primeira vez, tudo se torna mais simples e objetivo. O ponto mais importante é saber que o pato já é uma carne tenra. Portanto, não é necessário exagerar no tempo prolongado ou na quantidade de ingredientes.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe cada uma para que todos possam comer uma carne de pato que desmancha na boca. Até a próxima!