Um bom churrasco no espeto é a tradução da tradição brasileira em churrasquear, sem contar que fica um espetáculo, né?
Contudo, infelizmente não é todo mundo que sabe bem como espetar corretamente e assar no ponto ideal. Isso porque é um processo que envolve algumas técnicas, como espetar a carne no lugar certo e assar sem ressecar.
Se estas são algumas de suas preocupações, você precisa deste conteúdo. Nele você encontrará dicas superbacanas e muita informação para diferenciar o churrasco. Vamos conferir?
Passo a passo para fazer o melhor churrasco no espeto
Se churrasco no espeto não fosse tão sensacional como é, pode apostar, não encontraríamos grandes churrascarias especializadas. A possibilidade de assar diferentes cortes de carne vermelha é apenas uma das vantagens, como a picanha.
Além do mais, abre margem para as pessoas que preferem gastar pouco, criando assim o churrasco de pobre no espeto. Afinal, quem nunca comprou aqueles cubos suculentos de carne temperada pronta para churrasquear, né?
Na teoria, tudo que você precisa fazer é espetar a carne e assar, certo? Entretanto, nesse meio de campo temos inúmeros detalhes que pesam na qualidade e resultado, a exemplo da carne escolhida. Por isso, veja um tutorial supremo!
1. Qual a melhor carne para fazer churrasco no espeto?
Uns falam espeto, outros se orientam por espetinho, mas a verdade é que ambos os preparos são iguais. E o ponto de partida é descobrir qual a melhor carne para espeto, você provavelmente tem boas opções guardadas, né?
Dessa forma, não há como fugir, as melhores são a alcatra ou contrafilé, é inevitável. No meu ponto de vista, ambas proporcionam cubos ultra suculentos, bem carnudos e com um sabor daqueles.
5 carnes para baratear seu churrasco com qualidade
Descendo a escada das melhores carnes, você também pode apostar em alternativas, como:
- Patinho para churrasco: corte subestimado, o patinho oferece grande custo-benefício. Sua qualidade é indiscutível, seu sabor maravilhoso e a suculência é incomparável.
- Carne acém: essa é aquela famosa carne que encontramos já cortada e temperada. Para quem não liga tanto para temperos adicionais, é uma alternativa em tanto.
- Ponta de peito: a ponta de peito é uma boa opção, mas para isso, você precisa de bastante qualidade. Dessa forma, você garante a maciez necessária.
- Lagarto bovino: o grande segredo do lagarto está no tempo de assamento. Não é recomendado assar por muito tempo, já que não tem tanta gordura, mas seu sabor é fantástico.
- Fraldinha: geralmente a fraldinha é assada em peça, mas experimente fazer no espeto. Uma técnica é espetar a peça criando uma espécie de ondulação. Isso ajuda no cozimento e dá um aspecto incrível.
Deixei fora da lista um corte desconhecido para algumas pessoas, mas que dá um baita espeto lindo. Estou falando do miolo de alcatra, que é um verdadeiro convite à boa churrasqueada, veja um vídeo que fala tudo sobre ele:
2. O espeto interfere na churrasqueada e qualidade do assado? Qual o melhor espeto para churrasco?
Obviamente que se você pegar aquele espeto todo torto, seu assado não ficará bacana, né? “Olha lá, eu sabia que uma hora ou outra iria começar a gastança”. De forma alguma, eu ia dizer justamente que também não precisa ser o espeto mais caro.
Contudo, saiba que o bom espeto influencia diretamente na forma como você assa seu churrasco, ou seja, é imprescindível. Diferentemente de alguns anos atrás, onde só existia aquele espeto fino e de material ruim, o cenário mudou muito.
Atualmente encontramos espeto de tudo que é jeito, com diferentes preços e qualidades. Assumindo que você não queira correr riscos, separei algumas dicas rápidas para você usar o espeto ideal.
Escolhendo pelo tipo de espeto
Encontramos no mercado hoje, espetos simples, duplos e triplos, além daqueles giratórios e tudo mais, certo? Sendo assim, escolha o simples para carnes mais macias e cubos menores.
Por outro lado, o espeto duplo aguenta bem carnes maiores, a exemplo da maminha na churrasqueira. Já a versão de espeto triplo é focada em cortes grandes e pesados, como uma boa costela. Então, escolha de acordo com a carne assada.
Qual o tamanho recomendado e o tipo de haste?
Os espetos tradicionais possuem tamanho padrão, mas novamente, compre conforme o tipo de carne. Por exemplo, se você for fazer costela gaúcha no fogo de chão, prefira espetos robustos, pesados e maiores.
Em contrapartida, a escolha da haste facilita muito na hora de espetar a carne. Prefira hastes em formato de “V”, pois são ideais principalmente para carnes em bifes altos.
3. Qual tempero usar no churrasco no espeto para realçar os sabores?
Quem já fez espetinho de carne para vender, provavelmente vai se relacionar com o seguinte ditado: “a gosto do freguês”. Digo isso porque o momento de temperar é sempre uma discussão generalizada.
Os “metidos” a churrasqueiro profissional afirmam categoricamente que tudo que a carne precisa é de sal. Enquanto que aquela pessoa mais “zen”, entende que uma boa churrasqueada é feita dos melhores temperos para churrasco.
Sempre que vou à casa dos amigos, a democracia prevalece, e aqui me refiro aos temperos, condimentos e especiarias naturais. Todos deveriam experimentar uma boa picanha com um toque de ervas finas e chimichurri, por exemplo.
Vai fazer aquele belo bife ancho? O que acha de preparar um molho de chimichurri com bastante azeite e tempero? “Ah porque eu gosto apenas de sal, taco sal grosso em tudo”. Então, provavelmente você vai gostar do sal de parrilla, experimente!
4. Como assar carne no espeto de forma prática e certeira?
Perfeito, você já escolheu sua carne para churrasco no espeto, comprou os espetos ideais e o tempero está no esquema. “Pera aí, como assar carne no espeto, nossa, eu não sei, e agora?”.
À primeira vista, pode parecer um quebra-cabeças, ter de espetar, temperar e acertar na brasa. No entanto, saiba que é muito mais fácil do que grelhar, por exemplo. Uma dica valiosa é investir no espeto giratório, com ele você não erra.
Isso porque ele vai lentamente virando a carne e assando uniformemente, esse é o caminho para chegar no ponto perfeito. De toda forma, dê uma olhada nesse passo a passo:
- Primeiramente escolha a carne, tempere do seu gosto e vamos ao espeto.
- Se for em cubos é mais fácil, basta preencher a haste e não exagerar na quantidade.
- Agora, caso escolha o contrafilé para churrasco, recomendo cortar em bifes com dois dedos de espessura.
- Em seguida, espete os bifes em formato de “C” no espeto e brasa neles.
- Para isso, coloque a uma distância de 30cm do braseiro e aguarde cerca de 3 a 4 minutos.
- Por último, vire e asse o outro lado, mas o segredo é assar também a gordura.
- O tempo é o mesmo ou até ficar bem dourada e apetitosa.
“Então, mas meu espeto simples está meio esquisito, como dourar a gordura?” Simples, pegue um espeto duplo sem uso e posicione abaixo da carne. Prontinho, asse perfeitamente a gordura. Veja mais detalhes no vídeo abaixo:
DICA EXCLUSIVA: aposte na lenha para churrasco e tenha carnes levemente defumadas!
Essa é uma dica muito rápida, que testei há pouco tempo em casa e queria compartilhar. Quando tiver a oportunidade, use lenha para churrasco, mesclando com o carvão. Como resultado, seu churrasco fica com uma cor inacreditável e um sabor de defumado excepcional!
Churrasco no espeto é puro sabor, versatilidade e garantia de bons momentos
Você já teve que aprender como tirar o gosto de queimado da carne porque passou do ponto na grelha? Então, o churrasco no espeto é uma das melhores alternativas.
É mais fácil de acompanhar o processo de assamento da carne e você não precisa ficar pajeando a churrasqueira. Além do mais, isso te dá o tempo necessário para entreter os convidados como um anfitrião de primeira, concorda?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite para compartilhar nas redes sociais, mostrando a mais pessoas como fazer um bom churrasco não exige tanto assim. Até a próxima!