Que tal fugir da mesmice das aves natalinas, e preparar um churrasco de Natal que será lembrado por muito tempo?
O que uns chamam de tradição, outros entendem como pura preguiça de sempre repetir os mesmos preparos e acompanhamentos. Mas será que fica bom substituir aquele peru assado por uma deliciosa carne vermelha suculenta na brasa?
Bom, é isso que vamos descobrir, pois preparei um guia imperdível para você organizar churrasco natalino. Aprenda a fazer e a comemorar em grande estilo!
Como organizar e fazer churrasco de Natal em 4 passos brilhantes + dicas inéditas
Muita gente fica na dúvida se deve fazer ceia de Natal com churrasco. E um dos principais motivos para isso, é a tradição e religiosidade acerca da data. Isso porque há uma ideia de que devemos nos abster das carnes vermelhas.
Porém, a cada ano o churrasco entra em cena e ganha o coração de pessoas que procuram escapar das tradições. Entretanto, como é algo que foge do comum e tende a ser proporcionalmente mais grandioso, as dúvidas começam a pipocar.
A primeira delas é como organizar um churrasco de fim de ano? Quais as melhores carnes para churrasco? Devo me preocupar com os acompanhamentos, ou apenas uma farofa com arroz é suficiente para complementar a experiência?
1. Como calcular o churrasco de Natal para todo mundo sair satisfeito
O primeiro passo de todo churrasco, não importa se é um churrasco para 20 pessoas ou maior, é calcular. Você precisa considerar o consumo individual dos convidados, de modo a chegar num total confiável para não faltar nada.
E como falamos em trocar o tradicional chester servido com bons acompanhamentos, devemos esperar uma demanda maior. Porém, antes mesmo de pegar a calculadora, se pergunte:
- Quais acompanhamentos vou servir? E a quantidade de cada um?
- Vou separar um tempo para elaborar petiscos para ceia de Natal, entradas e aperitivos?
A conta é simples: quanto mais preparos fizer, menor a quantidade de carne por pessoa. Por outro lado, economizar nos preparativos adicionais implica automaticamente em mais carne na grelha.
A partir disso você já pode ter uma noção mais realista. “E tem como fazer churrasco, mas sem abandonar a ave assada?”. Óbvio que sim, e a prova é o peru na churrasqueira, que fica um arraso, bem diferente e muito suculento.
Tudo isso leva você a saber quantas gramas de carne por pessoa no churrasco deve calcular:
- Cenário com menos guarnições: aqui, você pode calcular facilmente 500g de carne sem osso por pessoa. Agora, costela de boi e demais carnes com ossos, jogue essa conta para 750g de carne.
- Cenário com mais guarnições: aqui é quando você prepara maionese, saladas, arroz diferente, farofa, entre outros. Por conseguinte, a soma cai para 250g a 350g de carne.
Nesse contexto, já sabemos que para fazer um churrasco para 10 pessoas, você precisará de pelo menos 5kg de carne. Daí é só subdividir entre os diferentes tipos de carne e bora churrasquear!
2. Que tipo de carne posso fazer no Natal: 8 ideias maravilhosas
Novamente, quando o assunto é carne de Natal, não costumo impor nenhuma exigência, pois é crucial respeitar as individualidades, concorda?
Nesse sentido, colocarei aqui uma série de opções que podem atender a todos. Dessa maneira, você tem a chance de encontrar precisamente o que busca. Mas antes, uma sugestão: como é uma ocasião especial, não deixe de caprichar e “esbanjar”.
É óbvio que dificilmente alguém compra picanha Wagyu para servir no churrasco natalino, não é mesmo? E falo isso porque é totalmente possível gastar menos e comer melhor, a partir de carnes como:
- Pernil marinado com especiarias, vinho branco, alho, cebola, pimenta e suco de limão, assado com molho de abacaxi agridoce.
- Receita criativa de picanha invertida é uma boa escolha para diferenciar por completo o churrasco.
- Picanha bovina está cara? Que tal apostar na picanha de porco marinada nas ervas e grelhada na brasa?
- A coxa e sobrecoxa de frango é para economizar e ter muita suculência no churrasco.
- Se você sabe cortar alcatra para churrasco, entende que dá para tirar cortes divinos, como a rolha da paleta.
- Lombo suíno marinado no tempero de ervas frescas e suco de laranja é uma preciosidade.
- Salmão temperado com lemon pepper, azeite, sal e suco de limão, assado com cebolas e pimentões, vale a pena.
- O que acha de fazer pato assado em pedaços? Combine uma marinada incrível e tenha um assado suculento.
Portanto, dá para fazer desde carne vermelha a peixe, tudo é possível desde que você calcule e se planeje. Para te ajudar ainda mais, deixarei um vídeo que reúne alguns preparos, aproveite para pegar os detalhes:
ESTRATÉGIA PARA ECONOMIZAR: churrasco é feito de variedade!
Ao invés de servir apenas alcatra ou contrafilé, combine carnes de maior qualidade e cortes mais baratos.
Por exemplo, você pode comprar boas peças de fraldinha, mas sem deixar a paleta bovina de fora. E para você que se pergunta se paleta bovina é dura ou não, saiba que o churrasco fica perfeito.
Dessa forma, você gasta razoavelmente menos, leva qualidade ao churrasco de Natal e satisfaz a todos. Além do mais, peixes assados têm valores mais atrativos e rendem receitas igualmente divinas!
3. 10 acompanhamentos para churrasco de Natal para uma comemoração única
Se no churrasco semanal os acompanhamentos são indispensáveis para trazer harmonia e sabor à churrasqueada, imagina no Natal. É fundamental considerar que você provavelmente receberá mais pessoas que de costume.
São pessoas que, muitas vezes, não consomem apenas carne, pelo contrário, estão interessadas mesmo é no salpicão de frango. Ou na salada fresca e bem temperada para dar cor ao prato e, ainda, no arroz soltinho recheado de legumes.
E outra, o acompanhamento para churrasco é seu aliado no planejamento. Afinal, fica mais barato servir uma salada de batata refrescante, do que a picanha que está “levemente salgada”, concorda? Veja algumas sugestões incríveis para variar:
- Tradicional pão de alho, mas recheado com coração de frango marinado.
- Farofa de ovo mexido com cebola, alho, tomate, pimentão, milho, ervilha e calabresa.
- Farofa de bacon bem úmida e suculenta.
- Diferentes saladas com folhas de rúcula, agrião, acelga, alface americana, frutas, tomate, pepino japonês e molhos deliciosos.
- Receita de farofa natalina com bacon, salsão, uva-passa, damasco, nozes e farinha de mandioca.
- Molho vinagrete feito com chimichurri caseiro para acompanhar os assados.
- Espetinho de carne com pimentão e cebola na brasa.
- Espetinho de legumes e frutas cítricas com molho de mel e laranja na brasa.
- Arroz à grega com bastante cheiro-verde.
- Espetinho de coração de frango assado na churrasqueira com marinada de limão e dill.
Olha, eu poderia continuar aqui “infinitamente”, mas acho que você já pegou boas referências, né? Além disso, selecionei um vídeo recheado de ideias de acompanhamento para você aproveitar ao máximo:
4. Posso servir sobremesa para churrasco em pleno Natal?
Diria que não só pode, como tem a “obrigação”, uma vez que churrasco natalino nunca fica completo sem uma deliciosa sobremesa. Contudo, nada de preparar receitas exageradas no doce, enjoativas e pesadas.
Isso porque as pessoas já estão enfastiadas de tanto comer, ou seja, traga sobremesas leves, refrescantes e criativas. E quando o assunto é diversificar na sobremesa para churrasco, não há limites, como pode ver abaixo:
- Frutas carameladas e grelhadas na brasa.
- Gelado de morango com creme belga e pedaços de frutas.
- Romeu e Julieta assado no espeto.
- Panqueca doce recheada com creme, morango e chantilly.
- Torta gelada de travessa, aerada e cremosa, feita com chocolate meio amargo.
- Escondidinho de uva verde e creme branco gelado, servido na taça.
- Banana para churrasco assada e caramelizada na grelha é uma delícia simples.
Organização e antecedência são cruciais para fazer um bom churrasco de Natal
Se você tinha a preocupação de não conseguir fazer seu churrasco de Natal, acredito que isso ficou no passado, né? Isso porque mostrei a você os principais pontos, o que deve focar e dar a devida atenção.
O jeito é colocar suas fichas na diversificação dos preparos, escolher boas carnes para crianças e ter atenção à churrasqueira.
Aliás, não exagere nos temperos, especialmente sal, asse as carnes para todo mundo aproveitar e, sobretudo, planeje com muita antecedência. Tenho certeza que assim você conseguirá se organizar perfeitamente.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que elas possam ser a alavanca para transformar seu churrasco de fim de ano numa comemoração memorável, e que será lembrada por todos.
Aproveite e compartilhe com mais pessoas, gerando engajamento e abrindo boas discussões. Até a próxima!