Churrasco coreano: O que tem nele? Como fazer?

E você achando que churrasco era coisa só de brasileiro, quando o churrasco coreano tem ganhado grande destaque no Brasil.

Pois é, churrasco é uma coisa universal e todo canto do mundo tem sua versão própria. E o sucesso da versão coreana está na combinação dos sabores, temperos, preparos, acompanhamentos e experiência autêntica de consumo.

Então, para saber tudo que vai nesse churrasco icônico, não deixe de acompanhar o conteúdo. Afinal, você encontra as melhores dicas e uma receita surpreendente!

Churrasco coreano: guia completo com carnes, temperos e acompanhamentos

Esqueça tudo que você conhece sobre o tradicional churrasco com os amigos. Embora o churrasco dos coreanos seja feito com carvão, carnes, acompanhamentos e molhos, existem inúmeras diferenças, a começar pela carne.

Se aqui no Brasil nós fazemos questão de escolher carnes altas para grelhar, na Coreia é o oposto. Isso porque a churrasqueada é feita a partir de cortes finos de carne, quase em lâmina. Não sei dizer se é pela agilidade no cozimento ou algo cultural.

Por exemplo, se você costuma saborear bife ancho numa espessura de 2 dedos, não faça isso no coreano, passará vergonha. “Mas por que, eles não comem ancho no churrasco?”. Sim, comem, mas a espessura da carne independe do corte.

Isso funciona para todas as carnes, seja vermelha, de frango e suína. Quem gosta de assar peixe na grelha pode se decepcionar um pouco, pois não é costume.

Com isso em mente, o churrasco asiático é composto por algumas peculiaridades. A principal delas é que você é o responsável pelo preparo do churrasco, acredita?

Isso mesmo, se você for num restaurante você é quem faz a preparação, genial demais né? Esse formato de restaurante é adaptado e possui um espaço central na mesa onde é colocado o carvão quente.

Em seguida, uma grelha quente é adicionada à mesa e você escolhe o conjunto de carnes, ingredientes e acompanhamentos. Por fim, você assa carnes já marinadas diretamente na grelha e serve na hora, o quanto quiser.

Qual carne é usada para churrasco coreano?

Antes de ir num restaurante desses ou inventar de fazer em casa, dá uma olhada nos preparos. Dessa forma, você não passa vergonha comendo fora ou tem uma experiência negativa em casa.

A carne é cortada em tiras finas, não como na receita de carne em tiras, mas tiras mais largas. Aliás, a carne não recebe temperos, pois é colocada diretamente numa marinada.

No Brasil, a carne de ancho é muito consumida nesse churrasco, principalmente em restaurantes mais renomados. Em contrapartida, na Coreia a panceta para churrasco é a grande estrela e mais consumida.

  1. Costela bovina: costela é ideal por ser uma carne mais fibrosa que, em contato com a marinada, amolece na medida. É essencial cortar a carne que segue do osso para uma churrasqueada perfeita.
  2. Contrafilé: assim como o ancho, o contrafilé rende boas lâminas que ficam extremamente suculentas nesse preparo rápido.
  3. Alcatra: esse corte não deve ficar mais do que 30 segundos na marinada e você saberá a razão abaixo, mas entrega maciez e muito sabor.
  4. Filé de frango: apesar de não ser muito comum, o filé de frango temperado simples favorece a versão asiática. Afinal, fica sensacional na marinada certa.
  5. Fatias de barriga de porco: corte mais procurado pelos coreanos, as lâminas de barriga de porco são carro-chefe dessa culinária rica.

DICA EXTRA: a princípio pode parecer algo bastante comum, pois ainda falamos de carne grelhada em braseiro, não é mesmo? Entretanto, a partir de agora você passa a conhecer a abundância da culinária asiática, falaremos dos temperos da marinada.

Tempero e marinada são a base do churrasco asiático

“Ah porque eu conheço uma pessoa que arrasa na hora de marinar carne de porco”. Esqueça basicamente tudo que você sabe sobre marinada. Falo assim porque a marinada utilizada por eles não é feita para durar horas seguidas.

Pelo contrário, a mistura de ingredientes é tão acentuada, que a carne fica poucos segundos em contato. Dessa forma, para cortes mais nobres, como alcatra ou contrafilé e mesmo ancho, o tempo médio é de 30 a 40 segundos.

Por outro lado, carnes mais fibrosas como costela e ponta de peito, podem ficar até 1 minuto na marinada. “Então, tenho um pedaço de miolo de alcatra, dá para fazer?” Sim, mas é uma carne bem macia, ou seja, 30 segundos são suficientes.

“Mas quais ingredientes vão nessa marinada que em tão pouco tempo amacia a carne?”. Não existe apenas uma receita de marinada e há uma gama considerável de misturas.

O que determina as frutas, que fazem parte da marinada, é a carne utilizada. E o abacaxi tem presença garantida, sendo o responsável por amaciar a carne. Isso acontece devido à Bromelina, enzima eficaz ao quebrar as moléculas das proteínas.

Os ingredientes mais comuns são:

  • Pera asiática
  • Maçã Fuji
  • Abacaxi
  • Cebola
  • Alho
  • Gengibre
  • Açúcar mascavo
  • Água
  • Shoyu
  • Óleo de gergelim

Dessa forma, a mistura é toda batida no liquidificador e acrescenta-se o shoyu e óleo de gergelim no final. Por fim, segundos antes de grelhar, você mergulha a carne na marinada e deixa pelo tempo que achar necessário.

12 acompanhamentos que você encontra no churrasco coreano

Os acompanhamentos para churrasco costumam chamar bastante atenção. Vou logo avisando, farofa, pão de alho, vinagrete, maionese, salpicão e salada de batata, nenhuma destas preciosidades entram em cena.

Na verdade, existe um termo coreano para as guarnições, que é o “Ssam”. Então, tudo quanto é ingrediente entra nessa categoria que compõe a mesa do churrasco.

Além disso, uma curiosidade deles, é que utilizam algumas folhas para montar trouxinhas. Com isso, a pessoa recheia a trouxinha com carne, pasta de soja ou gergelim, salada refrescante com óleo de gergelim e folhas e come de uma única vez.

A intenção é criar esse mix de texturas, sabores, aromas e consistências diferentes, resultando numa tremenda explosão de sabor. Veja alguns dos acompanhamentos preferidos:

  1. Cenoura em palito
  2. Pepino em palito
  3. Cebolas grelhadas
  4. Legumes grelhados
  5. Cogumelos salteados
  6. Acelga
  7. Folha de gergelim
  8. Especiarias asiáticas
  9. Pasta de pimenta coreana
  10. Kimchi (alimento condimentado e fermentado que inclui hortaliças, pimentas, alho, nabo etc.)
  11. Cebolinha fresca
  12. Arroz branco

Viu só como é uma cozinha ultra versátil e cheia de surpresas? Vou deixar um vídeo com mais informações, preparos e dicas que vão ajudar você a captar esse universo em detalhes:

Como fazer um delicioso e simples churrasco coreano em casa?

Gosto de pensar que todo nosso conhecimento teórico só é válido quando o colocamos em prática, faz sentido né? Por isso, além de falar bastante sobre o churrasco feito na Coreia, escolhi uma receita fácil e divina.

Ingredientes

  • 1 kg de miolo de alcatra (cortada em lâminas finas);
  • 1 maçã Fuji cortada em cubos;
  • Gengibre cortado fino a gosto;
  • 1 xícara (chá) de shoyu;
  • ½ xícara (chá) de mel;
  • 1 dose de saquê;
  • 1 pimenta dedo-de-moça;
  • 50ml de óleo de gergelim;
  • 300ml de água;
  • Sal, pimenta-do-reino, cebolinha e gergelim a gosto.

Modo de preparo

churrasco coreano

  1. Numa gamela grande, coloque maçã, gengibre, pimenta dedo-de-moça, mel, saquê, água, pimenta-do-reino, sal e misture.
  2. Em seguida, junte óleo de gergelim e shoyu, volte a misturar para ficar homogêneo.
  3. Agora, adicione toda a carne cortada em lâminas finas à mistura da marinada.
  4. Dê uma boa mexida para pegar tempero em tudo e tenha paciência.
  5. Afinal, precisa marinar por 24 horas.
  6. Por fim, leve os filetes de carne à churrasqueira e deixe alguns minutos apenas para selar.
  7. Deguste seu maravilhoso churrasco que deve estar com um sabor incrível a essa altura.

Traga alguns legumes para grelhar como acompanhamento para churrasco, sirva opções frescas de folhas e não esqueça as saladas com uma pegada mais asiática. Para tanto, coloque óleo de gergelim, shoyu e molho de pimenta verde coreana.

Leve um pedaço da culinária asiática para dentro do seu churrasco!

E viva o churrasco coreano que, embora seja muito diferente do nosso, tem o potencial para proporcionar grandes experiências e união entre a galera. Não deixe de experimentar e chame o pessoal na próxima oportunidade.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, vamos encorajar as pessoas a provar coisas novas. Por isso, compartilhe nas redes sociais para que mais gente conheça a maravilha da versão coreana de churrasquear. Até a próxima!