Carnes para rechear: Quais os melhores cortes para fazer?

No universo das receitas caseiras, rechear carnes é simplesmente sensacional porque dá para usar queijos, linguiças artesanais, legumes e vegetais e presuntos defumados, mas para isso você precisa conhecer as melhores carnes para rechear.

Procure dar preferência a cortes mais altos para facilitar na hora de abrir e rechear. Além disso, fique de olho na quantidade de gordura natural para não ressecar durante a cocção, ou então, que a carne permita você a dobrar e amarrar o recheio.

Neste conteúdo eu apresento a você todas as informações necessárias para preparar as carnes recheadas mais saborosas e suculentas, confira!

Procurando as melhores carnes para rechear? Veja 5 opções que rendem ótimas receitas

melhores carnes para rechear

De certa forma, carne recheada é aquele tipo de receita econômica, simples de preparar e que fica sensacional. Normalmente, tais receitas acompanham datas especiais, como a carne para o Dia dos Pais, pois valoriza bem a celebração.

Só que o segredo do sucesso está na escolha das carnes para rechear, pois cada corte entrega maciez e suculência distintas. Além disso, saber com o quê rechear é superimportante, de modo a agregar sabor e suculência com os ingredientes.

1. Picanha recheada

Se você falar para um churrasqueiro tradicional que você recheará uma picanha para assar, provavelmente vai comprar briga. Isso porque a concepção popular é de que picanha é tão nobre que você deve respeitar seu preparo tradicional.

Contudo, a picanha é uma carne ideal para rechear se pararmos para pensar, pois tem maciez e suculência extremas. Só que a receita não se chama picanha recheada, mas sim picanha invertida recheada, olha que curioso:

  1. Utilize uma picanha mais alta de 1,2kg aproximadamente.
  2. Em seguida, faça uma abertura no centro da peça na parte mais alta.
  3. A ideia é abrir a peça como se fosse uma bolsa, mas pela lateral.
  4. Tome cuidado para não separar as partes e rasgue até o final.
  5. Agora vem o pulo do gato, que é “desavessar” a peça.
  6. Para isso, coloque a mão até o fundo do corte e puxe a ponta pelo lado de dentro.
  7. A intenção é inverter a carne de modo que a gordura fique voltada para dentro.

Pode parecer um processo estranho a princípio, mas é imprescindível para manter sua suculência. Afinal, quando você rechear e assar, a gordura interna não só dará sabor, como deixará úmido e apetitoso. Quanto ao recheio, olha uma combinação deliciosa:

  • Tiras de bacon
  • Tiras de linguiça calabresa
  • Fatias de muçarela
  • Bastante azeite
  • Pimenta dedo-de-moça
  • Temperos a gosto

2. Filé mignon recheado

Quando você olha para o formato cilíndrico do filé mignon, pode até pensar que não dá certo rechear. Porém, com uma técnica simples você consegue espalmar a peça, que se transforma em uma manta pronta para rechear.

E como você bem sabe, o filé mignon é simplesmente uma das carnes mais macias e suculentas. No entanto, não é uma carne com muita gordura entremeada, mas isso é vantajoso na escolha dos ingredientes do recheio.

Sugestão de ingredientes

  • 1kg de filé mignon (limpo e sem nervos)
  • 50g de rúcula fresca
  • 100g de tomate seco
  • 100g de muçarela
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Barbante suficiente para amarrar a peça

Como eu mencionei, você precisa abrir a peça em manta, depois é só temperar, acomodar o recheio, besuntar com azeite, amarrar e assar. Aliás, eu ainda colocaria alguns pedaços de manteiga para trazer mais umidade à carne, acompanhe:

3. Fraldinha recheada

Já a fraldinha é uma opção mais em conta, em vista das sugestões anteriores, né? É um corte de fibras longas, porém, macias e suculentas quando você assa corretamente.

Dentre as carnes para rechear, a fraldinha talvez seja a mais trabalhosa para montar o recheio. Primeiro, é fundamental comprar uma peça grande e carnuda. Em seguida, você deve retirar a cabeça do corte, reserve para outros preparos.

Agora, você precisará de uma faca no fio para cortar a fraldinha ao meio, ou seja, abrir em manta. Vá com calma, lentamente e procure não separar as partes. Feito isso, é hora de pensar no recheio, que pode ser bastante versátil.

Por exemplo, eu tenho uma receita onde combino: muçarela, queijo prato, tomate seco, presunto Parma, orégano, sal e pimenta-do-reino. Para acompanhar, um delicioso molho de pimenta dedo-de-moça e biquinho, bem caseiro e rústico.

Experimente a sua versão de fraldinha e tenha uma excelente carne assada recheada!

4. Lombo suíno recheado

Não é todo mundo que se aventura a rechear lombo suíno, pois tem a questão do ponto da carne suína. Embora seja uma preocupação pertinente, saiba que hoje o porco que você consome não é o mesmo de antigamente.

Claro, é essencial comprar carne de procedência e tudo mais, mas pode fazer tranquilamente. E outra, de todas as carnes para rechear, os cortes do porco são perfeitos para explorar sabores, temperos e ingredientes.

Sugestões de recheio para lombo suíno

  • Recheio de bacon e muçarela é uma explosão de sabor.
  • Recheio sofisticado de maçã e nozes eleva o sabor da carne de porco.
  • Opção saudável de recheio de espinafre e ricota com alho.
  • Opção rústica de recheio de linguiça e pimentão vermelho.
  • Recheio tropical com farofa de abacaxi para lombo.

5. Coxa e sobrecoxa recheada

Por fim, chegamos a uma das carnes mais saborosas e perfeitas para rechear, que é a coxa e sobrecoxa de frango. “Mas como assim, você prefere mais do que picanha e filé mignon?”. Sim, na minha opinião, esse corte é perfeito para rechear.

O frango se mantém suculento, molhadinho, com muito tempero e parece abraçar o recheio.

Aqui você pode comprar a coxa e sobrecoxa desossada, até mesmo o produto já com tempero. Aliás, faça uma marinada cítrica com azeite, especiarias e temperos naturais. Faça uma marinação de 4 a 6 horas antes de rechear:

Ingredientes do recheio

  • 800g de coxa e sobrecoxa sem osso
  • 50g de bacon
  • 50g queijo parmesão ralado fresco
  • 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes
  • ½ pimentão vermelho

Após rechear, basta enrolar, apertar bem e passar barbante, depois é só assar até dourar. Procure manter a pele intacta para um visual mais apetitoso e uma textura crocante. Fique com um vídeo que mostra passo a passo:

Obviamente, quando se fala em carnes para rechear a conversa vai longe, e dá para usar muitos outros cortes. Porém, as sugestões acima representam as melhores carnes, ainda mais com as ideias de receita que você aprendeu, é garantia de sabor e qualidade. Aproveite para compartilhar as dicas e até a próxima!