Carnes para medalhão: Veja quais as melhores para usar

Antigamente, medalhão era sinônimo de filé mignon, quando muito, as pessoas usavam frango, mas hoje a realidade mudou bastante e você encontra distintas carnes para medalhão que ampliam os horizontes na hora de fazer comida boa.

Neste conteúdo, você encontrará muitas dicas interessantes e aplicáveis, além de sugestões de preparos que envolvem este ingrediente fantástico que transforma a forma como aproveitamos as carnes. Quer saber qual a melhor carne para fazer medalhão? Então, acompanhe a leitura!

Carnes para medalhão: conheça as 4 melhores para incluir no cardápio

quais as melhores carnes para medalhão

Confesso que não sou uma pessoa especialista em medalhão, mas segundo tudo que eu já vi, li e consumi, você consegue fazer medalhão de qualquer carne que tenha estrutura adequada para suportar a cocção nesse formato.

Por exemplo, é totalmente possível fazer medalhão de merluza. Mas talvez você não consiga fazer o mesmo com o robalo ou linguado, porque são peixes de carne branca e macia. Isso se aplica aos cortes bovinos, de frango e suínos.

1. Medalhão de peito de frango

O frango é a carne mais tradicional para fazer medalhão. Inclusive, os próprios açougues, supermercados e casas de carne se especializaram nessa iguaria deliciosa.

Nesse contexto, o medalhão é feito a partir do peito do frango, por ser magro e altamente versátil. Além disso, o frango tem o sabor suave e neutro perfeito para combinar com bacon e temperos especiais.

Sugestão de preparo

  1. Tempere o medalhão de frango com sal, pimenta, alho processado, ervas finas, chimichurri, colorau e açafrão.
  2. Besunte azeite para espalhar o tempero e deixar a carne úmida, reserve por 15 minutos.
  3. Por fim, enrole fatias suculentas e carnudas de bacon, se preferir, pincele mostarda ou molho inglês e asse até dourar.

2. Medalhão de filé mignon bovino

Se você procura realmente a melhor carne para medalhão, isto é, aquela carne super macia de sabor único, então, o filé mignon é a melhor alternativa. Dentre os cortes do mignon, o medalhão é o mais conhecido e consumido.

O que faz do mignon a carne certa para você degustar um medalhão de primeira, é a sua delicadeza. Veja só, quando você o prepara corretamente, acerta no ponto e faz a crosta externa, o “miolo” da carne chega a derreter.

Daí vem o bacon que envolve a carne e fecha o preparo com chave de ouro. Normalmente, você prepara medalhão de mignon com algum tipo de molho, como molho de vinho, de mostarda e até o molho ferrugem, acredite se quiser.

E se engana quem pensa que só dá para fazer medalhão bovino com o filé mignon, sabe por quê? Bem, eu já experimentei medalhão de carne moída e posso garantir que o resultado não perde em nada, sem falar que fica muito mais barato, né?

3. Medalhão de filé mignon suíno

A anatomia de alguns cortes suínos é similar aos cortes bovinos, inclusive o filé mignon. Nos últimos anos, o mignon suíno ou o filézinho, como é chamado, ganhou muito espaço na mesa brasileira.

Dessa maneira, se você queria saber qual carne usar para substituir o filé mignon, aí está a resposta. Contudo, diferentemente do frango e da carne vermelha, o medalhão suíno requer um tratamento especial, principalmente no tempero.

Agora, se você encontrar apenas lombo, saiba que o corte também rende um medalhão excepcional. Para ambos os casos, aqui está uma sugestão de temperos que você não vai se arrepender:

  • 4 medalhões de lombo ou filézinho suíno
  • 8 fatias de bacon defumado
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 cebolas pequenas picadas
  • 3 dentes de alho em pasta
  • ½ xícara (chá) de vinho branco seco
  • ½ xícara (chá) de caldo de galinha caseiro
  • Suco de 3 laranjas
  • 3 colheres (sopa) de mel
  • 1 colher (chá) de amido de milho

A preparação consiste em dourar os medalhões marinados e preparar um molho delicado de sabor agradável. O molho é feito com a deglaçagem do vinho branco, caldo de galinha, suco de laranja, mel e amido dissolvido em líquido frio.

4. Qual o melhor peixe para fazer medalhão?

Você é daquelas pessoas que evitam comer muita carne, tanto bovina quanto suína? Talvez o medalhão de peixe seja a pedida perfeita para se esbaldar com uma carne inigualável, o que você acha?

Alguns peixes têm o requinte necessário para fazer pratos dignos de restaurante. No entanto, não é todo peixe que dá certo, a exemplo das espécies de carne branca macia, pois podem desmanchar.

Portanto, o peixe precisa ter carne mais firme, consistente e mais gordurosa, que é para não ressecar durante a cocção.

Peixes ideais para fazer medalhão

  1. Salmão: dentre os pratos com salmão grelhado, o medalhão certamente é o grande destaque. Carne rica em sabor, consistente na medida e com uma gordura que valoriza a receita.
  2. Dourado: tudo bem que poucas pessoas fazem, de fato, medalhão de dourado, mas dá certo e o resultado é surpreendente.
  3. Badejo: já o badejo tem sabor suave e uma carne bem firme, o que rende os melhores medalhões para grelhar.

Qual destas carnes para medalhão você já conhecia? Qual é a sua preferida em termos de sabor e suculência? Hoje é muito fácil aproveitar os medalhões, pois normalmente você os encontra no supermercado, embora seja melhor fazer caseiro.

Espero muito que tenha gostado das dicas de hoje, se gostou, não deixe de compartilhar e até a próxima!