Quem inventou carne e risoto deveria ganhar um prêmio, porque não há coisa melhor do que escolher as carnes para acompanhar risoto e criar sabores únicos.
Embora tenhamos diferentes opções de carnes vermelhas e brancas, o cuidado maior está em combinar os temperos e sabores da carne com a receita de risoto, pois do contrário você pode acabar com um prato desequilibrado e sem sentido.
Então, para que você passe longe de problemas, escolhi 5 opções incríveis de carnes que certamente vão casar perfeitamente com seu risoto, é só acompanhar!
Carnes para acompanhar risoto: 5 opções saborosas de restaurante
1. Bombom da alcatra selada na manteiga de alecrim
Vamos começar com o “pé na porta” já, porque a combinação que está prestes a conhecer é coisa fina, é prato que você só encontra em restaurante chique mesmo. Estou falando do bombom da alcatra, carne super macia e saborosa, anote aí:
- 600g de bombom da alcatra em medalhão (ou da sua preferência);
- Sal, alho, pimenta-do-reino e alecrim a gosto;
- Manteiga suficiente para selar a carne.
A ideia é fazer pequenos medalhões, temperar, aquecer ao máximo a manteiga com um fio de óleo para não queimar e selar os lados da carne. O tempo médio para cortes altos é de 2 minutos no fogo alto para cada lado, regando sempre que virar.
“Certo, mas qual risoto é a melhor pedida para acompanhar essa carne maravilhosa?”.
SUGESTÃO DE RISOTO: prepare um inesquecível risoto de parmesão fresco com um toque de vinho branco, é simplesmente a combinação dos deuses, receita abaixo:
2. Medalhão de filé mignon ao molho madeira
Impossível falar de risoto e carne e não mencionar o medalhão de filé mignon ao molho madeira. Você encontra facilmente o medalhão cortado no tamanho certo, o que facilita no preparo. Como tempero para a carne, prefira:
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Ervas finas
- Bacon em pedacinhos
O bacon pode ser frito juntamente ao selar a carne, tenho que dizer, ele traz um sabor maravilhoso, deixando o prato com um ar profissional.
A recomendação é combinar com um risoto bem cremoso, mas de sabor mais suavizado. Sendo assim, recomendo o risoto de queijo Gruyère ou até mesmo o Emmenthal, que tem uma acentuação menor.
Na hora de finalizar é só colocar uma pequena porção de risoto, dois medalhões de filé mignon e espalhar o molho madeira com pedacinhos de bacon por cima.
3. Coxa e sobrecoxa de frango suculenta na marinada
É muito comum as pessoas deixarem a coxa e sobrecoxa de fora desse cardápio, acreditando que não combina. Pelo contrário, esse corte tem muita suculência e a possibilidade de fazer casquinha com a pele traz ainda mais textura à refeição.
Porém, para deixar a carne saborosa de verdade, o ideal é preparar uma marinada bem cítrica, com bastante tempero natural e azeite, veja uma sugestão:
- 1 tomate cortado
- Folhas de louro
- 2 cebolas médias cortadas
- Salsinha e cebolinha a gosto
- 2 + ½ colheres (sopa) de sal
- 10 azeitonas sem caroço
- 1 colher (sopa) de pimenta calabresa
- 1 colher (sopa) de tomilho
- 150ml de vinagre de maçã
- 150ml de água
Bata todos estes ingredientes no liquidificador até formar uma mistura cremosa, adicione na carne e deixe marinar por 2 horas. Em seguida, é só assar.
SUGESTÃO DE RISOTO: experimente preparar um risoto de alho-poró com pedacinhos de palmito, fica simplesmente incrível!
4. Steak ao ponto selado na manteiga com molho especial
Agora, se você é do tipo “minimalista” e gosta apenas do risoto com uma carne mais simples, a alternativa é preparar um belo steak ao ponto, como picanha na frigideira, que entrega suculência e um sabor como nenhuma outra carne. Como molho escolha entre:
- Molho cremoso de mostarda.
- Molho de chimichurri.
- Refinado molho de funghi que combina até com o risoto.
- Sugestão de molho de gorgonzola.
- Sugestão de molho com redução de vinho e cogumelos.
O risoto aqui pode ser mais leve para contrastar bem com a carne, como o risoto de palmito ou risoto de legumes, mas pode caprichar nos temperos secos e no caldo usado para engrossar o arroz para deixar o sabor no ponto!
5. Fraldinha assada no molho incrementado
Fraldinha é uma carne de fibras longas, especialmente indicada como uma das melhores carnes para churrasco, quando assada resulta em uma carne realmente macia e saborosa.
Por conta disso, casa muito bem com diferentes risotos, uma vez que não possui sabor tão forte com outras carnes.
O interessante, no entanto, é deixar a carne em contato direto com o tempero, que pode conter: sal, pimenta-do-reino, açafrão, tomilho, alecrim, manjericão fresco, mostarda, cerveja preta ou clara, azeite, limão, enfim, tudo que quiser para marinar.
Depois de temperada, leve ao forno com papel-alumínio por cerca de 1 hora fechado, mais alguns minutos aberto para dar cor e dourar a carne.
Para o risoto, ouse fazer um maravilhoso risoto de bacon com presunto Parma e um toque de queijo Gruyère, pois será o complemento perfeito para a carne!
Minha intenção hoje foi trazer opções variadas, com receitas mais simples como a coxa e sobrecoxa ou com essa última, em que o risoto tem um preparo diferenciado, mas todas bem fáceis de fazer, qual você gostou mais?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas de carnes para acompanhar risoto. Então, aproveite e compartilhe com amigos e familiares para surpreender todo mundo. Até a próxima!