Para quem não costuma consumir carne de carneiro, algumas receitas são mais indicadas, com o carneiro ensopado, você sabe fazer?
Quando pensamos em ensopado, normalmente temos o passo a passo ideal na cabeça, afinal, ensopado é ensopado em qualquer lugar. Apesar de na teoria ser bem isso mesmo, na prática a conversa muda, pois essa carne demanda mais cuidados.
Foi pensando nisso que eu separei um preparo simples que servirá de base para você escalar suas receitas. Não deixe de conferir, as dicas estão imperdíveis!
Carneiro ensopado: aprenda agora uma receita simples para fazer sempre que quiser
Antes de ir ao açougue comprar sua carne, tenha certeza de trazer carneiro para casa, hein? Falo isso porque é comum confundir carneiro e carne de cordeiro. Porém, ambas as carnes são do mesmo animal, mas em fases diferentes do crescimento.
E não bastasse essa “pequena” diferença, é fundamental entender que o sabor, maciez e textura, são completamente distintas. Pronto, agora que tiramos isso do caminho, vamos à receita, que é um maravilhoso carneiro cozido.
Ingredientes
- 1 kg de carne de carneiro cortada em cubos médios;
- 100 ml de azeite;
- 2 cebolas picadas grosseiras;
- 3 dentes de alho amassados;
- Colorau, açafrão, cominho, pimenta-do-reino e pimenta síria a gosto;
- 1 colher (sopa) de sal (ou a gosto);
- 50ml de cachaça;
- Alecrim, louro e hortelã a gosto;
- 150ml de molho de tomate;
- 3 tomates picados;
- Cheiro-verde picado a gosto;
- 1 kg de batata bolinha descascada e pré-cozida;
- Água quente suficiente para cobrir a carne.
Modo de preparo detalhado e fácil
- Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue levemente a cebola.
- Coloque o alho e misture até refogar ligeiramente.
- Em seguida, junte o colorau e a carne, misture para agregar os temperos.
- Nessa etapa, é importante dar uma boa selada no carneiro, a fim de segurar sua umidade.
- Passados alguns minutos, você perceberá que a carne está macia e dourada.
- Então, coloque sal, cachaça, temperos naturais, tomate, molho de tomate e misture, refogando por 1 minuto.
- Na sequência, cubra com água, tampe e cozinhe entre 40 a 50 minutos.
- Entretanto, é importante checar o andamento de tempos em tempos, para que a carne fique no ponto certo.
- Após esse tempo, abra a panela e coloque as batatas, deixando mais alguns minutos até terminar de apurar.
- Finalize com cheiro-verde picado, folhas de hortelã e aprecie sem moderação.
Esse é o verdadeiro ensopado de carneiro, feito com calma, cuidado e atenção nos mínimos detalhes. Vale ressaltar, que a receita original costuma levar vinho branco, mas para dar aquela abrasileirada, vamos de cachaça.
Não tem como negar que é uma receita demorada, mas de um resultado que tende a nos convencer pelo paladar. Afinal, a carne desmancha, a batata fica suculenta e puxa parte do sabor do caldo.
E por falar em caldo, você pode usar caldo de legumes no lugar da água. Lembre-se apenas de não exagerar no sal do caldo, a fim de não influenciar no sabor final, tudo bem? Quer ver a receita inteira? Então, confira o vídeo a seguir:
DICA EXCLUSIVA: como fazer o carneiro ensopado na panela de pressão
Se assim como a maioria das pessoas, você está sem tempo para ficar “pajeando” o ensopado, que tal a pressão? Além de entregar um resultado incrível, a carne cozida na panela de pressão, ou melhor, o ensopado cozido fica delicioso.
A base da receita é a mesma, ou seja, refogar os legumes e vegetais, criando assim um caldo bem grosso. Dessa forma, você pode usar cebola roxa, tomate italiano, ervas frescas, alecrim, açafrão, páprica e tudo mais que preferir.
A grande diferença aqui, é que a quantidade de água é menor, pois na pressão a carne libera líquidos. Por conseguinte, quando refogar e selar a carne, coloque água, feche e conte 20 minutos depois que pegar pressão.
O interessante desse preparo é que rende um molho espetacular no fundo da panela, daqueles dignos de carne de panela.
2 segredos para fazer o melhor ensopado de carneiro
Bom, agora que você conhece a receita simples e aprendeu como fazer na pressão, que tal ver algumas dicas assertivas? Lembra que eu disse que era fácil de fazer, mas que a carne de carneiro guardava alguns truques?
Então, fiz questão de elencar os principais pontos de atenção que você precisa ter, de modo a dominar o preparo. Vamos começar pela escolha do corte do cordeiro.
1. Qual a melhor parte da carne de carneiro?
Se estivéssemos falando de cordeiro, eu já ia sugerir logo de cara o carré de cordeiro. Entretanto, precisamos assumir que, apesar de serem os mesmos cortes, a carne tende a mudar no cordeiro e no carneiro.
Nesse contexto, posso me adiantar e dizer que você pode usar os cortes mais baratos, considerados de segunda. Isso porque os preços são melhores, a carne possui qualidade e o sabor é ainda melhor.
E não é para menos, pois me refiro aos cortes que têm ossos, como o pescoço. Dessa maneira, você gasta menos e aprecia um sabor realmente diferenciado, veja mais:
- Pescoço: porção de carne recomendada para ensopados e cozidos longos, inclusive, na panela de pressão.
- Paleta: quando em cubos, a carne da paleta do carneiro é sensacional e valoriza demais o ensopado.
- Pernil: contendo as partes mais nobres do carneiro, o pernil de carneiro temperado para churrasco é o preparo mais comum. Porém, nada impede você de usar no ensopado.
- Aba da costela: assim como o pescoço, a aba da costela apresenta porções de carne ideais para longos cozidos.
2. É preciso escaldar o carneiro antes de preparar?
Embora escaldar o carneiro não seja uma obrigação, saiba que se o fizer, o resultado do prato é consideravelmente superior. Primeiro porque essa é uma carne de sabor intenso, marcante e acaba não agradando tantos paladares como poderia.
Não à toa, a maioria das saladas para acompanhar carneiro têm grandes cargas de hortelã, pois equilibram o sabor. Diante disso, minha recomendação é: procure fazer uma escalda breve, que é suficiente, para isso:
- Corte a carne em cubos médios e dê uma breve lavada em água corrente.
- Feito isso, coloque a carne numa vasilha e cubra com água quente, não fervida.
- O tempo médio fica entre 3 e 5 minutos, não deixe passar disso.
- No fim das contas, nós não queremos cozinhar demais a carne, pois isso a endurece.
Essa é uma alternativa superinteressante de como suavizar o gosto forte da carne de carneiro.
Aliás, muita gente se pergunta o que é bom para amolecer carne de carneiro, mas você não precisa se preocupar. Isso porque o próprio preparo vai deixá-la macia, seja no cozimento em panela convencional ou na pressão!
DICA EXTRA: se possível, compre carne fresca, pois, quanto mais tempo ela tiver, mais cheiro forte apresenta. Um bom indicativo de que a carne não está fresca como deveria, é a coloração escura em excesso. Isso denuncia uma carne mais “passada”.
A receita de carneiro ensopado é uma delícia e agora você sabe tudo a respeito!
Consegui te surpreender com a receita fácil de carneiro ensopado, sim ou com toda certeza? Para quem gosta de carne com sabor presente e ensopados e molhos repletos de temperos, esse preparo é único.
E você, além de ver uma preparação completa com inúmeras dicas fenomenais, ainda descobriu os segredos por trás, né? Aproveite a primeira deixa que encontrar e faça para sua família, todos adorarão.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que este conteúdo sirva como um guia sempre que precisar tirar dúvidas. Aliás, se possível, compartilhe nas redes sociais, adoraria ver mais pessoas conhecendo a carne de carneiro. Até a próxima!