Você quase não acreditou quando chegou no churrasco e a galera assava carne vazio, você mal sabia que era corte. Porém, diante do sabor, você quer muito aprender.
A regionalidade dos cortes bovinos é uma coisa de louco, pois uma mesma carne tem diferentes nomes e termos inusitados. Como você explica para um estrangeiro, por exemplo, que o brasileiro come uma carne chamada de vazio, né?
Então, para revelar a origem da carne do vazio e suas características, eu fiz uma boa pesquisa. Inclusive, combinei tudo isso com minhas experiências, veja o resultado!
Carne vazio: o que é? Qual a diferença da fraldinha?
A carne vazio nada mais é do que uma peça inteira retirada a partir do último osso da costela janela. Localizada na região traseira, muitos chamam o vazio de carne fraldinha, isso mesmo, aquele delicioso corte bem brasileiro.
Entretanto, o correto é separá-los, pois a suculenta fraldinha faz parte do vazio como um todo. Olhando a anatomia da desossa bovina, você percebe a costela janelão, com ossos largos que se afunilam à parte traseira.
Com isso, entramos no corte do vazio quando acaba o osso da costela, que recebe esse nome pela sua localização. Na prática, se você pedir por carne de vazio no açougue, esperando comer fraldinha, pode não funcionar.
Nas regiões mais ao Norte do Brasil, o vazio também é conhecido como fraldão, que se refere à mesma carne. O interessante do vazio, é que na ponta oposta à costela janela, você encontra o final da costela minga.
Contudo, vale dizer que em algumas regiões, você pode encontrar pessoas dizendo que a carne do vazio é a fraldinha. Tudo é uma questão de costume, hábito e regionalidade do corte.
Principais características da carne do vazio
Pessoas mais ligadas à prática churrasqueira, certamente já pegaram a essência da coisa apenas pela localização no boi. Devido à proximidade com as partes da costela, e a própria fraldinha, é uma carne de alta qualidade.
No entanto, você deve considerar um corte mais rústico, afinal, ele carrega todas as outras partes dessa região. E isso exige que você conheça características para comprar exatamente o que procura:
- Corte rústico quando recém-desossado.
- Apresenta muitas nervuras sem a devida limpeza.
- É um corte grande, chegando a pesar mais de 3kg limpo.
- Possui bela capa de gordura, aspecto que representa o verdadeiro vazio.
- Quando limpo, oferece maciez e suculência.
- Em animais de qualidade, possui marmoreio (gordura entremeada).
- Proporciona a inconfundível fraldinha ao seu churrasco.
- Demanda um bom trabalho na “toalete” da carne.
Sempre que eu falo em corte rústico, as pessoas tendem a associar com carne dura, mas não é isso. Acontece que o corte do vazio se refere à uma porção maior de carne que traz diferentes texturas.
Além do que, dificilmente a pessoa compra o vazio inteiro, ou seja, o convencional e recomendado é optar pela fraldinha.
BÔNUS: carne vazio outros nomes para ampliar seu vocabulário churrasqueiro
Muitas vezes, um corte tem diferentes nomes até mesmo dentro de uma região específica. Um bom exemplo é a carne peixinho, também conhecida como coió, lagarto do braço, lombinho e tatuzinho da paleta.
Nesse contexto, é de se esperar que a carne do vazio seja reconhecida por outros termos, separei alguns para você:
- Aba de filé
- Bife de vazio
- Apenas como vazio
- Pacú e “pacuzinho”
- Fraldão (região Norte)
Portanto, acostume-se, porque seu açougueiro pode conhecer apenas alguns desses nomes.
Qual a diferença de fraldinha e vazio? Como pedir corretamente no açougue?
A maior diferença entre fraldinha e vazio, é que a fraldinha é uma porção retirada do corte inteiro do vazio. Logo, apesar de muita gente dizer que não tem diferença entre fraldinha e vazio, eu reforço que tem sim.
Por exemplo, considere um açougueiro experiente na anatomia do animal, e peça simplesmente pelo vazio, sabe o que você comprará? Exatamente, ele vai te dar a peça inteira e não apenas a fraldinha. Se você tiver sorte, ele vai te alertar antes.
Por isso, o correto é pedir fraldinha quando você fizer fraldinha na churrasqueira, e vazio quando quiser explorar novos cortes.
Bife do vazio é a mesma coisa que carne vazio?
Não, o bife do vazio fica na extremidade da peça, fazendo ligação com a capa do coxão mole. Lembra que eu falei sobre o vazio encostar no final da costela minga? Então, é precisamente nessa parte que está o bife do vazio.
A semelhança com a fraldinha é grande, isto é, pouca gordura, fibras longas e suculência elevada. Vale dizer que o corte ganhou muito destaque e virou uma verdadeira febre entre os churrasqueiros mais modernos.
2 formas de assar carne vazio no churrasco para valorizar o corte
Tenho comigo que para você conhecer um corte de verdade, só preparando na prática. Do contrário, você se restringe à teoria e isso não faz o churrasco de ninguém, concorda? Com isso, selecionei duas receitas incríveis, de modo a aproveitar ao máximo.
1. Churrasco de vazio rápido para agilizar a refeição
Começando com um preparo rápido de verdade, queria compartilhar com você o churrasco de vazio rápido. Aqui, você vai utilizar praticamente a peça inteira, fazendo o seguinte processo:
- A primeira coisa é limpar o excesso de gordura, nervuras e membranas.
- Na sequência, meça cortes na espessura de 2 dedos e corte no sentido do comprimento.
- A intenção é separar tiras longas com dois dedos.
- Feito isso, enrole a tira que deverá estar linda, avermelhada e apetitosa.
- Por fim, espete uma carne que parece picanha, mas que é vazio.
- Leve para assar em braseiro forte entre 15 e 20 minutos de cada lado.
- Pronto, aprecie um sabor único e uma suculência inédita.
Acredito eu, que para esse preparo você precisará de pelo menos 2,5kg de vazio bovino.
2. Bife de vazio recheado com bacon e linguiça mista
Agora, se você está com tempo sobrando, minha segunda sugestão é bife de vazio recheado, mas não é qualquer recheio. Isso porque você experimentará uma carne macia recheada com fatias de bacon e linguiça pré-assada.
Ingredientes
- 1 bife de vazio grande e totalmente limpo
- 4 a 5 fatias de bacon de qualidade
- 2 gomos grandes de linguiça mista (ou da sua preferência)
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Enquanto você dá um trato na carne, coloque a linguiça para dourar levemente de todos os lados. Na sequência, espalme a carne, coloque o bacon, posicione a linguiça e enrole bem apertado. Amarre com barbante e leve para assar em braseiro forte.
Evite assar o bife do vazio demais, pois resseca. Então, quando dourar, retire, aguarde uns minutos e bom apetite. Se porventura você nunca tiver feito isso, fique com um vídeo bacana:
A carne vazio tem muita qualidade e versatilidade na churrasqueada
De verdade, quanto você se surpreendeu com a carne vazio? Confesso que eu até conhecia, mas não fazia ideia da quantidade de possibilidades com esse corte pouco apreciado, por vezes.
Bem, eu já sei o que farei no próximo feriado, e você, está pensando no cardápio? Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar o conteúdo e até a próxima!