Por mais que a carne patinho faça parte da nossa rotina na cozinha, complementando incontáveis receitas, existem muitas dúvidas sobre o corte.
Na realidade, a gente fica no piloto automático na hora de comprar as carnes, principalmente para as refeições diárias. E isso nos atrapalha de aproveitar as vantagens que os cortes oferecem, a exemplo do patinho, que é um corte muito versátil.
Então, se você quer saber tudo sobre o patinho, as dicas de hoje são para você. Que tal acompanhar um passo a passo sensacional e conhecer tudo?
Carne patinho: esse corte serve para qual finalidade?
Por ser considerada uma carne magra, o patinho geralmente é usado mais como carne moída, quando muito, para bifes finos. Isso porque as pessoas têm receio de ser um corte mais rígido, justamente pela falta de gordura entremeada.
Contudo, será que tanta qualidade, sabor agradável e maciez, se resumem apenas a moer a peça ou fritar na frigideira? Posso garantir que não. Na verdade, isso é algo que tenho tentado mudar há tempos, ou seja, abrir os olhos das pessoas.
Pessoalmente falando, o patinho é uma das carnes mais versáteis que você pode encontrar no boi. E existem muitas razões para isso, como:
- Alta qualidade, chegando a ser considerada uma carne nobre.
- Fibras médias, mas extremamente macias.
- Em algumas peças você encontra uma gordurinha entremeada que é show de bola.
- Preço razoavelmente acessível, quando comparamos a outros cortes, como coxão mole ou coxão duro.
- Facilidade para encontrar boa qualidade, já que é uma carne popular.
E antes que pergunte, sim, dá para fazer um churrasco de patinho de outro mundo, pois vai bem na churrasqueira.
No entanto, é aquela coisa que eu sempre digo: escolha carnes de excelência e estabelecimentos que trabalham com profissionalismo. Essa combinação dificilmente decepciona e você terá sempre uma carninha à altura das suas receitas.
Qual parte do boi nos oferece a carne patinho?
O patinho fica localizado logo acima do ossobuco do boi, mais precisamente na parte traseira. Para localizar melhor, fica cercado pela fraldinha de um lado, coxão mole do outro e abaixo da alcatra com maminha.
Olhando na lateral do boi, vemos a perna traseira esquerda, onde identificamos o músculo do traseiro, que traz o tutano. Com isso, um pouco antes de chegarmos à coxa que compreende os cortes traseiros, vemos o patinho, lindo e maravilhoso.
Por sua vez, o patinho é um músculo bem maleável e recheado de surpresas. Esse é o momento em que você me pergunta: “surpresa? Mas qual surpresa pode sair do patinho, já que usamos bastante na cozinha e dominamos seu preparo?”.
Qual o segredo do patinho que ninguém conta?
O que estou prestes a te contar, poucas pessoas sabem, pois, o açougueiro profissional nunca revela sua “mágica”. Existe um pequeno segredo para aproveitar as vantagens do patinho, estou falando do seu corte.
Provavelmente você já pediu 1kg de patinho e ficou lá olhando o profissional trabalhar a carne, né? Assim sendo, você se deparou com um corte bem graúdo, alto e arredondado. Podemos dizer que essa é a forma bruta do corte.
Contudo, é possível dividir o patinho em 4 partes distintas, cada uma com características próprias. Existe alguma pior do que a outra? De forma alguma, a intenção não é essa, mas apresentar o famoso “cone do patinho” ou “tatuzinho do patinho”.
Quem conhece esse corte cônico, fala que é o tesouro do patinho, pois é a parte mais suculenta e carnuda. E aqui sim, dá para preparar um baita assado inconfundível. Afinal, temos uma carne macia e fácil de dar o ponto na brasa.
“Parece que eu nunca ouvi falar disso, você não está inventando não, né?”. Claro que não, e para provar tudo que acabei de afirmar, tenho um vídeo surpresa. Nele você encontra um açougueiro e assador profissional, desossando e preparando patinho:
Patinho é carne de primeira ou segunda?
Você quer a versão resumida? Então, saiba que a carne patinho é de primeira qualidade. Tanto é que falamos de uma carne apetitosa aos olhos e que encaixa em praticamente toda receita. Vai fazer strogonoff de carne? Ótimo, patinho é perfeito.
Na maioria das vezes fujo dessa discussão, ou seja, se determinado corte é de primeira ou é carne de segunda. E a minha justificativa, é que atualmente os gados possuem uma genética fenomenal, fator imprescindível das carnes nobres.
Obviamente que encontramos também aquele pobre animal que não foi bem tratado, resultando em carnes firmes e com menos gordura. Essa é a típica combinação das piores carnes para churrasco, mas essa é uma conversa para outro dia.
Portanto, pode comprar seu patinho como sempre o fez, de cabeça tranquila porque está consumindo coisa boa. Porém, se me cabe uma sugestão bacana, experimente comprar o patinho da carne angus. Nesse cenário sim você estará levando o “fino da carne bovina” para casa.
DICA EXTRA: você estava no supermercado e não resistiu àquela bela peça de patinho. Entretanto, quando levamos para casa um pedaço grande, tem um macete para evitar texturas indesejadas. No centro da peça existe uma nervura que precisa ser retirada. Isso porque ela acaba enrijecendo em alta temperatura!
Carne patinho como fazer em 10 sugestões que vão do churrasco às boas refeições
A única coisa negativa sobre o patinho, é que a sua popularização tem custado caro ao nosso bolso, literalmente. Eu preferia muito mais quando as pessoas nem sabiam da existência desse corte excepcional, pois eu pagava baratinho.
“Nossa, mas eu estou com o orçamento contado, e agora?”. Calma, embora não seja uma substituição tão mais em conta assim, a carne lagarto pode suprir suas necessidades. Corte magro da mesma maneira, com sabor agradável e preço atrativo.
Voltando ao assunto principal, separei boas sugestões práticas, mas deixarei também um vídeo muito útil abaixo. Em vista disso, é sua obrigação ficar por aqui e me acompanhar nessas ideias formidáveis de preparos com patinho.
- Churrasco fácil de patinho com sal, azeite, shoyu e alho granulado.
- Patinho assado na grelha com “recheio” de cebola pérola e queijo coalho em pedaço.
- Strogonoff de patinho com creme de leite fresco, cogumelos e um toque de conhaque flambado.
- Mix de patinho e costela minga moído para hambúrguer, o que dá uma carne sensacional para lanches.
- Patinho cozido na panela com cebola, tomate, cenoura e batata cremosa.
- Patinho em bifes grossos preparados como filé à parmegiana com molho e queijo.
- Delicioso bife a cavalo com ovo e parmesão ralado gratinado.
- Peça de patinho recheada com bacon, palito de vegetais e queijo, assado no forno.
- Receita simples de picadinho de carne acebolado, com um toque de molho inglês.
- Abobrinha recheada com patinho moído e queijo ralado, assada diretamente na grelha da churrasqueira.
Você tem todo o conhecimento para tirar máximo proveito da carne patinho!
Não é possível que dentre as dicas de hoje e destas sugestões maravilhosas, você não encontre o que procura? Afinal, dá para fazer desde o churrasco com os amigos, até incrementar a refeição de uma simples segunda-feira.
Sinceramente, a carne patinho é um ingrediente imprescindível em qualquer cozinha. Para enxergar esse potencial, você só precisa se arriscar a colocar a carne em diferentes preparos, só isso.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a atingir outras pessoas ao compartilhar o conteúdo, combinado? Até a próxima!