Quem pretende reproduzir essa iguaria nordestina, mas não sabe qual carne para quiabada deve usar, é essencial se preparar corretamente e não errar no preparo.
Receita muito consumida na Bahia, a quiabada se popularizou bastante, onde leva também o camarão seco e bastante coentro. Embora não seja o mais difícil dos preparos, saiba que a receita guarda segredos, a começar pela carne.
Então, acompanhe as ótimas dicas que separei para auxiliar você a dominar essa deliciosa combinação baiana!
Carne para quiabada: qual usar e que combina melhor?
Conforme uma receita se populariza, mais espaço ela ganha na mesa em diferentes regiões, não é verdade?
É por isso que os ingredientes de uma mesma receita mudam bastante, pois as pessoas adequam ao bolso, à facilidade de encontrar os ingredientes e costumes locais. E isso também aconteceu com a quiabada, onde é reproduzida de muitas formas.
Entretanto, a receita que falamos hoje é a tradicional quiabada nordestina. Dessa forma, na receita original baiana, geralmente são utilizados 2 tipos de carne:
- Carne seca, charque, carne de sol, entre outros nomes.
- Carne bovina fresca.
A grande dúvida, portanto, fica por conta da escolha da carne bovina fresca, qual a melhor? Bom, pode variar bastante, mas as duas opções mais utilizadas são o chã de dentro (coxão mole) e a alcatra, corte mais nobre e suculento.
Com isso, qualquer um destes cortes é bem-vindo para preservar a tradicionalidade da receita de quiabada.
Mas não há outras opções para substituir caso não encontre?
Sim, na verdade você pode utilizar a carne da sua preferência. Por exemplo, há quem troque pela carne de frango que, combinada com o charque, traz um belo equilíbrio de sabores.
Outra carne bovina muito utilizada, especialmente como uma opção mais barata, é o músculo. Isso porque é um corte macio, suculento, com boa fibra e preço camarada. Aliás, você pode experimentar também cortes como:
- Peito.
- Ponta de peito.
- Acém.
- Coxão duro.
DICA EXTRA: quer economizar ainda mais? Então, a alternativa é optar pela carne moída, que tira um pouco da alma da receita, mas que nem por isso fica menos gostoso, vale a pena experimentar!
Passo a passo da receita fácil de quiabada baiana
Ingredientes
- 1kg de quiabo picado em rodelas
- 300g de charque em cubos
- 200g de calabresa em cubos (1 calabresa)
- 1 pimentão médio picado
- 1 cebola média picada
- 150g de camarão defumado
- 500g de alcatra ou chã de dentro
- 3 dentes de alho
- 5 colheres (sopa) de azeite ou óleo
- 3 xícaras (chá) de água
- 1 colher (sopa) de coentro picado
- 3 a 4 colheres (sopa) de azeite de dendê
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
1. Dessalgando o charque
Na panela com água, coloque a carne seca picada em cubos e leve em fogo médio. Assim que levantar fervura retire do fogo, jogue a água fora, lave bem os cubos de carne, cubra novamente com água e leve para ferver. Repita esse processo 2 vezes.
Recomendo que você não faça uma terceira vez, pois isso elimina praticamente todo o sal da carne seca. E como sabemos, carne seca sem o característico sal fica insossa e prejudica o preparo.
2. Como se limpa o quiabo para tirar a baba?
Já esse segundo passo é somente para quem não curte a baba do quiabo, caso não seja o seu caso, é só partir para o próximo passo. Existem muitas formas de eliminar o excesso de baba, separei 2 mais fáceis e práticas.
Quiabo de molho solta toda a baba
Esse método é o mais simples, para isso, corte as pontas do quiabo e leve em uma vasilha com 200ml de água e suco de 4 limões. Deixe de molho por cerca de 30 minutos, depois é só escorrer e lavar, estará prontinho para a receita.
Dê uma leve fritada no quiabo
Em uma panela, adicione um fio de azeite e coloque os quiabos picados em rodelas. Ligue em fogo médio e estimule o quiabo, ou seja, mexendo sempre para não queimar e soltar a baba. Quando começar a grudar no fundo da panela está pronto!
3. Prepare os ingredientes
Primeiramente, você tem 2 opções para cozinhar os ingredientes: preparar na panela de pressão ou levar os ingredientes na panela convencional e deixar cozinhar até amolecer a carne.
O segundo método é o que mais demora, enquanto na pressão fica pronto bem mais rápido, representando economia de gás, por exemplo. E é justamente na pressão que mostrarei:
- Na panela de pressão, adicione um fio de azeite e refogue a cebola até dourar.
- Em seguida, coloque a carne bovina em cubos, o charque dessalgado, a calabresa e o pimentão.
- Mexa bem e deixe refogar por 10 minutos em fogo médio para baixo.
- Agora, acrescente 2 xícaras de água, misture e deixe cozinhar até perceber que a carne ficou mole.
- Depois disso, feche a panela, deixe em fogo médio, quando pegar pressão e o pino chiar, abaixe o fogo e conte 30 minutos.
- Na sequência, coloque o camarão e misture.
- Adicione o quiabo e volte a misturar.
- Junte a última xícara de água, deixando abaixo do nível do quiabo.
- Com paciência, cozinhe para murchar o quiabo por 25 minutos.
- Por fim, ajuste o sal, acrescente o coentro picado e o azeite de dendê, mexa e deixe apurar por 5 minutos.
Ficou com alguma dúvida? Deixarei o vídeo da receita a seguir, dá uma conferida nos detalhes!
Com muita versatilidade, a quiabada é servida com pimenta, arroz branco ou carreteiro e farinha de mandioca. Porém, a combinação com os acompanhamentos fica a seu critério, essa receita é maravilhosa de qualquer forma, concorda?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas de carne para quiabada, não deixe de compartilhar e até a próxima!