Será que existe mesmo esse negócio de carne para cortar de colher ou é tudo balela? Se você nunca viu nada parecido, este conteúdo trará surpresas maravilhosas.
O tema é muito procurado por quem adora uma experiência inédita que surpreenda os sentidos. Isso porque a sensação de degustar uma carne macia o suficiente para cortar com colher é indescritível. Quer saber do que todos estão falando?
Então, me acompanhe nessa jornada que promete mudar sua percepção quanto aos cortes de carne bovina. Mantenha a mente aberta e vamos lá!
Qual a verdadeira carne para cortar de colher? Qual é a mais macia?
Normalmente temos o prazer de apreciar uma carne destas apenas em restaurantes especializados na prática.
Isso porque nem tudo se resume à carne, mas também ao método de preparo, é importante ter isso em mente. Dito isso, uma das principais carnes utilizadas para entregar tal experiência, é o filé mignon, não tem jeito.
Naturalmente macio, o corte é composto por fibras curtas e suculentas, o que o torna perfeito para essa técnica. Posso compartilhar um episódio de quando estava numa cidade vizinha e o restaurante oferecia um prato similar.
O nome no cardápio dizia tudo: “filé mignon de colher”, acho que não preciso falar mais nada, né? Para ter mais precisão, eles usavam o tornedor de filé mignon, corte alto que fica extremamente suculento no interior.
Por conseguinte, o garçom chegava à mesa com aquela carne fumegante e usava apenas 2 colheres para cortar. Para minha surpresa, ele simplesmente puxava a carne com as colheres em sentido contrário e ela se desfazia.
Contudo, posso afirmar com toda veemência que é possível obter esse resultado com muitos outros cortes. Reitero, o método de preparo é o grande responsável por deixar a carne em ponto de corte com colher.
Nesse contexto, para você que achou ser possível degustar um prato desses apenas com carnes exorbitantemente caras, prepare-se. Você verá que nem só a carne angus propicia cortes suculentos!
Entendendo o segredo por trás dessa refeição a que poucos têm acesso
A forma como cozinhamos uma carne determina a maciez e a suculência que teremos no paladar. Então, se você já estava cortando o filé mignon, mas esqueceu de considerar a cocção ideal, atenção hein?
Por mais macio que o corte seja, basta passar do ponto ou cozinhar errado para arruinar suas qualidades. É o mesmo caso de quem faz bife ancho na airfryer, mas desconsidera tempo e temperatura do preparo. Resultado? Bife duríssimo!
Posto isto, afirmo a você que o segredo para o sucesso está na combinação de cocção lenta e baixa temperatura. Como consequência, as fibras musculares da carne são “quebradas”, perdem rigidez e ganham uma maciez absurda.
Um bom exemplo é a carne granito, muito utilizada nos Estados Unidos na preparação do famoso Brisket. O processo por trás da carne de colher pode ser feito com outras carnes, mas aqui ele funciona assim:
- A peça é temperada com um mix incrível de especiarias, condimentos e sal.
- Ela é envolvida por completo nessa camada de sabor supremo.
- Em seguida, a peça é colocada em uma defumadora específica.
- Também chamada de Pit Smoker, essa churrasqueira a lenha trabalha com temperaturas baixas.
- Estamos falando de temperaturas que partem de 90° e podem subir de acordo com o tipo da carne.
- Dependendo do tamanho da peça, a carne pode defumar/assar entre 2 a 5 horas.
- Como resultado, a suculência é verdadeiramente um deleite em nosso paladar.
Quando falamos no Brisket tradicionalmente americano, existem receitas onde a carne é defumada por 24 horas ou mais. Nesse cenário, dá para você puxar a carne com os dedos, imagina com uma colher, né?
Portanto, não importa a carne, se você a cozinhar por um período prolongado e em temperatura baixa, conseguirá cortar com colher. Veja mais a seguir!
5 cortes para cortar com colher com o preparo adequado!
Sabendo como a mágica acontece, fica mais fácil compreender como é possível aproveitar um pouco de tudo. É aquilo que eu sempre comento, vai fazer churrasco de domingo? Então, qual o motivo para ficar preso a determinados detalhes, concorda?
Essa é a maravilha de aprender a preparar carne, dá para replicar processos e técnicas em praticamente todo corte. Por exemplo, eu já experimentei costela no bafo na churrasqueira que dava para tirar nacos carnudos com a colher.
Diante disso, veja uma lista que vai te surpreender pela variedade e espantar pelas possibilidades criativas:
- Paleta bovina: corte recheado de gordura e colágeno, quando assado corretamente chega a desmanchar. Experimente selar a carne primeiro e assar lentamente depois, fica um show de sabor e maciez.
- Peito bovino: esse é o corte mais usado pelos americanos no preparo do brisket. Muita gente acha que é duro e cheio de nervuras, porém, feito da maneira certa é um excelente candidato.
- Carne cupim: você não leu errado, o cupim é uma peça robusta, repleta de gordura e maciez natural. Logo, rende um assado em que você afunda a colher, depois disso pode até jogar fora as facas [risos].
- Costela bovina: a costela é uma fraqueza para muita gente, não é mesmo? Só que poucas pessoas sabem que dá para comê-la de colher, basta usar uma peça alta e cozinhar vagarosamente.
- Coxão mole: provavelmente todos já comeram coxão mole moído, mas já pensou em degustar de colher? É importante escolher uma boa carne, com ótima distribuição de gordura, colágeno e nervuras, fica perfeito.
Em alguns lugares é possível encontrar até mesmo a picanha na manteiga para comer de colher. No entanto, caso não tenha experiência, escolha cortes mais econômicos para não correr o risco de desperdiçar.
Receita bônus de carne para cortar na colher com facilidade e muito sabor
Para mostrar a você como é fácil chegar num resultado satisfatório, dá uma conferida na receita bônus abaixo. Nela nós utilizaremos o cupim, já que é barato, fácil de fazer e fica muito saboroso.
Lembrando que a ideia é preparar cupim na churrasqueira, de modo que a temperatura da brasa seja branda, combinado?
Ingredientes
- 1 peça de cupim de aproximadamente 1,5kg
- Sal triturado e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Manteiga de garrafa a gosto
- Mix de ervas frescas trituradas para mesclar à manteiga
Modo de preparo
- Inicie o processo temperando a carne por toda a superfície.
- Pode ser interessante fazer pequenos furos finos para absorver sabores.
- Em seguida, leve a carne no braseiro intenso, selando de todos os lados.
- O tempo médio aqui é de 15 minutos, virando com frequência.
- Feito isso, retire do fogo e besunte com manteiga e ervas.
- Por fim, enrole em bastante alumínio e volte à churrasqueira.
- Contudo, agora você colocará a carne na parte alta em braseiro médio.
- O tempo pode variar, mas cerca de 3 a 3 horas e meia são suficientes.
- É fundamental virar a cada meia hora para assar uniformemente.
- Passado esse tempo, retire do alumínio e aguarde alguns minutos.
Pronto, nesse momento você terá uma carne perfeitamente cozida, onde a colher desce igual faca quente na manteiga [risos]. Escolha um acompanhamento para cupim assado e seja a pessoa mais feliz do mundo, nem que seja por alguns minutos!
Carne para cortar de colher é uma iguaria que todos deveriam experimentar
Como você viu, não existe apenas uma carne para cortar de colher, pelo contrário. Há um leque considerável de cortes que proporcionam essa sensação incrível no paladar. Tudo que você precisa é de qualidade e do método de preparo apropriado.
Nesse momento, aposto que você já está mais confiante e sabe qual carne irá comprar para testar, né? Pois faça isso, você não se arrependerá em nenhum sentido.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se realmente viu valor nas dicas, compartilhe nas redes sociais para auxiliar mais gente. Até a próxima!