A melhor carne para almôndegas é patinho bovino, pois é um corte magro, tem sabor suave e deixa as almôndegas saborosas. O preparo tradicional consiste em misturar cebola, alho, ovo, farinha de rosca, salsinha, queijo e temperos à carne, amassando e formando bolinhas, é simples.
Pronto, agora você sabe o básico, mas será que dá para aprender truques, segredos e receitas maravilhosas? Para descobrir, confira a leitura e tenha o manual completo sobre a escolha das carnes, além de um preparo único!
Escolhendo a carne ideal para almôndegas conforme a receita
A magia da cozinha é saber que cada receita pede uma carne específica. O patinho bovino é uma excelente escolha para almôndegas por ser magro. Dessa forma, você evita que o excesso de gordura deixe a almôndega esbranquiçada.
Outra coisa, não é só aparência que conta na almôndega, mas também sua consistência e seu sabor equilibrado. Imagina fazer uma deliciosa macarronada de domingo com molho caseiro, mas usar carne sebosa com gosto de gordura?
Nesse sentido, o patinho permite você estruturar bolinhas firmes de carne, macias e com um sabor que não interfere no prato. Por outro lado, se a receita é mais encorpada, vale a pena experimentar outros cortes.
Coxão mole para almôndegas
Depois do patinho, a segunda melhor carne para almôndegas é o coxão mole, também conhecido como chã de dentro. Primeiro porque é um corte mais barato, além do mais, ele traz uma combinação perfeita para receitas marcantes.
Qualidades do coxão mole para almôndegas
- Fibras curtas bem macias.
- Tem um nível razoável de gordura.
- Apresenta certas nervuras interessantes para carne moída.
- Tudo isso dá mais suculência à finalização da receita.
Uma das melhores receitas com essa carne é almôndega ao molho de tomate caseiro com manjericão fresco. Experimente molho rústico e capriche no parmesão fresco ralado.
Coxão duro para almôndegas
O coxão duro é um corte que foi desvalorizado no passado, por conta da genética desfavorável de antigamente. Porém, atualmente isso melhorou muito e o chã de fora virou marca registrada da carne moída.
O corte tem fibras mais longas, ligeiramente firmes e gordura concentrada na superfície. Quer dizer que se você pedir coxão duro moído sem excesso de gordura, é possível preparar:
- Macarrão à bolonhesa com tomate rústico e almôndegas seladas de coxão duro.
- Almôndegas assadas no forno com molho de tomate, cenoura ralada e brócolis de rama.
- Almôndegas simples ao molho de cebola caramelizada com shoyu e mostarda.
Lagarto para almôndegas
A carne lagarto é versátil e considerada corte magro, localizado na divisão entre coxão mole e duro, tem fibras curtas.
Praticamente não existe gordura entremeada, tampouco na camada externa. Ainda assim é muito saborosa porque fica na parte traseira do boi, mas exige certo cuidado no preparo.
Com isso, não passe do ponto no cozimento porque acaba ressecada, afinal, almôndega seca é difícil até de mastigar, concorda?
Acém moído para almôndegas
O acém bovino fica na parte dianteira do boi, mais especificamente sobre a paleta, anterior ao pescoço e abaixo do cupim. Versatilidade, sabor e custo-benefício são as principais qualidades deste corte tão famoso para carne moída.
É um corte magro, apesar da proximidade com carnes ricas em gordura. Mas uma característica sensacional do acém é o seu marmoreio centralizado, que é justamente onde está a riqueza do sabor.
Assim sendo, não é necessário exagerar nos temperos, já que o corte entrega tudo que sua receita precisa no paladar.
Peito bovino para almôndegas
De todas as carnes sugeridas para almôndegas, a minha preferência vai para o peito bovino. Aqui você encontra textura, sabor, colágeno e gordura, a combinação perfeita para criar as melhores almôndegas.
Entretanto, é preciso saber escolher a parte do peito, a exemplo da maçã de peito, que é a ponta da peça. Aí sim os preparos ficam incrivelmente suculentos e apetitosos.
Bombom da alcatra para almôndegas
Por último, o bombom da alcatra divide opiniões por ser considerado a parte mais macia da alcatra. Muitas pessoas, inclusive amigos meus, questionam o porquê de gastar mais, sendo que existe o coxão duro, por exemplo. Olha só o que esperar do bombom:
- Sabor incomparável
- Gordura na medida que traz suculência
- Maciez elevada
- Receitas apetitosas
- Combinação perfeita com molho de tomate
Contudo, o segredo é comprar a carne sem excesso de gordura. Vale ressaltar, a ponta de alcatra não é a carne mais tradicional para moer, mas eu quis apresentar uma opção diferenciada para fugir do cotidiano.
Como preparar a melhor almôndega de carne moída? Segredo revelado!
Escolher uma boa carne é só o primeiro passo para acertar em cheio na receita. Na sequência, entra em cena a preparação das almôndegas que, embora seja fácil, tem toda uma “mecânica” na hora de misturar, anote:
Ingredientes
- 500g de patinho moído
- 1 cebola picada
- 1 ovo
- 4 dentes de alho picados
- Cheiro-verde picado a gosto
- ½ xícara (chá) de farinha de rosca (ou creme de cebola em pó)
- Sal, pimenta-do-reino, páprica, ervas finas, chimichurri e tomilho a gosto
- Mostarda a gosto (opcional)
Modo de preparo
- Primeiro coloque a carne em uma tigela e desgrude os grumos.
- Em seguida, coloque ovo, alho, cebola, parte da farinha, cheiro-verde, temperos, sal e mostarda.
- Agora é colocar a mão na massa e misturar até agregar os ingredientes.
- O restante da farinha de rosca pode ser adicionado aos poucos depois.
- Acontece que a mostarda pode “desandar” a consistência, então, a farinha estabiliza novamente.
- Por fim, faça as bolinhas no tamanho que preferir segundo a receita.
- Então, as almôndegas estarão prontas para fritar, assar ou cozinhar diretamente no molho.
A base é essa, sem segredos ou mistérios, mas a combinação das diferentes receitas é a chave para sabores apaixonantes. Acompanhe um vídeo com os passos completos da receita, aproveite e faço hoje mesmo:
Quanta dica bacana sobre carne para almôndegas, né? Tudo é questão de ajustar, deixe a criatividade ir longe. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar e até a próxima!