Carne para acompanhar feijão tropeiro: Qual combina?

A escolha certa em carne para acompanhar feijão tropeiro valoriza ainda mais a refeição, mas não dita as regras. Afinal, feijão tropeiro já é uma refeição completa.

Eu entendo o apelo de servir uma boa carne assada para incrementar a refeição e marcar a experiência. Porém, eu vejo pessoas equivocadas considerarem apenas carnes bovinas, mas será que é a melhor escolha? Vamos descobrir?

No conteúdo de hoje, tentarei mostrar a você a carne suprema para servir com o feijão. Mas separei também uma gama poderosa de carnes alternativas, confira!

Surpreenda-se com a perfeição em carne para acompanhar feijão tropeiro

carne para acompanhar feijão tropeiro

O feijão tropeiro é universal e versátil, ainda que nem todo mundo compartilhe dessa opinião. Por conseguinte, toda carne combina que é uma maravilha, como por exemplo, frango assado depois de marinado.

Se você não é uma pessoa chegada em frango, aquela carne cupim assada fica divina e realça as texturas. Todavia, quando eu me aprofundo no tema, obviamente consigo enxergar que determinadas carnes realmente ficam melhores.

Nesse contexto, eu gostaria de destacar a costelinha de porco, acredita nisso? Enquanto as pessoas lembram somente da carne bovina assada, é a versatilidade da costela de porco que rende harmonizações inigualáveis.

Por que a costela suína combina melhor?

Aposto que você conhece uma boa receita de feijão tropeiro, certo? Você entende que é um prato robusto e, muitas vezes, até pesado. Não é por menos, já que o preparo leva linguiça calabresa, torresmo, bacon, temperos e farinha.

Entretanto, quero destacar que embora seja uma refeição com bastante gordura animal, o resultado é um feijão enxuto. Consequentemente, você precisa escolher uma carne mais “puxada” na gordura.

Já imaginou assar a carne lagarto além do ponto e servir com feijão tropeiro? O lagarto é um corte com pouca gordura e fibras mais densas, e exige um preparo certeiro para ficar suculento. A costelinha, por outro lado, tem características únicas:

  1. Sabores contrastantes: somente experimentando para perceber como o sabor marcante da costelinha combina com o feijão. Esse contraste é bem-vindo à mesa e equilibra demais a refeição.
  2. Maciez a cada mordida: não importa o método de preparo, a costelinha sempre fica macia. Porém, se você assar lentamente em baixa temperatura, terá a melhor carne possível.
  3. Presença de gordura na medida: a costelinha possui uma camada de gordura feita para acompanhar o feijão. Além de deixar a carne suculentíssima e saborosa, agrega umidade ao prato principal.
  4. Flexibilidade nos preparos: quer uma carne mais simples? Costela com sal, pimenta e limão atende bem. Gosta de sabores incrivelmente marcantes? A costela barbecue é espetacular com feijão tropeiro.

Receita surpresa de costelinha suína para acompanhar feijão tropeiro

Eu simplesmente não poderia deixar de apresentar a você uma sugestão de receita incrível. Essa eu carrego no coração e faço sempre que possível. Se por acaso não gostar de alguma especiaria e tempero para carne de porco, basta substituir, certo?

Ingredientes

  • 1kg de costelinha suína com boa capa de gordura e camada de carne
  • 4 dentes de alho bem picados
  • 2 cebolas picadinhas
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) de sal ou a gosto
  • Pimenta-do-reino, páprica picante e pimenta calabresa a gosto
  • 1 xícara (chá) de vinho tinto seco
  • 1 xícara (chá) de molho barbecue pronto ou caseiro

Modo de preparo

  1. O segredo do preparo está no tempero da costelinha.
  2. Para isso, faremos uma marinada para costelinha de porco bem rápida.
  3. Tempere com alho, cebola, açúcar mascavo, sal, pimenta e especiarias.
  4. Massageie brevemente a peça e reserve na geladeira por 2 horas.
  5. Quando faltar uns 15 minutos, coloque o forno para pré-aquecer.
  6. Em seguida, disponha a costelinha numa assadeira.
  7. Coloque também o restante do tempero por cima.
  8. Agora, regue a carne com o vinho e cubra com alumínio.
  9. Leve ao forno por cerca de 1 hora, abra e pincele o molho barbecue.
  10. Por fim, deixe dourar por mais uns 30 minutos.

Olha só que receita campeã para arrancar suspiros à mesa, não é mesmo? Outra coisa bacana é adicionar legumes para servir com carne assada. Aí sim você terá um banquete dos deuses, hein?

DICA EXCLUSIVA: quanto mais tempo marinar, mais macia e suculenta ficará a costelinha!

A qualidade da carne é fator determinante para a maciez do assado, isso é fato. Porém, essa característica só proporciona suculência até certo ponto, depois disso, cabe a você intensificar a umidade com alguma técnica.

Pessoalmente, eu não consigo enxergar um método mais eficiente do que a marinada para cortes suínos. Aprender como marinar carne de porco é a melhor coisa que você pode fazer, sem exagero.

No caso da costela, eu ainda adicionaria suco de limão, azeite e um toque de suco de laranja. Por conseguinte, faria uma marinada de 8 horas para garantir que os sabores realmente se fixassem na carne.

Duas carnes que ficam igualmente fantásticas e que podem ser alternativas para você, é pernil ou lombo. O pernil tem um pouco mais de gordura e se assemelha bastante à costelinha. Já o lombo é aquela carne mais magra e de sabor delicado.

Agora, se você quer diferenciar a ponto de dizer: “minha nossa, como nunca experimentei essa carne antes?”, prove copa lombo. Carne robusta, de sabor marcante e boa camada de gordura, é uma aposta segura e deliciosa!

Toda carne para acompanhar feijão tropeiro é válida e você deve aproveitar!

Bem, agora que eu desvendei a você a respeito da carne para acompanhar feijão tropeiro, posso falar livremente. Evite restringir suas próprias escolhas na cozinha. A grande variedade e a boa experimentação, são ingredientes melhores que temperos.

Digo isso porque para mim não existe essa coisa de carne melhor para isso ou aquilo. Sabendo fazer a “alquimia” dos temperos, toda carne é válida para acompanhar feijão tropeiro.

Em casa mesmo, nós sempre utilizamos coxa e sobrecoxa de frango desossado, especialmente quando está custando R$8,00 o quilo.

O resultado não tem como ser melhor, pele crocante, carne que desmancha e um feijão que “desce dando risada”. Mantenha a mente aberta, procure boas promoções e tenha surpresas inestimáveis com inusitadas combinações, bom apetite!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, espalhe cada uma pelos quatro cantos da internet. Comece pelas suas redes sociais e leve dicas valiosas aos amigos, combinado? Até a próxima!