Já ouviu falar em carne magra? Esse tipo de carne é excelente para quem está em mudança de hábitos alimentares e quer aproveitar o sabor apetitoso das carnes sem prejudicar a saúde.
As carnes sempre foram os melhores acompanhamentos para o cardápio diário do brasileiro. Há quem diga que não consegue montar um prato sem que tenha qualquer tipo de carne para acompanhar. É mais uma questão de costume.
Toda carne possibilita vários tipos de preparo para sair da “mesmice” e provar cada dia uma especialidade diferente. Além disso, são essenciais para garantir ao corpo nutrientes e vitaminas para o bom funcionamento do organismo.
Cada tipo de carne desempenha um papel importante na nossa alimentação, por isso é essencial conhecer todas elas. Nesse artigo, elaborei uma lista de carnes magras e o que classifica realmente um tipo de carne como magra. Confira!
O que são as conhecidas “carnes magras”?
Carne magra ou carne gorda? Como a própria definição já diz, podemos classificar uma carne pela quantidade de gorduras que ela apresenta.
A carne magra, que não contém gorduras, é considerada benéfica e menos agressiva para consumo. Isso porque, gordura em excesso na alimentação pode causar diversas doenças dentre elas, doenças do coração.
A gordura saturada, presente em diversos cortes de carne, é um dos principais fatores que contribuem para o aumento do colesterol LDL, o colesterol mau.
Entende-se por carne magra, aquela que apresenta menos de 10% de gordura em cerca de 100g de carne.
Uma carne de boa qualidade é rica fonte de ferro, zinco, ácidos graxos essenciais, vitaminas e proteínas, que são exigidas em várias dietas para equilíbrio do peso.
Um cuidado que as pessoas precisam ter é avaliar a peça de carne como um todo. Ela pode aparentar ter pouca gordura, mas em seu interior e na composição pode ser rica em gordura. Alguns tipos de cortes já apresentam gordura aparente, essas podem ser removidas na hora do consumo.
Mas se engana quem relaciona carne magra somente com carne de frango. As carnes magras podem aparecer em várias categorias tanto no suíno, bovino ou carnes brancas em geral.
Sendo assim, a quantidade e distribuição do teor de gordura na composição da carne varia muito de acordo com a espécie e também com o corte.
Quais são os tipos de carne magra?
O primeiro tipo de carne magra mais conhecido é, sem dúvidas, a carne de frango, desde que não tenha pele ou gorduras aparentes. O peito de frango é ainda o corte de carne mais seguro para a ingestão, já que as outras partes como coxa, asinha ou sobrecoxa sempre vêm acompanhados de uma boa porção de pele.
A carne de porco é um dos tipos de carne que se equipara bem com a carne de frango, o que muita gente não imagina. É claro, que também depende muito do corte.
É tão saudável quanto um bom pedaço de carne de frango. Cortes como pernil, lombo e paleta suína são super magros e saudáveis.
Os peixes também estão entre os principais tipos de carne magra. Alguns tipos de peixes como o salmão, sardinha e anchova, por exemplo, são tipos de carnes brancas mais gordas. Quem tem problemas com colesterol é bom evitar.
Prefira o consumo de peixes como o badejo, corvina, dourado, carpa, pescada, truta, etc.
As carnes vermelhas, por sua vez, requerem um pouco mais de cuidado. Dentre todos esses tipos que mencionei aqui, a carne vermelha é ainda um tipo que contém mais gordura. Porém, há cortes que podem ser consumidos com moderação.
A Organização Mundial da Saúde indica que o consumo seguro de carne vermelha é de 300g por semana.
Lista de carnes magras
Carnes brancas
- Carne de porco: lombo, paleta, lombinho e lagarto.
- Carne de frango: peito e peito de peru.
Carnes vermelhas
- Vitela: lombo, à vácuo e lombinho.
- Maminha
- Lagarto
- Coxão mole
- Coxão duro
- Alcatra
- Acém
- Patinho
- Músculo
- Miolo de paleta
- Fraldinha
Peixes
- Bacalhau
- Bonito
- Badejo
- Cação
- Carpa
- Corvina
- Dourado
- Lambari
- Linguado
- Merluza
- Namorado
- Pescada
- Tilápia
Outras carnes
- Coelho
- Cordeiro: pernas e outros cortes
- Javali
- Veado
- Carne de cabrito
- Carne de codorna
- Carne de pato
Se a sua intenção é preparar um bom churrasco, nada melhor do que escolher esses tipos de carne magra para deixar a churrascada mais saudável, sem perder no sabor. Como você pôde ver, existem vários tipos de carnes magras além do frango.
A questão para colaborar com um preparo mais saudável é, sem dúvidas, o assado. Quando fritamos as carnes consequentemente as deixamos mais gordurosas, aí por mais que o corte seja magro, você estará ingerindo altos níveis de gordura.
Espero ter ajudado com essas dicas sobre carne magra. Qualquer dúvida que tiver, pode deixar nos comentários que estou aqui para ajudar. Não esqueça de compartilhar para ajudar mais pessoas que têm a mesma dúvida que você. ?
Ola,
Diga-me se faz favor qual a carne vermelha ideal para secar, em musculação, ou seja que tenha 5% de gordura no maximo?
obrigado desde ja