A gente até perde as contas de quantas pessoas ficam confusas quando falamos sobre a carne lagarto, você também fica?
Em cada região do Brasil essa carne recebe um nome diferente, por vezes, recebe um tratamento diferente no corte. Contudo, uma coisa é unanimidade: é uma carne muito saborosa e suculenta, mas é imprescindível escolher o preparo certo.
Nesse sentido, para não correr risco de comprar “gato por lebre” e errar no preparo, saiba o que é lagarto. Confira ótimas dicas e sugestões de tirar o chapéu!
O que é a carne lagarto? Qual parte do boi sai o corte?
Tenho que admitir que ainda não me acostumei por completo com os diferentes cortes existentes e que surgem diariamente. Quando finalmente me entroso com a carne raquete, alguém surge com um tal de lagarto.
Para se ter uma ideia, já conheci muita gente que achava se tratar do réptil, ou seja, daquele lagarto selvagem. Porém, saiba que ainda estamos falando dos cortes bovinos, diga-se de passagem, um dos mais versáteis que você pode comprar.
De forma bem resumida, a carne lagarto está localizada na porção mais traseira do gado. “Nossa, mas então deve ser um corte rígido, ou não?”. Não, muito pelo contrário, é um corte muito macio e com suculência, desde que saiba preparar.
Você já ouviu falar em chã de fora? Não? E quanto ao chã de dentro, é conhecido aí em sua região? Pois bem, aqui falamos de coxão duro e coxão mole respectivamente, mas por que eu estou falando disso?
Simplesmente porque o corte lagarto está localizado entre o coxão mole e duro. Portanto, ele fica ali “no meio de campo”, separando ambos cortes muito consumidos pelos brasileiros.
Olha uma curiosidade: acima do lagarto vem o coxão duro, certo? Porém, se subirmos um pouquinho, chegamos à inconfundível picanha. Com isso, são cortes relativamente próximos, então, não tem como ser ruim, tem?
“Tudo bem, agora que eu sei de onde sai, ainda preciso perguntar, é uma carne macia e boa para churrasquear?”. Para responder isso com assertividade, separei suas principais características logo abaixo!
6 características da carne lagarto para saber antes de comprar
Quem conhece a carne peixinho, pode confundir com o lagarto, pois são bastante parecidas. O formato alongado e a ausência de gordura aparente, são bons indícios que ajudam você a distinguir as carnes. Além disso, temos características como:
- Corte de formato alongado que se assemelha a um “funil”.
- Apesar disso, é ligeiramente arredondado e grosso.
- Diferentemente de outros cortes, possui uma tonalidade mais clara.
- Se você procura uma carne para churrasco com gordura, talvez não seja o corte ideal, pois é magra.
- A combinação destes fatores entrega uma carne realmente saborosa e com uma versatilidade gigantesca.
- Opção fantástica como carne para crianças, já que tem menos gordura.
Essa carne também é conhecida por atender a muitos pratos bem famosos, como o rosbife e o carpaccio. Este último, é um prato preparado a partir de peixe ou carne crua, cortada em fatias bem finas. Uma iguaria que o lagarto atende bem.
Quanto custa 1kg de carne de lagarto?
Devido à sua grande utilização da culinária, é uma carne que passou por grande valorização. Somado a isso, temos a inflação e o aumento periódico das carnes. Tudo isso nos leva a desembolsar a partir de R$34,00 o quilo.
Todavia, são R$34,00 bem gastos, visto que dá para fazer muitas receitas deliciosas e suculentas.
Para que serve o corte lagarto: 8 maneiras de preparar lagarto com suculência e sabor
Tem churrasqueiro que torce o nariz para o lagarto, em alguns casos, é considerada uma carne de segunda para churrasco. De fato, antigamente esse corte não tinha tanta qualidade como hoje, e era considerado inferior.
Entretanto, atualmente a genética bovina é muito avançada, e tem sido constantemente melhorada, a fim de entregar carnes realmente diferenciadas. Inclusive, a criação é voltada a fazer os animais atingirem a máxima qualidade.
Não à toa, temos a picanha Wagyu que é um exemplo vivo de genética combinada com uma criação focada em resultado. Quanto ao lagarto, não pense que por ser um corte mais barato suas qualidades não foram bem desenvolvidas.
Pelo contrário, é uma carne que vai bem em praticamente todo preparo, como:
- Lagarto assado na churrasqueira apenas com sal grosso e “casqueirado” no espeto.
- Lagarto assado no forno com batata, cenoura e cebola.
- Receita incrível de lagarto ao molho madeira que é um arraso.
- Receita de lagarto temperado na manteiga de ervas e assado no forno sobre cama de cebola com azeite.
- Sugestão de lagarto recheado com queijo, bacon, legumes e cebola.
- Sugestão de carne de panela feita com lagarto ao molho de tomates e vinho tinto seco.
- Opção irresistível de lagarto na airfryer bem dourado e suculento.
- Rosbife feito com lagarto é uma iguaria que você precisa aprender a fazer.
Então, eu poderia ficar aqui horas a fio falando das receitas com lagarto, mas acho que você pegou a essência. Vale ressaltar que no churrasco não tem erro, basta temperar com sal grosso, pimenta-do-reino e está ótimo.
Daí você prepara um molho para carne inconfundível e a refeição fica perfeita. Contudo, deixo aqui um vídeo interessante sobre um preparo único com lagarto, confira:
A carne lagarto é magra, mas muito saborosa e versátil!
Bom, agora você não tem mais por onde dizer que não sabe o que é carne lagarto, não é verdade? Afinal de contas, você descobriu as características, preço e algumas sugestões de receitas.
Nesse contexto, provavelmente você chegou à mesma conclusão que eu, ou seja, o corte lagarto é um dos maiores curingas. Com isso, você acaba de ganhar mais uma carne relativamente barata, que dá para fazer desde o assado à carne de panela.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se foram relevantes para você, que tal compartilhar nas redes sociais? Dessa forma, você alcança outras pessoas que sempre acharam que lagarto se tratava do réptil, concorda? Até a próxima!