Quer dizer que você procura um corte diferente para integrar o time das carnes da semana, mas ainda não conhece tudo sobre a carne fraldinha? Você não sabe o que está perdendo.
Isso porque a fraldinha, ou bife do vazio, é uma das carnes mais versáteis e deliciosas, atendendo toda ocasião. Comparada a outros cortes, tem custo-benefício atrativo, tendo em vista a quantidade de preparos. Quer saber tudo a respeito?
Então, esse conteúdo foi desenvolvido sob encomenda para você. Afinal, mostrarei praticamente todo tipo de receita, dicas e onde se localiza no boi. Confira!
Para que realmente serve a carne fraldinha?
Se você nunca ouviu falar, a fraldinha é quase um sinônimo de churrasco de qualidade, principalmente no churrasco na grelha. Porém, ainda assim é essencial comprar uma peça com boa distribuição de gordura, geralmente uma capa recobrindo.
Na realidade, esse corte não possui tanta gordura entremeada, pois a maior concentração está justamente na “cabeça” da peça. Não à toa, algumas pessoas a consideram uma carne magra, embora eu discorde um pouco.
Entretanto, o que mais pesa na decisão da pessoa ao comprar fraldinha, é ter o pensamento preso apenas ao churrasco. Quando na verdade, com a fraldinha você consegue fazer:
- Fraldinha cozida na panela de pressão com aquele molho irresistível.
- Fraldinha assada das mais variadas e criativas maneiras.
- Dá para fazer fraldinha na frigideira com uma técnica especial.
- Há quem ainda use o corte para fazer carne moída.
E claro, o churrasco de fraldinha não pode faltar naquele domingão com os camaradas, não é mesmo? Diante disso, eu poderia simplesmente parar por aqui, mas decidi apresentar a você um preparo diferente para cada ocasião, veja!
Dá para fazer fraldinha cozida?
Sim, e tenho que confessar que rende uma das melhores carnes que você já comeu. Uma das características da fraldinha, são suas fibras longas e macias. Por conta disso, quando a gente faz na pressão, ela chega a desmanchar de tanta suculência.
Se você já comeu carne de panela de desmancha, se prepare, a fraldinha vai proporcionar uma experiência gustativa ainda melhor. Veja o que vai na receita:
- 1kg de fraldinha
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- Azeite a gosto
- 2 cebolas cortadas em rodelas
- 350ml de cerveja preta
- 200ml de água
- Sal, pimenta-do-reino, açafrão, colorau e manjericão a gosto
Modo de preparo
- Primeiro, corte a peça ao meio.
- Agora, leve a panela ao fogo para derreter a manteiga.
- Em seguida, adicione azeite para impedir a manteiga de queimar e sele as duas partes da fraldinha.
- Depois, coloque cebola, sal, pimenta-do-reino, água e cerveja.
- Tampe e cozinhe por aproximadamente 1 hora em fogo baixo.
- Comece a contar o tempo após pegar pressão.
- Por fim, tire a pressão e veja a densidade do molho.
- Se estiver líquido demais, ligue em fogo alto e deixe reduzir por mais alguns minutos.
- Prontinho, sirva a carne com o molho sensacional e tenha um prato de restaurante.
Olha, não é me gabando não, mas essa carne de panela com cerveja preta é um arraso. Todos vão elogiar suas habilidades culinárias, pode apostar!
A fraldinha assada no forno com mostarda é um dos melhores preparos
Essa dica vai diretamente para quem acha que a fraldinha serve apenas para cozidos ou churrasqueadas. Estou falando de uma fraldinha assada no forno, com batatas suculentas e um molho indescritível.
Veja se tem como ficar ruim: mistura de manteiga amolecida, alho amassado, mostarda escura e temperos naturais para carne. Daí você tempera a carne, esfrega essa pasta de temperos e leva para assar.
E então, já está pré-aquecendo o forno? Ah, capriche nas batatas para ter um acompanhamento bem suculento e macio. Veja todos os passos no vídeo a seguir:
E fraldinha acebolada, dá para fazer como se fosse bife?
Se você já veio achando que eu estava falando do tradicional bife acebolado, saiba que o negócio aqui funciona diferente. Isso porque a ideia é selar a carne na frigideira para preservar suculência e dar uma camada externa de sabor.
- Coloque alguns pedacinhos de alecrim fresco na frigideira.
- Aqueça a frigideira em fogo médio sem óleo.
- Posicione a carne com a gordura virada para baixo.
- Caso a peça esteja fina de um dos lados, dobre sobre a parte grossa.
- A intenção é derreter levemente a gordura.
- Feito isso, você vai selar a carne completamente dos dois lados.
- Em seguida, tempere com sal e pimenta e transfira para uma assadeira.
- Leve ao forno preaquecido a 210° entre 10 e 15 minutos.
- Enquanto isso, coloque azeite na frigideira para deglaçar.
- Use bastante cebola em rodelas e refogue até pegar a cor da frigideira.
- Sirva a cebola caramelizada sobre finas fatias de fraldinha suculenta.
Preparo muito rápido, fácil de fazer e que proporciona uma refeição magnífica, você precisa experimentar!
DICA EXTRA: cuidado apenas para não passar do ponto, seja na frigideira ou no forno. Acontece que a fraldinha tende a ressecar e, por ser um corte com fibras longas, acaba endurecendo, atenção a isso!
Experimente o churrasco com carne fraldinha para um assado incrível
A fraldinha no churrasco não é uma carne convencional como a alcatra ou contrafilé, e até mesmo a picanha. Esses cortes dependem exclusivamente de sal na hora de churrasquear, concorda? Mesmo porque, ninguém vai marinar a picanha.
Por outro lado, a fraldinha é maravilhosa justamente por viabilizar preparos e sabores inigualáveis. E aqui eu destaco a utilização de ingredientes bem criativos, veja a lista da churrasqueada:
- 1 peça de fraldinha (1,2kg)
- 600ml de cerveja preta
- 1 cebola picada
- 5 dentes de alho amassados
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- Tomilho e manjericão a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
A ideia é muito simples, colocar a carne numa tigela grande e adicionar temperos, cerveja e bastante azeite. Depois você reserva pelo tempo que tiver disponível e assa em seguida. Gostou? Então, acompanhe o vídeo que traz mais dicas:
Qual parte do boi vem a carne fraldinha?
A fraldinha está localizada na parte traseira do boi, que é de onde saem os cortes mais macios. Em alguns lugares, é conhecida por bife do vazio, mas esse é um outro corte que falaremos em outro conteúdo.
Para se localizar melhor, a fraldinha fica centralizada após a última costela do boi. Quer ainda mais definição? Então, o corte está entre o final da costela, abaixo do contrafilé e à esquerda da alcatra com maminha. Dentre suas principais características:
- Peça relativamente pequena e fina.
- Apesar das fibras aparentes e longas, tem muita maciez e suculência.
- Possui sabor concentrado devido à larga cobertura de gordura.
- Umidade é o que não falta na carne, mas é preciso cautela ao preparar.
- Para quem gosta de brincar com os pontos das carnes, é fenomenal.
Esse é aquele tipo de corte inconfundível, onde você bate o olho e sabe que é fraldinha. “Tudo bem, mas certa vez eu comi gato por lebre, pois a pessoa falou que se tratava de entranha bovina”.
Nossa, é verdade, quase me esqueci desse detalhe. A entranha é retirada do diafragma bovino, região interna da costela. Certo, mas o que uma coisa tem a ver com a outra?
Bom, a aparência dos cortes é muito similar, tanto pelas fibras quanto pela espessura. Aí está outro corte que recomendo você experimentar!
Tudo que você precisa saber sobre a carne fraldinha, aproveite cada sugestão
O quanto você realmente gostou de saber sobre a carne fraldinha? Consegui te mostrar alguma receita diferenciada? Sabe aquele preparo que basta pensar e a boca já começa a salivar?
Não tenha receio de usar a fraldinha da forma como você preferir, tudo bem? Essa é a vantagem do corte, ou seja, oferecer versatilidade para uma culinária rica em sabor.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas e não esqueça o conteúdo “amontoando poeira” aqui, certo? Para isso, compartilhe nas redes sociais e volte sempre que precisar de uma luz na cozinha. Até a próxima!