Uma dúvida comum entre os consumidores é se a carne embalada a vácuo pode ficar na geladeira. Afinal, sem oxigênio, os microrganismos não podem se proliferar.
Logo, uma proteína que passa por um processo onde teoricamente se retira todo o ar em contato com ela, não deveria sofrer degradação, certo? Na realidade existem muitas considerações a serem feitas sobre esse tipo de embalagem para que a sua segurança alimentar seja mantida.
Nesse texto você vai poder esclarecer muitas questões e entender a melhor forma de preservar as suas carnes. Portanto, vem com a gente e continue a leitura.
Carne embalada a vácuo pode ficar na geladeira?
A resposta simples e geral para essa pergunta é: sim, carne embalada a vácuo pode ficar na geladeira. Entretanto, algumas precauções precisam ser tomadas para garantir a qualidade e segurança do produto.
Isso porque, apesar de remover praticamente todo ar, sempre vai haver um percentual de oxigênio residual que vai permitir que os microrganismos comecem a se desenvolver.
Obviamente que o tempo de vida útil de um produto embalado a vácuo é consideravelmente maior do que aqueles que são submetidos a uma exposição constante ao ambiente. Todavia, isso não significa necessariamente uma garantia de segurança alimentar.
Então, algumas considerações devem ser seguidas para assegurar o consumo desse alimento no seu estado ideal. Dentre elas:
- Temperatura: é muito importante conferir se a sua geladeira está ajustada corretamente. O ideal é que a temperatura esteja entre 0°C e 5°C;
- Local de armazenamento: para quem não sabe, existem partes do eletrodoméstico mais indicadas para armazenar alimentos altamente perecíveis, como é o caso da carne. Por isso, guarde a sua proteína na gaveta superior. Esse local possui as temperaturas mais baixas e evita oscilações de graus, como acontece por exemplo, com a porta da geladeira;
- Confira a embalagem: é imprescindível que a embalagem esteja intacta. Portanto, antes de guardá-la no refrigerador, confira cuidadosamente se existe algum sinal de vazamento ou dano;
- Siga a data de validade: por fim, verifique essa informação indicada na embalagem da carne e consuma-a antes desse prazo. O processo a vácuo prolonga a vida útil da carne, mas ela ainda tem um prazo de validade.
Quantos dias a carne a vácuo pode ficar na geladeira?
Essa pergunta tem uma resposta bastante variável. Entretanto, vamos considerar aqui que todos os critérios de armazenagem foram seguidos.
Dessa forma, uma carne cuja embalagem permaneceu intocada, geralmente, pode ficar na geladeira por cerca de 7 dias. Assim, se você abrir a estrutura ou este tiver algum dano, a proteína deve ser congelada para preservar a sua integridade, qualidade e segurança.
Mesmo assim, vale dizer que, antes de consumir é sempre importante analisar o aspecto geral do alimento.
Por isso, se a carne embalada a vácuo apresentar um odor desagradável, textura viscosa, alterações de cor significativas ou qualquer sinal de deterioração, descarte-a imediatamente, pois pode estar contaminada ou estragada.
Finalmente, agora que você já sabe que carne embalada a vácuo pode ficar na geladeira, que tal conferir alguns benefícios desse processo?
Benefícios do armazenamento a vácuo de carnes:
Além do que já mencionamos, ou seja, que esse tipo de embalagem prolonga a vida útil dos alimentos, por reduzir a velocidade de deterioração dos produtos causada por bactérias, podemos citar outras vantagens, confira:
- Preserva a qualidade: Ao evitar a exposição ao ar, o armazenamento a vácuo ajuda a preservar a qualidade das carnes. Isso inclui a manutenção da cor, textura, sabor e nutrientes essenciais presentes no alimento;
- Previne a oxidação: Esse tipo de armazenamento também evita a oxidação das carnes, pela remoção do oxigênio em contato com a proteína. A oxidação pode levar à perda de sabor, alterações na cor e na textura dos alimentos;
- Prevenção de contaminação cruzada: Por se tratar de uma embalagem impermeável, ela cria uma barreira protetora contra outros alimentos da geladeira ou freezer. Isso reduz bastante o risco de contaminações cruzadas;
- Reduz o desperdício: Ao prolongar a vida útil das carnes, o armazenamento a vácuo ajuda a reduzir o desperdício de alimentos. Isso é especialmente útil quando se compra carnes em grandes quantidades ou durante períodos de armazenamento mais longos.
Conclusão
Em resumo, a carne embalada a vácuo pode ficar na geladeira sim, desde que você siga corretamente as práticas adequadas de armazenamento do produto.
Assim, certifique-se de que a temperatura esteja regulada, que a carne seja mantida no local adequado dentro da geladeira, que o tempo de consumo seja respeitado e que a embalagem da proteína seja mantida intacta.
Dessa forma, a embalagem a vácuo oferece benefícios significativos em termos de vida útil prolongada e preservação da qualidade.
Queremos saber se o texto foi útil para você e te ajudou a esclarecer as suas dúvidas sobre o assunto. Conta pra gente nos comentários.
Obrigada por nos acompanhar até aqui. Boa sorte e até a próxima!