Carne de panela que desmancha: Aprenda como fazer ainda hoje

Depois que você aprende a fazer carne de panela que desmancha, dificilmente escolhe outra receita, porque é fantástico e simples.

Claro, você ainda precisa escolher a carne certa, dominar os melhores temperos e, sobretudo, o tempo de cozimento. Afinal de contas, carne desmanchando não é sinônimo de cozimento excessivo a ponto de ressecar tudo, concorda?

Então, esse conteúdo é tudo que você precisa para fazer ainda hoje a sua receita personalizada de carne suculenta. Está esperando o que para continuar a leitura?

Como fazer ainda hoje uma receita de carne de panela que desmancha

Vamos ser honestos, quem nessa vida não ama carne de panela que desmancha na boca, né? A combinação da carne macia, encharcada com molho e sabor indescritível, é o ápice da culinária.

Porém, existe uma série de pequenos passos e truques que facilitam você chegar nesse resultado!

Ingredientes

  • 1,5 kg de coxão duro;
  • 5 cebolas grandes;
  • Sal e pimenta-do-reino;
  • Páprica doce e pimenta calabresa a gosto;
  • Açafrão e curry a gosto;
  • Azeite suficiente para umedecer o tempero e a carne;
  • 3 batatas cortadas em cubos médios;
  • 1 cenoura grande cortada em cubos médios;
  • Cheiro-verde picado a gosto.

Escolha uma carne boa para cozinhar na panela de pressão

Muita gente me pergunta qual a melhor carne para fazer carne de panela, mas nunca tenho uma resposta pronta. Sabe por que? Porque a escolha da carne é muito particular, tanto pelo sabor quanto pelos preços.

Por exemplo, na receita de hoje vamos usar o coxão duro, também conhecido como chã de fora. E temos bons motivos para isso, como:

  • Carne mais barata e acessível às pessoas.
  • É um corte que tem fibras mais firmes e alongadas.
  • Por isso, a carne que desmancha com facilidade quando cozida.
  • Suporta bem o cozimento, fator crucial para que a carne não vire um “purê”.

“Nossa, só porque eu tinha músculo na geladeira, comprei achando que era uma carne boa para cozinhar na pressão”. E de fato, o músculo fica sensacional como carne de panela, mas não atende tão bem o propósito de hoje.

Para não dizer que estou “puxando sardinha” para o coxão duro, se você colocar alcatra ou contrafilé, ainda prefiro coxão. Como disse, ele é perfeito para ficar macio, soltar fiapos e enriquecer a receita!

Aposte nos temperos para carne de panela mais saborosos

carne de panela temperada

Você viu que acima eu já coloquei algumas sugestões de temperos naturais, como açafrão, páprica e pimenta, certo? Então, mas são apenas ideias que você pode usar, uma vez que não influenciam na maciez da carne.

Costumo dizer que o melhor tempero para carne de panela não precisa ser mirabolante, ou seja, exagerado demais. Pelo contrário, “menos é mais” para desenvolver mais o sabor natural da carne.

É por isso que recomendo mais os vegetais e legumes do que os próprios condimentos, como pimenta síria e alecrim. Dessa forma, aposte na cebola, alho, tomate, cheiro-verde, alho-poró e, o meu preferido, talo de salsão picado.

Existe uma técnica francesa que é a base para o caldo de muitos cozidos. A proporção certa é dividir uma quantidade total de cebola, cenoura e salsão em três partes, por exemplo:

  • Você vai precisar de 300g de vegetais para dar corpo e sabor ao molho.
  • Nesse caso, 100g será de cebola, 100g de salsão e as outras 100g de cenoura, tudo picadinho.

Claro, não é obrigatório, mas que ajuda a encorpar o molho e trazer camadas de sabores naturais, ah, isso sim.

Como cozinhar e quanto tempo para a carne de panela ficar desmanchando?

carne de panela que desmancha

Bom, chegamos à etapa crucial do preparo, o cozimento. Não há um método mais apropriado que outro, pois tudo se resume ao que você consegue se adaptar na cozinha.

Nesse contexto, há quem utilize um bom caldo de carne e legumes para formar o molho da carne. Em contrapartida, algumas pessoas apostam na cerveja, mas hoje, faremos carne cozida sem água. Isso lhe parece esquisito? Apenas confira:

  1. O primeiro passo é temperar a carne, espalhando tempero por todos os cubos. Finalize com azeite para agregar os ingredientes.
  2. Após, coloque um fio de azeite na panela e aqueça.
  3. Forre o fundo da panela com toda a cebola.
  4. Comece a arrumar a carne, intercalando com cenoura e batata.
  5. Se achar necessário, salpique um pouco mais de sal e pimenta para garantir.
  6. Feche a panela, ligue em fogo médio e aguarde a pressão.
  7. Quando começar a chiar, abaixe totalmente o fogo e cozinhe entre 30 e 35 minutos.
  8. Se der o tempo e a carne estiver firme, feche por mais 5 a 10 minutos.
  9. Porém, não exagere, pois é melhor apurar depois do que cozinhar a ponto de pôr tudo a perder.
  10. Por fim, abra, espalhe cheiro-verde e sirva essa delícia.

Essa receita é uma loucura, porque os cubos de carne ficam inteiros, mas quando você passa o garfo, desmancha. Portanto, o tempo de cozimento de carne na pressão vai variar. Mas a partir dessa receita, vemos que leva cerca de 35 minutos.

Talvez demore um pouco mais apurando, mas na pressão mesmo, não passa muito disso. Dá uma olhada no passo a passo da receita na íntegra pelo vídeo abaixo:

DICA EXCLUSIVA: se o caldo ficar ralo você pode fazer isso!

Olha, dificilmente essa receita vai ficar com o caldo ralo. Primeiro porque a batata e a cenoura liberam amido, que por si só é um dos melhores espessantes. Segundo, caso isso aconteça com sua receita, deixe ligado em fogo médio/baixo apurando.

O cozimento prolongado tende a engrossar o caldo. Contudo, se não der certo até aqui, você pode aprender algumas técnicas de como engrossar o caldo da carne.

A técnica mais convencional é dissolver amido de milho em água e incorporar ao molho. Só que faça isso aos poucos, do contrário corre o risco de empelotar o caldo, combinado?

Vai ficar faltando apenas o acompanhamento para carne de panela

Se você aprendeu bem como fazer aquela carne de panela que desmancha, nem precisaria de acompanhamento.

Entretanto, todos temos aquele parente que “fareja” o cheiro da comida e chega exatamente na hora, não é verdade? Isso quando a pessoa não fala: “oba, cheguei na hora hein?”

Diante disso, o ideal é respirar fundo e apostar no melhor acompanhamento para carne de panela. Confesso que por mim um arroz bem caprichado, com bastante cebola e alho é suficiente, mas nem sempre agrada a todos. Então, dá uma conferida nessa lista atrativa:

  1. Couve-flor com queijo gratinado, catupiry e bacon frito em cubos.
  2. Arroz carreteiro e salada cremosa de batata com azeitona e ovo.
  3. Arroz de brócolis com espinafre e purê de cenoura com batata.
  4. Risoto simples de palmito com alho-poró.
  5. Risoto sofisticado de gorgonzola com bacon crocante e tomate seco.

O que você achou desta receita de carne de panela que desmancha?

Só não gosta dessa receita quem não é muito fã de carne de panela com cenoura e batatas, não é mesmo? Do contrário, as pessoas até salivam quando sentem o cheiro da carne cozida na panela.

Entretanto, muitas vezes acabamos esquecendo de repetir a dose ou simplesmente ficamos presos a uma mesma receita. Mas saiba que carne de panela pode ser feita com tudo que você imaginar e quiser usar. O negócio é experimentar todas as possibilidades possíveis.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Não deixe de compartilhar com todo mundo, esse é um preparo obrigatório em qualquer cozinha. Até a próxima!