A carne de cordeiro é considerada uma verdadeira iguaria, não apenas pela qualidade, mas sobretudo pelo preço e exclusividade.
É por essas e outras que todo mundo precisa aprender boas receitas, para fazer aquele “investimento” valer a pena, concorda? Se você nunca experimentou, saiba que é uma carne relativamente simples de preparar, com grande versatilidade e sabor.
Diante disso, separei para você as melhores receitas, com muitos detalhes, ótimas dicas e sugestões que você só encontra aqui. Vamos logo conferir as novidades?
Carne de cordeiro: conheça 5 melhores receitas para inovar nas refeições
O cordeiro é uma daquelas carnes que as pessoas sabem pouco a respeito. Poderia citar aqui a carne Angus que, apesar de muito consumida, o pessoal ainda está descobrindo aos poucos.
Isso se deve ao preço bastante elevado e à dificuldade de encontrar em cidades menores, justamente por conta do preço. Somado a isso, temos a grande confusão com o carneiro, ambos representam o mesmo animal, mas em idades diferentes.
Pode parecer mero detalhe, mas isso faz toda diferença no sabor, maciez e, claro, no custo. Hoje você conhecerá boas receitas para acabar com as dúvidas quanto à qualidade e preparo dessa carne fantástica!
1. A paleta de cordeiro fica macia e suculenta dessa forma
Começando pela paleta de cordeiro, esse é um dos cortes mais tradicionais e também um dos mais fáceis de encontrar. Dessa forma, antes que você saia tacando a paleta em temperatura alta, saiba de antemão que o preparo é lento.
Diferentemente de outras carnes, o cordeiro, em especial a paleta, exige um cozimento lento, pois é isso que dá maciez. Além do mais, essa primeira receita é muito prática, leva poucos ingredientes e a carne fica desmanchando:
- 2 paletas de cordeiro com osso (1kg cada);
- 10 ramos de alecrim frescos;
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora.
Olha que fácil, espalhe os ramos de alecrim numa assadeira, coloque as paletas por cima, tempere com sal, pimenta e azeite. Feche com alumínio e leve ao forno preaquecido a 160° por 3 horas.
Quando faltar 30 minutos, retire o alumínio, regue a carne com o caldo da assadeira e volte pelo tempo restante. Ao servir, você pode desfiar uma paleta, que estará desmanchando e regar o restante do molho para trazer mais umidade. É sucesso!
DICA EXTRA: como acompanhamento para cordeiro, sirva um purê de mandioquinha bem aveludado, com bastante manteiga e temperos. Não gosta de alecrim? Troque por tomilho ou quem sabe folhas de louro, também dá certo!
2. Aprenda a fazer carré de cordeiro fácil como de restaurante chique
Provavelmente você já foi a um daqueles restaurantes chiques, onde servem o famoso carré de cordeiro, não é mesmo? Esse maravilhoso lombo do cordeiro serrado com os ossos é uma iguaria de verdade e tem um sabor indescritível.
Além disso, é um corte bem fácil de fazer, pois o ponto da carne aqui é ao ponto ou malpassado. Em vista disso, acredito ter encontrado a receita perfeita para você ter uma experiência digna de um restaurante renomado. Tudo que precisamos é de:
- Azeite com ervas
- 6 carrés de cordeiro frescos e cortados entre os ossos
- Manteiga a gosto para fritar e dourar os ingredientes
- Vagem cozida al dente para refogar na manteiga a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Flor de sal para trazer um sabor diferenciado
- Alho amassado a gosto
- ½ taça de vinho branco ou gosto
É tudo muito rápido e a receita é dividida em duas etapas. A primeira delas é refogar a vagem na manteiga com alho. Já a segunda, é selar o carré com vinho na frigideira. Lhe parece apetitoso? Pois saiba que é e você pega os detalhes na receita:
3. Os amantes da picanha bovina precisam apreciar a picanha de cordeiro
Você já conversou com alguém sobre os cortes de cordeiro? Pergunto isso porque existe essa ideia de que os cortes são diferentes da carne vermelha, por exemplo, é comum isso. Contudo, basicamente todos os cortes são iguais.
Não à toa, a picanha de cordeiro é uma carne extremamente delicada, saborosa e, sobretudo, cara. Pensa numa carne cara, então, mas como falamos de carne de cordeiro e suas receitas, você precisa experimentar.
Para se ter uma ideia, a peça da picanha pesa cerca de 100g. Você não leu errado, a picanha ovina é bem pequena, mas guarda um sabor puramente “mágico”. Uma coisa interessante, é que você encontra a peça da alcatra inteira.
Nesse sentido, falamos da alcatra com maminha e picanha juntas, aí sim temos uma peça de 400g em média. A receita, por sua vez, é mais um assado, pois faremos na churrasqueira, temperando apenas com sal e pimenta-do-reino.
Contudo, a recomendação extra é fazer um molho de hortelã para cordeiro que é um espetáculo. Vale ressaltar, fique de olho no ponto da carne, ou seja, procure assar em braseiro médio até dourar bem. Depois é só alegria, vá sem medo!
4. Pernil de cordeiro assado é pura perfeição e sabor inconfundível
Você ainda está em dúvida sobre o assado para o fim de ano? Que tal experimentar o pernil de cordeiro assado com batatas? Essa é uma receita excepcional para servir naquela reunião familiar.
O segredo do sucesso dessa receita está na marinada para cordeiro, aspecto imprescindível para uma receita memorável. Para isso, você pode usar bastante ingrediente natural e fresco, temperos e especiarias de encher a boca d’água, como:
- 1 pernil de cordeiro de 2kg
- 6 dentes de alho
- ½ garrafa de vinho branco seco
- 4 ou 5 ramos de alecrim fresco
- 5 ou 6 ramos de tomilho fresco
- 1 pimenta dedo-de-moça fresca
- Sal suficiente para esfregar na carne
Primeiro de tudo, esfregue sal na carne e faça furos, colocando dentes de alho nos furos. Em seguida, coloque o pernil numa assadeira, cubra com os temperos, espalhe o vinho pelas laterais e reserve por 12 horas.
Para finalizar, leve ao forno com papel-alumínio por 4 horas, abrindo na metade para regar essa delícia de carne. Quando faltar 1 hora mais ou menos, junte batatas bolinhas pré-cozidas al dente e tenha uma refeição completa!
5. Já comeu risoto de cordeiro? Você não sabe o que está perdendo!
Se você costuma fazer risoto, saiba que o preparo é basicamente o mesmo. A grande diferença aqui, é que precisaremos cozinhar cubos de alcatra de cordeiro. Dessa maneira, coloque 400g de cubos de carne para dourar na panela de pressão.
Inclusive, escolha bons temperos naturais para realçar o sabor da carne, como alecrim, tomilho, manjericão e ervas finas. Um toque especial pode ser açafrão e hortelã que, além da cor, dão um sabor ainda mais inesquecível.
Assim que o caldo da panela secar, entre com algumas conchas de caldo de legumes fresco, a fim de hidratar. Se for fazer como carne de panela na pressão, deixe cerca de 15 a 20 minutos. Por fim, desfie a carne e reserve o molho da panela.
Já para o risoto, refogue bastante alho-poró picado fresco, alho picado e cebola. Por último, entre com arroz e hidrate, tanto com o caldo de legumes quanto com o caldo do cozimento.
O toque de mestre é incluir um pouco de parmesão ralado, lembrando de deixar o preparo mais úmido e encorpado. A carne você também pode colocar no risoto, sem exagerar, ou utilizar em outros preparos.
Pegou toda a versatilidade da carne de cordeiro com estas opções bacanas?
Olha, tenho que avisar: entrar no universo da carne de cordeiro pode ser um caminho sem volta, pois é diferenciado. Nesse contexto, talvez a carne maminha que você costuma preparar pode ficar “sem graça” perto dos cortes de cordeiro.
Brincadeiras à parte, não deixe de provar as ideias de hoje, combinado? Tenho plena convicção de que você vai adorar cada garfada, independentemente do prato ou corte preparado.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se foram úteis e interessantes para você, compartilhe nas redes sociais. Dessa maneira, você me ajuda a auxiliar mais pessoas que têm vontade de provar essa carne, mas o receio fala mais alto. Até a próxima!