Nada melhor do que escolher uma carne boa para bife e variar o cardápio da família, não é mesmo? Um tipo de prato super prático e simples que qualquer um pode preparar. Mas qual é o melhor tipo de carne? Como preparar e deixá-la suculenta?
Como existem vários tipos de cortes da carne de boi, se você não escolher o corte certo para fritar pode correr o risco de seu bife ficar duro demais ou ressecado demais. Aí o jantar ou almoço da família vai por água abaixo.
Sendo assim, resolvi deixar aqui algumas dicas de preparo e dicas de melhores cortes para você virar um expert em bifes grelhados ou fritos. Vamos conferir?
Cuidados Para Fazer Um Bife Suculento e Saboroso
Todo mundo vive em busca do bife perfeito, aquele suculento e ao ponto, com uma leve douradinha, já deu até fome só de imaginar, não é verdade?
Mas para conseguir essa delícia não tem segredo. São coisinhas básicas e simples que deixarão seu bife perfeito. Aliás, quanto mais simples melhor, aproveite sempre o sabor natural dos cortes.
A primeira coisa é escolher uma carne boa para bife que vou te explicar no próximo tópico, mas basicamente, quanto mais gordura maior será a suculência. E cuidado também para não escolher uma carne passada ou estragada.
A segunda coisa que você precisa prestar atenção é na espessura do corte. Um bom filé precisa ter no mínimo 1 dedo de espessura, por que?
Você pode perceber que, sempre quando o bife é mais fino ele fica mais ressecado. E se você quer garantir um bife suculento, peça para o açougueiro cortar um pouquinho mais grosso, faça o teste.
Outra coisa super importante na hora de fazer o seu bife é a temperatura. O ideal para a cocção perfeita do bife é em fogo médio, mas a frigideira precisa estar quente na medida, nem tão quente para não queimar e ressecar, nem tão fria para perder o ponto da carne.
E por fim, a escolha da frigideira. Você precisa escolher uma frigideira de excelente qualidade para não usar tanto óleo. Um fio de azeite ou óleo já é suficiente para fritar o seu bife deliciosamente.
E quanto ao tempero? Nada de incrementar vários tipos de temperos diferentes. A carne vermelha quanto mais natural melhor, de preferência coloque somente sal e pimenta depois de pronto.
Um segredo é que o sal costuma desidratar os alimentos, portanto se você colocar sal no tempero antes de fritar, sua carne poderá perder muito seu suco natural, ficando desidratada e ressecada.
Qual Carne Boa Para Bife Escolher?
Normalmente as carnes com suculência garantida são os cortes da parte traseira do boi. Você pode perceber que estas partes contêm mais gorduras e pouca quantidade de músculos, alguns cortes são até marmorizados, esses sim são perfeitos.
1. Contrafilé
Esse corte é inconfundível, afinal possui como característica uma borda fina de gordura e também alguns sinais de marmorização. É um tipo de corte muito macio e fácil de ser preparado, não precisando fritar por muito tempo. O ideal é 2 minutos de cada lado.
2. Alcatra
É um tipo de carne magra e suculenta. Tem como característica um corte maior do que o contrafilé. Também é uma carne super macia, sendo ideal para vários tipos de preparo além do bife. É conhecida como o tipo de carne mais versátil na cozinha dos brasileiros.
3. Patinho
É um tipo de carne magra com grande concentração de marmorização. Ela fica no limite do coxão mole. Exige um tempo de preparo rápido para que o bife fique bem suculento e macio. É geralmente escolhido para fazer bife à milanesa, pois pode ter uma espessura mais fina garantindo a mesma suculência. Porém, cuidado com o tempo de preparo para não ressecar.
4. Coxão mole
O coxão mole já é uma carne mais limpa visivelmente. É uma peça bem grande que pode pesar até 10 quilos e o corte é bem parecido com o patinho. Possui bem pouca marmorização e quase nada de gordura. É também um tipo de carne magra e bem mais macia que o corte patinho.
5. Filé mignon
O filé mignon é considerado o corte mais nobre do boi, tanto que é usado nas mais altas gastronomias. Um filé limpíssimo, com boa marmorização e suculência inconfundível. O preparo ideal é com espessura de o mínimo de 1 dedo para ficar bem saboroso. Normalmente a peça deste corte possui aproximadamente 2 quilos.
6. Picanha
A picanha também é um dos cortes mais nobres do boi e é a preferida nacionalmente para qualquer tipo de preparo de bife e muito usada para churrasco. A peça de picanha do boi contém aproximadamente 1,1k. A capa de gordura que envolve a carne é o atrativo e característica única da picanha.
A espessura para preparo ideal é de 1 dedo, quanto mais grossa mais suculenta e tenra ela será. A gordura da carne é que dará todo aquele sabor, sendo necessário somente sal para tempero.
Espero que você tenha gostado destas dicas e curiosidades sobre como escolher carne boa para bife. Estes são os melhores cortes que já provei e que deram os bifes mais suculentos.
Se você gostou do conteúdo não deixe de compartilhar para inspirar outras pessoas a preparar bifes deliciosos também. Aproveite e veja também o artigo com ideias de acompanhamento para bife que postamos aqui.
Muito Bom!
Me deu aguá na boca que não resistir e tive que fazer um churrasco .
Adorei,,,,aprendi muito…..