É incrível como existem cortes de carne bovina que recebem os mais diferentes nomes, como é o caso da carne bananinha, muito conhecida pela sua praticidade.
Porém, caso você não tenha tanta intimidade com esse corte ainda, já posso adiantar que seu tira gosto do fim de semana está garantido. Sempre que posso procuro recomendar essas carnes mais diferentes, pois muitas agregam facilidades ao dia a dia.
Dessa forma, continue por aqui para saber tudo sobre a famosa bananinha, como preparar e dicas para transformar suas churrasqueadas. Confira!
Carne bananinha: o que é e onde fica localizado no boi?
O universo do churrasqueiro está repleto de nomes que podem enganar à primeira vista, pois temos o bombom da alcatra, bife do vazio (fraldinha), chã de dentro (coxão mole), chandanca (coxão duro), entre tantos.
Agora, bananinha pode até parecer que foram longe demais ao nomear esse corte dessa forma, mas quando descobrir o que realmente é, você vai pensar: “até que faz sentido”.
Isso porque o corte bananinha nada mais é do que o corte que sai entre os ossos do contrafilé próximo à costela bovina. É como se fosse a carne que preenche o espaço entre os ossos da costela. Por conta disso, a carne possui características bem distintas, como:
- Tiras de 3cm a 4cm.
- Possui um formato alongado e arredondado.
- Dispõe de bastante gordura entremeada na carne.
- Agrega tanto o sabor do contrafilé quanto da costela.
Sendo assim, seu formato, espessura e tamanho lembram muito uma banana prata, por exemplo, vamos ao seu preço.
Quanto custa o quilo da carne bananinha?
Quem pensa que pela atribuição do nome, o corte não possui tanta importância ou qualidade, saiba que pode “cair do cavalo”.
Digo isso porque o custo atual do corte da bananinha varia bastante entre R$40,00 a R$62,00 dependendo da cidade, vamos entender a razão disso.
Primeiramente, a quantidade de bananinha tirada de cada animal costuma ser pequena, o que a torna quase uma exclusividade nos locais que a comercializam. Outro ponto, querendo ou não, é uma carne que tem qualidade superior.
Afinal, estamos falando de um corte retirado entre a costela e o contrafilé, não teria como ser diferente, não é verdade?
Entretanto, o que mais faz pesar no bolso é o protagonismo que a bananinha tem assumido nos últimos anos. Se por acaso você ficou sem entender direito de onde é retirado a bananinha, acompanhe pelo vídeo abaixo que mostra o processo de desossa:
O corte bananinha serve para churrasco?
Esse corte não apenas serve para churrasco, como sugiro fortemente que o faça como tira gosto de churrasco.
Na verdade, o corte é comercializado justamente com esse propósito, ou seja, ser uma carne prática. Não à toa seu preço infelizmente acompanha essa onda de pessoas que buscam um aperitivo para abrir o churrasco com os amigos próximos.
Uma curiosidade: algumas pessoas costumam preparar tanto a bananinha, que a apelidaram de “amendoim” do churrasco, pois não importa a quantidade que você faça, nunca sobra nada.
Além disso, esse corte não exige muita atenção ou manutenção na churrasqueira, isto é, não importa se o braseiro está fraco ou forte demais, visto que o resultado será sempre o mesmo, um petisco saboroso, com carne macia e gordura na medida!
DICA EXTRA: por conter uma porcentagem maior de gordura, pode ser ideal consumir ainda quente, já que ao esfriar pode enrijecer, daí a finalidade de servi-la como entrada, pois todos estão sedentos por carne, então, ficou pronta já sirva!
Como preparar o corte bananinha: 8 sugestões + receita prática
Não tem segredo na hora de preparar carne na churrasqueira, pois basta temperar com sal e pimenta-do-reino e levar à grelha. No entanto, o segredo está em combinar complementos e acompanhamentos que agregam mais valor, tais como:
- Bananinha com molho chimichurri picante.
- Bananinha preparada na manteiga de ervas.
- Sugestão de bananinha com toque de shoyu e cerveja.
- Sugestão de bananinha com molho de mostarda escura.
- Enrolado de bananinha com bacon em tiras.
- Receita de bananinha bovina com creme de alho.
- Receita de bananinha de boteco com cebola e cheiro-verde.
- Opção de bananinha com molho de abacaxi agridoce.
Se você se perguntou em algum momento se dá para tirar a bananinha do porco, saiba que sim. O corte é parecidíssimo e a suculência é a mesma, mas com aquele gostinho de carne de porco.
Receita de bananinha rápida com salada de macarrão
Ingredientes
- Bananinha
- Sal e pimenta-do-reino
- Macarrão
- Pepino japonês
- Azeitona
- Tomate cereja
- Azeite
- Cebola roxa
- Limão
- Mel
- Alho frito
- Queijo parmesão
Modo de preparo
- Tempere as tiras da bananinha com sal e pimenta-do-reino e leve à grelha, deixando até dourar bem.
- Para a salada, corte e pique os ingredientes, reserve.
- Em seguida, misture azeite, suco de limão, mel, pimenta-do-reino, sal, alho frito e misture.
- Depois é só despejar em uma tigela com o macarrão já cozido, misturar e degustar juntamente com a bananinha.
Gosta de acompanhar com o máximo de detalhes? Não seja por isso, veja os detalhes no vídeo abaixo:
O que você achou da carne bananinha que é pura praticidade para dar o pontapé inicial no seu churrasco? Experimente, reinvente temperos e aproveite cada sugestão!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar nas redes sociais para que mais pessoas conheçam esse corte. Até a próxima!