Quer dizer que você ouviu falar da receita de carcaça de frango assada, mas não sabe nem por onde começar? A carcaça é muito utilizada na preparação de caldos de frango, geralmente para compor o tempero de preparos como ensopados.
À primeira vista pode parecer uma receita estranha, mas garanto que você não se arrependerá, pois o sabor é algo incomparável. Sem mais delongas, aprenda como assar carcaça de ave da forma correta!
Veja como assar perfeitamente uma carcaça de frango no forno
Não é de hoje que a carcaça de frango é consumida pelos brasileiros, mas sua procura cresceu nos últimos anos. O período da pandemia foi particularmente duro para muitas pessoas, levando-as a recorrer a carnes mais baratas.
Entretanto, a carcaça é uma das partes do frango que mais têm sabor, sabe por quê? Simplesmente porque a carne que fica nos ossos guarda a verdadeira essência da ave. E isso serve para todo tipo de carne. Anote os ingredientes e o passo a passo:
Ingredientes
- 2 carcaças de frango (use peças com mais carne)
- 4 dentes de alho picados
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Suco de 1 limão
- Raspas de 1 limão
- Páprica doce, alecrim e tomilho frescos picados
- Sal, pimenta-do-reino, açafrão e curry a gosto
- 50ml de caldo de carne
- 1 colher (sopa) de manteiga em ponto de pomada
Modo de preparo
- Antes de temperar as carcaças, ligue o forno a 200°.
- Em um recipiente, coloque alho, suco e raspas de limão, páprica, tomilho, alecrim, sal, pimenta, açafrão, curry e manteiga.
- Para formar um tempero bacana, junte o azeite aos poucos e misture.
- É importante formar uma pastinha maleável e cheia de sabor.
- Besunte as carcaças com a mistura, de modo a espalhar por tudo.
- Na sequência, disponha as carcaças numa assadeira, junte o caldo de carne e leve ao forno.
- O tempo médio é de 30 a 40 minutos, mas acompanhe o assamento.
- Vire as carcaças na metade do tempo para dourar por completo.
- Por fim, retire do forno, aguarde alguns minutos e sirva-se.
Essa receitinha fica uma delícia com um arroz branco com legumes e uma salada fresca de rúcula e tomates cerejas, bom apetite!
DICA EXTRA: quais os cuidados com a carcaça de frango antes do preparo
Acredito que existem dois pontos de atenção no preparo da carcaça da ave. O primeiro seria quanto à limpeza, ou seja, a higienização da carne.
Nesse caso, você pode apenas lavar bem em água corrente e esfregar limão ou vinagre, de preferência de maçã. Depois é só lavar novamente e dar continuidade à receita. O segundo ponto é quanto à procedência da carne.
Dessa forma, atente-se à qualidade, ao frescor e à quantidade de carne. Se for possível, utilize a própria carcaça do frango que você desossa. Com isso é possível garantir um corte fresco e seguro para suas receitas.
Dá para assar carcaça de frango na churrasqueira?
Sim, é possível assar carcaça de frango na churrasqueira, inclusive, é quase uma tradição do churrasco dos gaúchos. Antigamente, os açougueiros gaúchos retiravam os cortes do frango e naturalmente sobrava aquela parte central das costas da ave.
Isso era motivo para reunir a galera em volta da fogueira para assar deliciosas carcaças e, acredite se quiser, temperadas com sal grosso. Para não dizer que estou inventando moda, aqui está o vídeo da desossa e do preparo da carcaça, aproveite:
Experimente também o ensopado de carcaça de frango
Agora que você descobriu sobre a receita de forno e o churrasco de carcaça, chegou o momento de falar de sabor. Claro, assar o corte é delicioso, não me entenda mal, mas preparar um ensopado de carcaça de frango é algo indescritível.
Todo mundo sabe que o frango é uma das melhores carnes para fazer ensopado, mas você sabe a razão disso? Se você respondeu que é por causa dos ossos, parabéns, acertou em cheio.
Veja bem, na maioria das vezes a pessoa cozinha a carcaça apenas para fazer o caldo caseiro de frango. Entretanto, juntar ingredientes como cebola, alho, cenoura, batata, tomate, ervilha, milho e bons temperos, rende um ensopado de primeira.
Qual a diferença entre frango carcaça e frango comum? Como comprar?
Quando se fala em carcaça de frango, muitos ficam em dúvida, pois no mercado existem diferentes tipos de produtos. O mais tradicional é o frango comum, que é a ave inteira, esse vem até com os miúdos, inclusive pescoço.
Já o frango carcaça é aquele que você compra sem os miúdos ou pescoço, logo, ele vem a carcaça inteira. Todavia, esse produto traz também todos os cortes, como asinha, coxa, sobrecoxa, peito e por aí vai.
Já a carcaça de frango, foco deste conteúdo, é aquela parte que sobra após você retirar desde o peito até a asinha. Logo, são os ossos com fragmentos da carne. É importante destacar isso para que você saiba como preparar certinho, né?
Gostou do conteúdo de hoje? Então, compartilhe para que mais pessoas percam o preconceito e passem a dar mais valor a todas as partes das aves, até a próxima!