Camarão na churrasqueira não é o assado mais tradicional, mas nem por isso deixa de ser espetacular e fácil. Quer descobrir como preparar?
Quando pensamos em carne assada, normalmente a cabeça fica revisitando cortes como picanha, alcatra, linguiça e carne de porco. Agora, levar a delicadeza do camarão à grelha, será que é uma boa alternativa? Como evitar que fique borrachudo?
Para acabar com essas e outras dúvidas que certamente surgirão, o conteúdo de hoje está fenomenal. Dá uma olhada no guia que eu montei e vamos lá!
Camarão na churrasqueira? Como assar em 3 passos práticos + dicas campeãs!
Eu não acredito que até hoje você nunca comeu um churrasco de frutos do mar, é verdade mesmo? Nossa, você não sabe o que está perdendo. Não vou negar, é tudo muito diferente e as texturas são únicas, mas o sabor, esse sim é inacreditável.
Dentre as opções de assados nesse churrasco, como lula, polvo, ostras e vieiras, para mim o camarão se destaca. Não sei porque, mas aquela carne macia, delicada e temperadinha conquista meu paladar. Ah, e pode conquistar o seu também.
Nesse contexto, se você já cansou de fritar camarão do jeito tradicional, é hora de enveredar pelo lado rústico da coisa. Separei o preparo em passos bem práticos, assim você entende desde o tempero até o cozimento na grelha!
1. Qual o melhor camarão para fazer na churrasqueira?
Embora seja uma questão lógica, você não vai comprar aquele camarãozinho pequeno para assar na churrasqueira, né? Além de modesto no sabor, a consistência não combina bem com a temperatura da brasa.
“Ah, já sei, é só fazer em brasa fraca que dá certo”. Pode até dar, mas eu não arriscaria, pois, o tempo necessário para cozinhar em fogo baixo vai acabar deixando borrachudo. Então, será que existe algum camarão ideal para churrasco?
Sim, e olha que não existe apenas um, mas alguns tipos “monstruosos” que são perfeitos para grelhar. Aqui eu separei 4 opções que podem ser fáceis de encontrar:
- Camarão Rosa: esse é o camarão que você procura. Com um sabor que beira o adocicado e uma carne de consistência firme e suculenta, certamente ninguém sentirá falta da alcatra ou contrafilé.
- Camarão Tigre: quer uma versão de camarão que parece ter saído de um filme? Gosta de sabores intensos? Então, o camarão tigre é a pedida certa para criar molhos que combinam com camarão no churrasco.
- Opção de camarão gigante: o nome dispensa qualquer tipo de atribuição. É grande, carnudo, rústico e a textura é uma das melhores para aguentar a brasa quente. Ah, é ainda mais fácil de preparar.
- Opção de camarão sete-barbas: se você associa frutos do mar com o gostinho salgado, vai amar o camarão sete-barbas. A potência no paladar e a textura consistente permitem temperos elaborados.
O ponto mais importante é escolher um camarão que facilite o manuseio, tempero e cozimento. No mais, seja feliz na sua escolha!
2. Como temperar camarão para churrasco + dicas para arrasar no sabor
Se para você esse churrasco não tem cara de churrasco, saiba que já vi muitas receitas em primeira mão. Na maioria delas, o pessoal gosta mesmo é de usar apenas sal, pimenta e azeite. Eu, por outro lado, sou do time que adora “exagerar”.
O sabor do camarão é tão suave, por que não realçar com variados temperos naturais, né? Sendo assim, mantenha a mente aberta, saiba que tudo combina e quanto mais diferente, melhor fica grelhado.
Sugestão de ingredientes
- 400g de camarão sem casca (com cabeça e rabo);
- 2 ramos de hortelã picados;
- Cheiro-verde picado a gosto;
- ½ maço de salsa picada;
- Suco de 1 limão siciliano;
- Sal pimenta-do-reino e azeite a gosto;
- Espetos de madeira.
Você não viu errado, nós faremos um maravilhoso espetinho de camarão. Quanto ao tempero, basta picar bem as folhas, adicionar azeite, suco de limão, sal e pimenta-do-reino. Misture tudo muito bem e passe os camarões.
A ideia é formar uma camada de tempero verde sobre os crustáceos. Dessa forma, a brasa será ainda mais eficiente para realçar os sabores.
3. Como assar camarão na churrasqueira sem dificuldade?
E por falar em brasa, chegou um dos momentos mais aguardados, e também o mais importante. Diferentemente da maminha ou fraldinha para churrasco, onde você coloca no alto da churrasqueira, o camarão é o oposto.
Nesse sentido, coloque uma chapa vazada sobre a brasa quente, espere alguns minutos até esquentar e acomode os espetinhos. Olha que curioso, esse é o estilo japonês de assar carne na brasa.
Para se ter ideia, o tempo varia de 1 minuto e meio a 2 minutos no máximo. Claro, isso para camarões médios/grandes. Por outro lado, camarões maiores podem exigir alguns segundos extras.
“Ah, mas não tem como fazer no método tradicional?”. Sim, mas dessa maneira é necessário ficar de olho na cor, pois é isso que indica o ponto. Gosto de dizer que tudo vai do tempo disponível.
Pode se dar ao luxo de demorar? Então, faça como de costume. Precisa ter mais agilidade porque pretende fazer petisco de camarão? Ótimo, manda brasa que fica pronto rapidinho.
Apesar de ser um preparo ultra fácil, ainda assim vou disponibilizar um vídeo que encontrei. Assiste aí, vai que encontra algo novo para agregar no seu churrasco, né?
DÚVIDA FREQUENTE: quanto tempo o camarão tem que ficar no fogo?
Depende de uma série de fatores, como mostrei ao longo do conteúdo. O principal deles é a relação entre o tamanho do camarão, altura e consistência da brasa. Se você pega um camarão grande demais, mas assa lá no alto, vai demorar uma vida.
Se você usa uma espécie menorzinha e põe próximo do fogo, é coisa de minuto. Então, é saber balancear e dosar essa questão. Eu já vi churrasqueiro fazendo camarão como churrasco na parrilla, só para você ter noção.
Outra coisa, para conseguir um sabor mais defumado, que tal considerar algum tipo de lenha para misturar com o carvão? A lenha para churrasco realça os sabores, em especial de carnes mais brandas, como o próprio camarão.
DICA EXCLUSIVA: você já experimentou camarão com bacon? Esse é o momento!
Você achou que desta vez não teria nenhuma sugestão mirabolante para aprimorar o camarão grelhado na churrasqueira? Até parece que não me conhece, eu sempre tenho um truque na manga e, dessa vez, que truque hein? Olha que genial:
- Camarão rosa, sem pele, cabeça ou rabo, lavado e limpo.
- Para o tempero, um mix de pimenta-do-reino, sal, suco de limão siciliano, alho triturado e azeite.
- Generosas fatias de bacon ou presunto de Parma enroladas no camarão.
- Daí você espeta palitos e grelha em braseiro intenso até dourar.
- Para finalizar, abra um pedaço de alumínio na churrasqueira e coloque os embrulhos de camarão e bacon por cima.
- Por fim, deixe assar por cerca de 10 minutos.
Fica um arraso, aromático, suculento e irresistível. Se preferir, dá para “rechear” com parmesão ralado fresco, dá trabalho para fazer, mas deixa ainda mais diferente.
Contudo, para balancear essa sugestão, que tal fazer legumes grelhados na churrasqueira? Olha que estratégia sensacional para quebrar a potência do bacon e valorizar a harmonização com o camarão, aproveite!
Camarão na churrasqueira é a coisa mais deliciosa e versátil que existe
Pode falar o que quiser, mas camarão na churrasqueira bem-feito é capaz de superar cortes bovinos, suínos e frango. Duvido que depois de tanta dica bacana você não tenha ficado com água na boca, eu sei que fiquei.
É justamente por isso que já estou procurando entradinhas que combinam com camarão, quero fazer uma mesa bem farta mesmo. Sugiro que faça o mesmo e tire suas próprias conclusões.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. De verdade, que este conteúdo possa ter ajudado você a ver as coisas diferentes. Por isso, compartilhe com mais pessoas e até a próxima!