A bisteca na churrasqueira nem sempre é a primeira escolha na lista de carnes, mas depois que você aprender como fazer, essa percepção vai mudar por completo.
Também conhecida por chuleta em alguns lugares, é uma carne nobre pouco aproveitada. E digo pouco, porque esse corte tem potencial para se tornar a principal carne do churrasco, já que une maciez com sabor provindo do osso.
Com o intuito de facilitar seu próximo churrasco com uma opção realmente vantajosa, selecionei ótimas dicas para dominar esse maravilhoso corte bovino. Confira!
Bisteca na churrasqueira: como fazer corretamente + sugestão de tempero
Ainda que cortes mais diferenciados tenham ganhado espaço no mercado, a exemplo do chorizo, outras possibilidades, como a bisteca, costumam passar longe do tradicional churrasco entre amigos.
De fato, quando tratamos do termo chuleta, automaticamente cria-se certa barreira, já que as pessoas não associam com a nobreza do corte.
Para se ter uma ideia, há poucos meses atrás o quilo da bisteca estava beirando os R$40,00. Com isso em mente, anote os detalhes do preparo que mostrarei a seguir, a começar pelos ingredientes:
- Sal de parrilla;
- Orégano;
- Salsa e cebola desidratada;
- Azeite e pimenta-do-reino a gosto;
- 4 bifes de bisteca (aproximadamente 1kg).
A primeira coisa a fazer é dar um pique no centro da carne com uma faca. Dessa forma você assegura que a carne não dobre. Aliás, não precisa temperar a carne. Isso mesmo, você deverá levar as bistecas sem tempero algum à grelha da churrasqueira.
Isso porque, faremos um sal temperado com a mistura do sal de parrilla, orégano, salsa e cebola desidratada, azeite e pimenta-do-reino. Em seguida, coloque a grelha a 20cm do braseiro forte e quando selar um lado, vire para selar o outro.
O tempo aqui vai depender da temperatura do seu braseiro aí, mas algo em torno de 5 a 6 minutos de cada lado. Além disso, a altura dos bifes também determina o tempo de churrasqueira.
Por fim, separe a carne do osso, colocando pequenas porções do sal temperado e bom apetite. Acompanhe o vídeo da receita:
DICA EXTRA: por ser uma carne mais alta e com osso, fica muito mais fácil encontrar o ponto certo da carne!
6 receitas de bisteca na churrasqueira para agradar a todos
A sugestão da receita acima é bem “básica”, ou seja, pode servir como base para você incorporar outros temperos para churrasco, molhos marcantes e acompanhamentos incríveis, como aquela farofa de bacon, por exemplo.
É provável que você vá se identificar com muitas das sugestões a seguir, basta anotar e reproduzir depois!
- Chuleta de boi com tempero de ervas + pasta de alho temperada.
- Chuleta bovina na crosta de manteiga temperada.
- Bisteca marinada na cerveja preta com mostarda.
- Bisteca grelhada com um delicioso molho de chimichurri.
- Sugestão de bisteca de boi com cebola caramelizada e legumes grelhados.
- Sugestão de bisteca grelhada com molho de queijo + geleia picante.
Qual a melhor bisteca para churrasco?
Como mencionei no início do conteúdo, toda bisteca ou chuleta é considerada um corte nobre, visto que pega parte do contrafilé agregado com o osso. Por si só tais características já entregam carnes de primeira.
No entanto, como todo corte que se preza, existem qualidade e qualidades de bisteca. Por exemplo, se o animal teve uma boa alimentação, isso se reflete no nível de gordura que entremeia a parte da carne próxima ao osso.
Portanto, fique de olho nesses aspectos na hora de comprar a bisteca e, claro, tenha ainda mais atenção na hora de grelhar.
Afinal de contas, é melhor ajustar ou comer uma carne mais ponto do que ter de mastigar um pedaço já ressecado e com as fibras endurecidas, o verdadeiro bife duro!
Tem diferença em preparar a bisteca bovina e suína?
Existem ao menos três grandes diferenças entre assar ou grelhar bisteca bovina e suína. Só que não deixe esses detalhes atrapalharem sua experiência, pois ambas resultam em carnes suculentas e saborosas, vejas a diferenças da bisteca suína:
- Tempero: a primeira mudança é quanto ao tempero, já que pode ser indicado utilizar temperos naturais e cítricos, como limão e laranja, pois realçam o sabor do corte suíno.
- Tempo de grelha: se por um lado a bisteca bovina exige mais tempo, especialmente em cortes mais altos, a chuleta suína não. Isso porque é uma carne que resseca com facilidade, fique de olho.
- Gordura presente: por mais que a gordura suína esteja bem assada, não é tão prazeroso de saborear quanto a gordura da chuleta bovina que traz elegância e sabor incrível.
Além disso, quando for comprar bisteca suína evite pedir bifes altos, uma vez que o centro da carne de porco precisa estar completamente assado. Cenário diferente da carne bovina, em que o cozimento ao ponto agrega suculência!
Para não correr riscos ao preparar a chuleta suína, acompanhe o preparo na churrasqueira com o vídeo a seguir:
Nesse momento você já tem mais domínio sobre a bisteca na churrasqueira, não é mesmo? Traga esse corte para seu churrasco e descubra uma carne com grande potencial para ficar lado a lado de outros cortes igualmente nobres!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe com mais pessoas e até a próxima!