Bisteca frita na manteiga: Receita simples e saborosa

E se a gente juntar duas das grandes paixões na cozinha e preparar uma bisteca frita na manteiga de respeito?

Bisteca por si só já é uma carne sensacional, agora, quando usamos uma manteiga de qualidade, é requinte garantido. Porém, o preparo guarda certos macetes, como uma jogada estratégica de óleo na manteiga, o motivo você descobre abaixo.

A seguir, você vai conhecer uma das melhores receitas com bisteca, dessas de programa de gastronomia. Além é claro, uma das melhores dicas, como sempre!

Guarde essa receita de bisteca frita na manteiga a sete chaves

bisteca frita na manteiga

Só existe uma desvantagem ao usar manteiga no processo de fritura das carnes, é que falamos de uma gordura cara. Em vista das opções baratas de óleo de soja e margarina, parece desperdício comprar manteiga.

Porém, a hidratação dessa gordura se reflete na riqueza do sabor, coloração e maciez da bisteca. Não à toa, se até mesmo picanha na manteiga consegue ter ainda mais sabor, quem dirá a bisteca, concorda?

Dá só uma olhada nessa receita que selecionei, na realidade, é uma bisteca de porco frita na manteiga. Por conseguinte, é muito fácil e fica incrível para acompanhar aquela refeição saborosa!

Ingredientes

  • 1kg de bisteca suína;
  • ½ xícara (chá) de suco de laranja;
  • Suco de 1 limão;
  • 5 dentes de alho picados;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • Alecrim, açafrão, páprica e manjericão a gosto;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga de boa qualidade;
  • Fio de óleo.

Modo de preparo simplificado

  1. Coloque as bistecas numa tigela e adicione os temperos secos.
  2. Em seguida, acrescente os outros ingredientes líquidos, formando assim uma camada espessa de temperos naturais.
  3. O truque é misturar bem para que todas as partes da carne peguem os condimentos.
  4. Feito isso, tampe e reserve na geladeira por 2 duas horas.
  5. Essa marinada para carne de porco rápida é satisfatória e dá mais sabor à carne.
  6. Na sequência, aqueça bem a frigideira.
  7. Agora, adicione manteiga e espere derreter.
  8. Assim que derreter, adicione um fio de óleo na manteiga.
  9. Por fim, frite entre duas e três bistecas por vez.
  10. O ponto ideal é quando a carne pega o dourado da manteiga e aparenta estar suculenta.
  11. Retire da frigideira e deixe descansar 2 minutos antes de cortar para experimentar a verdadeira suculência.

Inclusive, esse passo a passo é perfeito para quem sempre quis aprender como fritar bisteca de porco para ficar macia. Outra coisa, o fio de óleo no azeite evita que a manteiga queime, deixando sabor amargo na carne.

Além do mais, a fritura com manteiga não pode ser em fogo alto, pois mesmo com óleo, certamente vai queimar!

DICA EXTRA: para trazer ainda mais sabor ao preparo, adicione 1 ramo de alecrim na carne e 4 a 5 dentes de alho amassados com casca. Conforme a fritura ganha “corpo”, você pode banhar as bistecas com o caldo, jogando todo o sabor dos temperos e condimentos na carne, apenas experimente!

É saudável fritar na manteiga?

Bom, essa é uma pergunta complicada de responder apenas com “sim ou não”. Isso porque, tudo depende da frequência que você faz fritura, quantidade e qualidade de manteiga utilizada. Além disso, há também a gordura da carne.

Dessa forma, todos estes elementos pesam na hora de planejar refeições que tenham fritura como técnica principal. Diante disso, posso dizer que é muito mais saudável fritar com manteiga do que óleo de soja ou qualquer outro.

A manteiga tem ótima estabilidade em frituras na temperatura adequada. Na prática, quer dizer que a gordura não sofre alterações significativas em sua estrutura natural. E isso faz dela uma excelente fonte de gordura.

No entanto, a conversa muda quando olhamos para os níveis de colesterol e gordura saturada. Essa combinação é grande responsável e contribui para o aumento do colesterol presente no sangue.

Em resumo, você pode preparar pratos com bisteca de porco frita na manteiga sim, desde que:

  • Não exagere nas frituras, ou seja, no máximo duas vezes por semana.
  • Não faça frituras com manteiga em altas temperaturas, pois isso a torna algo nocivo à saúde.
  • Evite ultrapassar a quantidade razoável de gordura em proporção à quantidade de bistecas.
  • Consuma manteigas de alta qualidade, visto que quanto mais barato o produto, mais industrialização possui.

Qual melhor manteiga para fritar?

Para quem pensa que só existe um tipo de manteiga, saiba que há várias opções no mercado, como:

  • Manteiga tradicional sem e com sal.
  • Manteiga fermentada ou também conhecida como manteiga ácida.
  • Opção de manteiga clarificada.
  • Opção de manteiga feita através de um processo artesanal, chamada extrafina ou baratte.

O que muda nestes tipos é o método de produção, que dita os sabores, benefícios e aplicação culinária. Porém, gostaria de destacar uma dessa lista, que é a manteiga clarificada.

Na realidade, seu verdadeiro nome é Manteiga Ghee, originária da Índia, é um produto diferenciado e atrativo. A começar pela sua cor dourada intensa, feita exclusivamente da gordura do leite e água.

Com sabor puxado ao caramelizado e com um aroma que instiga fome, podemos considerá-la ideal para fritar bisteca. E não apenas os cortes do porco, mas também carne bovina, de frango, peixes e até mesmo legumes.

Afinal, esse produto apresenta um ponto de fervura muito maior do que o tradicional, tudo devido à alta densidade de gordura. Com isso, suporta facilmente altas temperaturas sem deixar as reações químicas modificarem suas características.

DICA EXTRA: você já ouviu falar que quanto mais benéfico à saúde, mais caro é o produto? Então, podemos constatar isso com a manteiga Ghee, que tem um preço mais salgado. Contudo, sabendo utilizar e dosando a frequência, é um investimento de alto retorno, não apenas ao paladar, mas sobretudo à saúde!

O que dá para mudar na receita de bisteca feita na manteiga?

Se eu te falar que dá para mudar tudo, você acredita? Para começar, você pode fazer bisteca de boi, ou como é conhecida por aí, a famosa chuleta. Essa sugestão é especial, pois a bisteca bovina é ultra macia e de um sabor espetacular.

Além disso, outra possibilidade é incluir mais temperos frescos, como tomilho, manjericão, tomates cerejas e alho inteiro para fritar junto. Se você é amante de carne, é bem provável que coma bife acebolado com frequência, acertei?

Nesse caso, a manteiga é ainda mais especial, já que deixa aquela sujeirinha fantástica na frigideira. Por conta disso, você pode adicionar um pouco de água, vinho branco ou tinto e até mesmo suco de laranja.

Como resultado, você deglaça o fundo da frigideira, que nada mais é do que extrair um molho para carne único. Sirva bisteca incrivelmente saborosa e um molho que complementa qualquer refeição.

DICA EXTRA: aprenda a fazer uma refeição digna de chef, mas de forma fácil!

Eu poderia ficar horas falando sobre o que servir com bisteca de porco que talvez esqueceria algum acompanhamento. Em outras palavras, há uma gama gigantesca de combinações, mas deixo aqui uma refeição especial, com:

  1. Bisteca supermacia, marinada e frita na manteiga com ervas.
  2. Feijão branco cozido com o couro do bacon e açafrão.
  3. Brócolis cozido no vapor e finalizado na manteiga da fritura da bisteca.

É simples? Muito! Mas “não está escrito” o sabor dessa simplicidade de prato. Vou deixar um vídeo recheado de dicas para te ajudar!

A bisteca frita na manteiga é requintada e simples ao mesmo tempo

Quando você compreender na prática que dá para fritar qualquer tipo de carne na manteiga, nunca mais usa óleo. Estou falando desde alcatra ou contrafilé, até mesmo o maravilhoso patinho, tudo fica mais saboroso.

Portanto, eu recomendo muito que substitua o óleo, pois além do sabor, você está fazendo um favor para sua saúde.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com o maior número de pessoas, somente assim podemos levar conhecimento valioso que muda a alimentação do dia a dia. Até a próxima!