Quer dizer que você está procurando uma receita diferente de bisteca de porco no forno que não dá trabalho e fica incrível?
Bisteca suína assada é muito prática e você pode preparar de inúmeras formas, seja simples ou com ingredientes especiais. Ah, a maior vantagem é usar basicamente o que tiver na despensa, pois a carne combina com tudo.
Então, para conhecer mais essa opção de carne saborosa, aconselho que você acompanhe as ótimas dicas. Afinal, foram escolhidas especialmente para você!
Receita prática de bisteca de porco no forno para todas as horas
Você já percebeu como a bisteca é um corte do porco que tem ganhado relevância nos últimos anos? Não sei dizer se é pelo valor convidativo ou sabor inconfundível, mas a bisteca tem tido uma procura considerável.
Hoje em dia, a bisteca é uma das carnes mais vendidas, ampliando o leque de pratos com bisteca de porco. Prova disso é a sugestão de bisteca feita no forno com extrema facilidade.
Quer apostar como fica espetacular? Então, o primeiro passo é anotar os ingredientes!
Ingredientes
- 1kg de bisteca de porco;
- 4 dentes de alho amassados;
- Suco de 1 limão espremido;
- Tempero para carne de porco da sua preferência (lemon pepper, alecrim, açafrão e tomilho);
- Cheiro-verde a gosto;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 1 xícara (chá) de molho de tomate;
- Páprica picante ou defumada a gosto;
- Azeite a gosto;
- 5 batatas cortadas em canoa;
- Orégano a gosto (para a batata);
- 4 colheres (sopa) de maionese (para a batata);
- ½ xícara (chá) de molho de tomate (para a batata).
Quer um segredinho que faz toda a diferença no sabor? Então, coloque todos estes temperos na carne, como se fosse marinar carne de porco. Em seguida, dê uma boa massageada e reserve por 1 hora na geladeira.
Primeiro, a carne vai absorver melhor todos os temperos. E outra, é tempo suficiente para o limão “quebrar” as proteínas da bisteca, ou seja, mais tempero entra na carne. Isso é fundamental para não ressecar na alta temperatura!
Modo de preparo simplificado
- Antes de mais nada, unte uma assadeira com óleo ou azeite.
- Em seguida, transfira as bistecas para a assadeira.
- Inclusive, não deixe de aproveitar o tempero que sobrou na tigela e adicione as batatas.
- Depois disso, junte mais molho de tomate e maionese.
- O pulo do gato é mexer bem, colocando sobre as bistecas na assadeira.
- Feito isso, cubra tudo com papel-alumínio.
- Por fim, leve ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente 45 minutos.
- O último passo é retirar o alumínio e assar por mais alguns minutos até dourar.
Como deixar essa receita de bisteca de porco assada ainda mais incrível?
Conseguiu perceber como é só temperar e assar para ter uma bisteca maravilhosa super ao ponto? Claro, existem algumas coisas que você pode fazer e, sobretudo, saber. A principal delas é não assar sem o papel-alumínio.
Isso porque a alta temperatura direta na bisteca acaba ressecando-a um pouco. Além disso, a própria marinada é imprescindível para manter suculência e compensar um possível ressecamento.
Outra coisa, adicione também cenoura em rodelas junto com a batata, fica divino. Por último, talvez seja muito interessante preparar um molho para carne que seja especial e agregue mais sabor à bisteca.
Nesse sentido, quando terminar de assar, transfira a carne para uma travessa. Quanto ao líquido e “sujeira” que fica na travessa, você pode passar para uma frigideira e finalizar criando um molho com os sabores do cozimento.
Para isso, adicione água, vinho branco ou quem sabe um caldo de carne. Se ficar ralo, basta aprender como engrossar o caldo da carne e servir sobre as bistecas. Olha que ideia genial, você vai adorar o sabor desse molho na carne!
DICA EXTRA: o que servir com bisteca de porco?
Está sem muita criatividade para escolher uma boa combinação? Um ótimo ponto de partida é seguir os mesmos acompanhamentos para lombo de porco.
Falo isso porque são carnes parecidas, onde as combinações são semelhantes a ponto de servir a ambas. Agora, diferentemente da bisteca de porco na pressão, que pede um arroz simples, a bisteca assada pode ser incrementada.
Na realidade, é como toda carne assada que é valorizada com a guarnição certa. Já imaginou assar a bisteca macia e escolher uma farofa seca, deixando a refeição comprometida, você não quer isso, né? Nesse contexto, veja 5 sugestões:
- Bisteca assada com arroz à grega e purê de abóbora.
- Bisteca de porco de forno com arroz de açafrão e legumes salteados na manteiga de alho.
- Experimente as ideias de salada para acompanhar carne assada, como acelga, repolho roxo, tomate cereja, rúcula e vinagre balsâmico.
- Risoto de alho-poró com palmito e toque de limão entrega uma refeição chique, mas prática e rica em sabor.
- A diversidade de receitas com batata é a salvação de qualquer almoço em família. Aposte na batata rústica com alecrim e batata recheada.
Qual a diferença de bisteca e carré de porco?
Cá entre nós, você certamente sabe como fritar bisteca de porco para ficar macia, não é mesmo? Então, provavelmente já se deparou com um corte maior parecido com a bisteca, mas que levava o nome de carré de porco.
Também chamado de costeleta de porco, o carré é basicamente a mesma coisa que a bisteca. Porém, a diferença é que ao invés de cortar a peça para fazer a bisteca separada, o carré suíno é vendido inteiro.
Embora seja um corte delicioso que traz sabor do osso e robustez da bisteca, não fica bom assado no forno. Na verdade, é indicado como carne de porco para churrasco, pois é grande e assa com mais eficiência na brasa.
Achei interessante trazer curiosidade, pois falamos de uma mesma carne, mas que fica completamente diferente quando cortada.
O que achou da bisteca suína no forno? Toda ocasião fica especial com esse assado!
Seja num almoço entre família ou naquela refeição de fim de semana com a galera, bisteca é sempre uma excelente pedida. E agora que aprendeu como fazer bisteca de porco no forno, tem mais uma receita curinga para toda ocasião.
Costumo dizer que bisteca é o melhor corte do porco. Afinal, é muito barato, fácil de incorporar nos diferentes preparos, você acha em qualquer açougue e o sabor é incomparável.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar com aquele conhecido que só sabe fazer lombo de porco no forno. Até a próxima!