O bife de tira é um dos melhores cortes tirado da parte dianteira do contrafilé, onde é cortado no sentido do comprimento da peça. Por isso tem dado o que falar nos restaurantes e churrascos brasileiros, pois fica delicioso grelhado devido à maciez.
Essa é apenas a teoria sobre o bife cortado em tiras. Porém, eu quero compartilhar tudo com você na prática, da origem aos melhores preparos desta carne fantástica. Então, se você quer fazer bonito na próxima churrasqueada, venha comigo!
Saiba como surgiu o bife de tira tão famoso no Uruguai e Argentina
Primeiramente, bife de tira é um dos cortes mais apreciados na churrascaria argentina e uruguaia. Por lá, ele é chamado de bife de chorizo, porque é feito a partir do miolo do contrafilé. Logo, é retirado da parte mais macia e suculenta.
Normalmente o contrafilé brasileiro é cortado em bifes padrões arredondados. Nesse contexto, é uma carne que dispensa comentários, já que entrega toda a maciez que apenas o contrafilé oferece.
Contudo, em algum momento da evolução dos cortes argentinos, alguém decidiu cortar o contrafilé na direção do comprimento. Como resultado, criou-se um corte de espessura média de um dedo e meio, comprido, prático e rápido de fazer.
Qual a vantagem de fazer bife de tira de cortes nobres?
Sempre me perguntam qual o motivo de cortar uma carne nobre apenas para fazer cortes diferentes. As qualidades abaixo respondem a questão:
- Fica mais fácil ver a fibra do contrafilé ao cortar após assado, aumentando sua maciez.
- A camada de gordura é incomparável e fica equilibrada na porção dos cortes.
- O churrasqueiro ganha agilidade porque o assado leva 10 minutos para ficar pronto.
- Por incrível que pareça, o sabor do tradicional contrafilé fica ainda mais marcante.
É mais uma maneira diferente de apreciar uma carne que já faz sucesso na grelha brasileira. Porém, você tem que considerar o custo elevado, pois tem aquela “gourmetização” agregada.
Afinal, o quilo do bife de tira tradicional custa cerca de R$112,00 na carne angus. Em contrapartida, a carne de Wagyu ultrapassa R$375,00 o quilo. Então, tem que ter disposição e, claro, uma “reservinha” para apreciar.
Dá para fazer bife em outros cortes de carne bovina?
Sim, é possível fazer tira de bife de diferentes cortes, a exemplo da picanha. Inclusive, o pessoal usa bastante picanha, filé de costela, alcatra e maminha em algumas regiões do país.
Contudo, leve em consideração a qualidade da carne, do contrário, o resultado pode não ficar tão bacana. E quando falo qualidade, me refiro à gordura entremeada e fibras curtas, além do sabor é lógico.
Uma dica: se você quer comprar o bife tradicional de tira do contrafilé, basta pedir “bife de tiras”, o açougueiro seguirá o padrão. Agora, se você quiser algum outro corte específico, é vital destacar a carne que você procura.
Confira o desmanche e a desossa do lombo bovino inteiro até a retirada do famoso bife no vídeo abaixo:
Como preparar bife de tira? Aprenda os 2 melhores preparos!
Todo mundo tem uma forma preferida de comer os assados. Eu, por exemplo, não troco um bom bife de frigideira na manteiga por churrasco. Da mesma forma que muita gente não dispensa o churrascão.
Estou falando isso porque a forma ideal de fazer este corte é de acordo com sua criatividade e preferência. Desse jeito, dá para grelhar, fritar e assar no forno, desde que você tome os cuidados e siga as etapas.
1. Bife de tira grelhado na parrilla ou churrasqueira
É improvável sugerir outro preparo se não pelo grelhado na churrasqueira de parrilla, assim como os hermanos fazem. Primeiro porque é o preparo mais rápido, e outra, o sabor é inigualável quando bem-executado.
- Separe dois belos bifes com pelo menos um dedo e meio de altura.
- Tempere antes ou depois de assar, eu prefiro colocar sal triturado antes.
- A cocção perfeita pode ser feita na parrilla ou churrasqueira, o mais importante é o braseiro.
- Falando na parrilla para uma experiência completa, coloque a gordura voltada para a grelha, deixe 2 minutos.
- Em seguida, “deite” a carne e asse por 3 minutos, vire e repita o cozimento do outro lado.
- Por fim, suba a carne para uma distância maior do braseiro e corrija o ponto como preferir.
- Deixe o assado descansar por 4 minutos, corte em pedaços de 1 dedo, espalhe sal e bom apetite.
O resultado é uma carne bastante suculenta, no ponto perfeito, com a gordura dourada e um sabor divino. Incremente a degustação com um molho de chimichurri simples aproveite a experiência.
2. Receita de bife de tira na frigideira como você nunca viu
Não é todo dia que as pessoas comem um corte tão caro no dia a dia, né? Então, que tal trocar o churrasco pelo bife na frigideira? Você precisará de carne de qualidade cortada em pedaços mais curtos, manteiga, tomilho, alho, azeite e tempero.
A ideia é selar a carne temperada em alta temperatura na frigideira com azeite e manteiga até formar uma crosta. Em seguida, vire a carne, coloque mais manteiga, alho, tomilho e regue-a com a gordura de fritura.
A finalização é no forno a 200° entre 3 e 4 minutos, pode acreditar que dá muito certo. Sério, você nunca comeu uma carne tão saborosa, suculenta e cozida à perfeição. Se você precisar “ver com os olhos”, acompanhe o vídeo:
Não confunda bife com o assado de tiras
Para encerrar nossa aventura pelo universo das carnes bovinas, fica aqui uma última recomendação. Muita gente confunde bife com assado de tiras, porém, o assado é um corte da costela dianteira bovina e não tem nada a ver com o bife.
Enfim, o que achou de aprender tudo sobre bife de tira? Era o que você esperava? Não deixe de experimentar e tenha receitas exclusivas para todas as ocasiões. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!