Bife ao molho na panela de pressão: receita rápida e simples

Se você está em busca de uma receita marcante para uma refeição especial ou para noites de inverno, então o bife ao molho na panela de pressão cumpre os requisitos e vai preencher sua mesa com sabor e suculência.

Normalmente a pessoa prepara grandes cortes na pressão porque não sabe ou tem receio de o bife desmanchar no molho. Para desmistificar isso, escolhi a dedo uma das melhores receitas de bife na pressão que você poderia encontrar, confira!

Aprenda uma receita rápida de bife ao molho na panela de pressão

receita de bife ao molho na panela de pressão

As receitas na panela de pressão fazem parte da culinária brasileira e rendem excelentes sabores e texturas. Seja com o cupim assado na pressão, músculo ao molho ou peito bovino, o brasileiro é especialista em extrair o melhor dos molhos.

Contudo, basta trocar a peça de carne por bife para que muitos se sintam desconfortáveis em cozinhar. Mas eu posso garantir de pé junto, bife na panela de pressão é a combinação suprema de sabor, versatilidade e receita barata, anote tudo:

Ingredientes

  • 800g de bife de tamanho médio (acém, paleta ou coxão mole)
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 cebolas médias picadinhas
  • 4 dentes de alho picadinhos
  • 1 pimentão vermelho em tiras médias
  • 2 tomates grandes tipo italiano picadinhos em cubos
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate
  • 1 xícara (chá) de caldo de carne
  • ½ xícara (chá) de molho de tomate
  • 1 folha de louro
  • Sal, pimenta-do-reino, páprica doce e açafrão a gosto
  • Cheiro-verde picado a gosto

Modo de preparo

  1. Tempere os bifes com sal e pimenta-do-reino.
  2. Deixe a páprica e o açafrão para adicionar ao molho.
  3. Besunte azeite na carne e misture.
  4. Aqueça a panela em fogo alto com um pouco de azeite.
  5. Em seguida, adicione os bifes e sele bem de todos os lados.
  6. Quando dourar, retire e reserve.
  7. Depois disso, adicione mais azeite e refogue a cebola e o alho.
  8. Entre com tomate e pimentão vermelho, refogue por mais 3 minutos.
  9. Acrescente o extrato de tomate, mexa bem e volte os bifes.
  10. Agora, entre com o caldo de carne, folha de louro e molho de tomate.
  11. Misture bem para agregar os sabores e ficar homogêneo.
  12. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio/alto até pegar pressão.
  13. Quando pegar pressão, baixe o fogo e cozinhe por cerca de 20 minutos.
  14. Por fim, deixe a pressão sair naturalmente, abra e corrija o tempero.
  15. Na finalização, salpique cheiro-verde e sirva ainda quente.

Depois de abrir a panela, observe a consistência do molho. Se estiver mais ralo, você pode engrossar o molho com amido dissolvido em água fria. O amido cumpre bem o papel e não interfere no sabor.

Outra forma para isso é ligar em fogo médio e cozinhar por mais alguns minutinhos, assim o molho encorpa naturalmente. Se você quiser adicionar batatas ou cenouras, cozinhe pela metade do tempo, abra e junte os ingredientes.

Estes ingredientes absorvem os temperos e espessam o molho de forma mais sutil. Com isso, o resultado é um bife ao molho na panela de pressão de encher a boca d’água e de hipnotizar pelo aroma!

DICA BÔNUS: incrementar a receita de bife na pressão é fácil e divertido

Nos maiores restaurantes brasileiros, a regra de ouro é: “menos é mais”. Entretanto, isso não se aplica às receitas caseiras, e quando falamos em bife na panela de pressão, quanto mais sabor melhor, certo?

Então, você pode incrementar o sabor do seu preparo com ¼ xícara (chá) de vinho tinto seco. Nesse caso, o vinho entra junto do caldo de carne. O vinho, por sua vez, consegue enriquecer o sabor, adicionar um toque de complexidade e valorizar a carne.

O que você precisa considerar na hora de fazer bife na panela de pressão?

Gosto de dizer que quando você domina a base da receita, fica mais fácil elevar a sofisticação do prato. Mesmo porque a ideia de que comida caseira não pode ser refinada não existe mais.

Pelo contrário, é no dia a dia que cozinheiras e cozinheiros colocam à prova seu conhecimento e sua evolução na culinária. Sendo assim, olha que interessante a dica a seguir, preste atenção porque faz diferença.

Qual carne é boa para fazer bife de panela?

Em 9 de 10 receitas de carne na panela de pressão, a pessoa certamente fica na zona de segurança. Não à toa, você encontra mais receitas com músculo e ponta de peito, já reparou? No entanto, a pressão é vantajosa justamente por permitir você fazer:

  1. Acém: o acém é ideal para preparar como bife na pressão, pois suas fibras levemente macias e sua gordura na medida, dão corpo e sabor ao molho.
  2. Coxão duro: muita gente ignora o coxão duro, na verdade, as pessoas ainda ignoram as carnes de segunda para cozinhar. Porém, o coxão duro é perfeito e fica extremamente macio com molho.
  3. Lagarto: corte magro, de fibras curtas e sabor tímido, mas com um molho de tomate rústico e vegetais como cenoura, salsão e alho-poró, o lagarto na pressão rende bifes de excelência.

Eu fiz questão de não mencionar a alcatra ou contrafilé simplesmente porque são escolhas óbvias, mas naturalmente, rendem uma das melhores receitas de bife ao molho na panela de pressão. Experimente colocar cogumelos frescos à finalização do molho!

Salve a receita de bife ao molho na panela de pressão e tenha um prato versátil

Após abordar o preparo de bife ao molho na panela de pressão de diferentes ângulos, o que você achou da receita? É ou não é algo que você pode incrementar facilmente nas refeições rotineiras?

Inclusive, aqui em casa nós preferimos preparar nas noites em que a preguiça quase vence a necessidade de cozinhar. E chegamos sempre à conclusão: “bife cozido na pressão e um bom acompanhamento para carne de panela são a combinação imbatível.

Gostou das dicas do conteúdo de hoje? Não deixe de compartilhar e até a próxima, hein?