Se você está em busca de um verdadeiro clássico na cozinha, o bife a cavalo irá se surpreender, pois a receita vai além da facilidade e praticidade no preparo.
Provavelmente muita gente já comeu essa iguaria sem nem mesmo saber que se tratava disso. Na verdade, o brasileiro faz esse preparo com certa frequência, mas muitas vezes falta aquela apresentação adequada que caracteriza o prato.
Quer entender tudo que estou falando, através de dicas e de uma receita tradicional? Então, acompanhe o conteúdo!
Aprenda agora o passo a passo da tradicional receita de bife a cavalo
Podemos definir de maneira muito prática essa receita, que na verdade é um bife grelhado com ovo frito por cima. A origem dessa combinação dos deuses é um grande debate e não existe uma definição.
Enquanto uns dizem que surgiu em Portugal e foi aprimorada no Brasil, há quem afirme que surgiu na Inglaterra. Bom, não sei quem é responsável por isso, mas se conhecesse só faria uma coisa: iria parabenizar essa pessoa pela ideia genial.
Afinal, escolher uma carne boa para bife é com o brasileiro mesmo, não é verdade? E juntar uma carne suculenta com um ovo no ponto certo representa o DNA da nossa cozinha.
Ingredientes
- Bife da sua preferência (escolha cortes mais altos);
- 1 ovo para cada bife;
- 3 colheres (sopa) de manteiga;
- Alecrim e tomilho frescos a gosto;
- Azeite a gosto;
- 1 dente de alho picado em lâminas;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
1. Fritando o bife da maneira correta
O sucesso da receita depende de dois aspectos únicos. O primeiro deles é saber como fritar bife perfeitamente, pois será a base da receita.
E o segundo aspecto é ter o conhecimento de como fritar ovo na consistência desejada ao prato. Com isso em mente, vamos agora à fritura do bife:
- Você precisará de uma frigideira boa, a mais grossa que tiver.
- Aqueça a frigideira e adicione uma quantidade generosa de azeite.
- Quando esquentar, acrescente as lâminas de alho e frite levemente para pegar o sabor no azeite.
- Em seguida, retire o excesso de azeite e reserve o alho.
- O tempero para bife aqui é simples, basta salpicar pimenta-do-reino, o sal vem depois.
- Feito isso, ligue novamente a frigideira em fogo alto e, assim que esquentar, coloque o bife.
- O tempo médio de cada lado depende da altura e do ponto que você gosta.
- Dois minutos de cada lado deixam a carne suculenta e bem ao ponto. Três minutos fazem o centro chegar quase ao ponto.
- Definido isso, frite a carne em fogo alto até dourar por completo de todos os lados, desligue.
- Rapidamente, adicione manteiga, alecrim e tomilho.
- A manteiga vai derreter, incline a frigideira para o lado e comece a regar a carne com esse caldo cheio de temperos.
- Se quiser uma carne mais ao ponto, basta ligar em fogo baixo enquanto faz isso.
- Por fim, reserve o bife até fritarmos o ovo.
2. Fritando o ovo no ponto certo
Pronto, agora que o bife está no ponto ideal para seu paladar, retire o excesso de óleo da frigideira. Porém, é fundamental deixar o resquício da fritura anterior para dar mais sabor ao ovo.
O pulo do gato para fazer o ovo perfeitamente redondo é ter certeza de usar um ovo fresco. Assim você não precisa se preocupar em saber se o ovo está podre, concorda?
Inclusive, quanto mais fresco o ovo, mais firmeza terá a clara e a gema. Como resultado, o ovo fica redondinho e bem centralizado. Para fritar você vai adicionar mais um pouco de manteiga e aquecer em fogo baixo.
Por conseguinte, coloque cuidadosamente o ovo, tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe fritar.
Uma dica valiosa que sempre utilizo nas minhas receitas, é colocar fogo bem baixo e tampar a panela. Com isso a gema cozinha por igual e o ponto fica absurdamente cremoso.
3. Juntando os ingredientes para finalizar máximo sabor
Bom, essa é a melhor parte, pois vamos montar essa delícia de prato. Com isso, você pode fazer de forma simples ou dar um toque diferente.
Modo tradicional de apresentação
- Jogue sal sobre a carne, porque até agora não temperamos com sal. Tenha cuidado para não exagerar.
- Então, coloque o bife num prato bem caprichado e tempere.
- Em seguida, sobreponha com o ovo e adicione salsinha picada.
- Prontinho, você tem um maravilhoso bife a cavalo.
Essa é a receita tradicional que você mais encontra por aí. Afinal, a intenção é cortar a carne macia juntamente com o ovo, que escorre e nos entrega uma visão do “paraíso”.
Apresentação com um toque “gourmet”
Quer impressionar e mostrar o ponto da carne que você fez? Então, recomendo cortar o bife em tiras transversais de um dedo de espessura. Depois você tempera com flor de sal e posiciona o ovo sobre essa suculência de carne.
Aliás, por falar em “gourmetizar” o prato, há quem coloque fatias de queijo derretido entre a carne e o ovo.
Portanto, você tem a liberdade para fazer da forma que achar melhor, tenha criatividade, pois a receita permite. Ficou alguma dúvida? Não se preocupe, veja o vídeo de todos os passos a seguir:
DICA EXTRA: faça isso para ter uma experiência ainda mais saborosa
Assim como em tantas outras receitas, o brasileiro pega e muda tudo. Com o bife a cavalo não é diferente. Logo, minha dica extra é usar uma fatia de pão artesanal e requeijão, que tal?
Pegue uma fatia grossa de pão, passe requeijão em toda a superfície e, quando a carne estiver no ponto, você coloca sobre o pão. Depois disso, leve à frigideira novamente para ganhar temperatura e selar a carne no pão.
Por último, sirva o ovo sobre essa combinação magnífica de sabores e bom proveito. Vale ressaltar que para essa dica dar certo, o ideal é usar um bife mais fino, podendo ser alcatra ou contrafilé.
Qual a melhor carne para fazer bife a cavalo?
A essência da culinária é saber aproveitar as receitas da melhor forma que caiba em nosso bolso. Não adianta fazer extravagância, comprar aquela carne Angus sabendo que vai pesar no bolso mais tarde. A experiência é prejudicada.
Sendo assim, os especialistas em carne indicam que para fazer o bife tradicional e com qualidade, você tem que usar bife ancho. Se isso é verdade eu não sei, pois já fiz até com coxão mole e o resultado ficou igualmente espetacular.
Nesse sentido, se você tiver a possibilidade financeira, por que não experimentar carnes de qualidade superior, não é mesmo?
O que acompanha o bife a cavalo?
Por ser tradicional, os acompanhamentos para bife podem ser:
- Cebola caramelada na “sujeira” da frigideira.
- Arroz branco com bastante cebola e alho.
- Salada de folhas verdes frescas.
- Batata frita ou batata rústica com alecrim.
- Feijão cremoso com arroz amarelo.
Enfim, quem faz uma refeição completa com bife a cavalo é você. Não deixe de colocar seu toque pessoal, seja com temperos ou ingredientes do acompanhamento, combinado?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, fiz questão de escolher uma receita campeã e que traz sabores únicos. Então, não deixe de compartilhá-las. Até a próxima!