Você também se preocupa se bacon é carne vermelha ou branca, pois está sempre de olho numa dieta balanceada?
Dentre todas as carnes, essa é uma das maiores dúvidas porque o bacon é consumido em larga escala. Inclusive, ainda hoje muita gente se pergunta de onde sai o bacon. Então, descobrir o tipo de carne pode ajudar até mesmo com essa dúvida.
Por isso, eu reuni tudo o que você precisa saber sobre essa carne fantástica, que preenche nossas vidas com muito sabor e praticidade. Vamos conferir?
Será que bacon é carne vermelha ou branca? Entenda o que é considerado!
De forma resumida, bacon é uma carne vermelha, e eu sei como isso pode soar estranho à princípio. Afinal, assim como a maioria dos cortes do porco, o bacon não compartilha quase nada das semelhanças da carne bovina.
Pelo contrário, boa parte dos bacons encontrados nos supermercados apresentam coloração mais clara e carne levemente rosada. Mas isso não é o mais estranho. Olha que curioso, carne de avestruz é de uma ave, mas é considerada carne vermelha.
Logo, se você sempre achou que bacon fazia parte das carnes brancas e entende como enganação, não se sinta mal. Falo isso porque eu já encontrei supermercados que também ficam perdidos nesse assunto.
Para se ter ideia, uma vez entrei num supermercado que nunca tinha ido e procurei pela seção de carnes brancas. Porém, quando chego lá, o que eu encontro? Aqueles pedaços majestosos de bacon da maior qualidade.
Então, o próprio mercado não sabia classificar, e está tudo bem também.
Mas por que bacon é carne vermelha se sua coloração é clara?
Na realidade, a classificação que você deve considerar, diz respeito às carnes que são procedentes dos tecidos musculares. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são classificadas como carnes vermelhas, o seguinte agrupamento de animais:
- Suínos
- Coelhos
- Bovinos
- Cordeiros
- Carneiros
- Avestruz
“Certo, mas porque existe essa grande diferença nas cores das carnes, sendo que fazem parte da mesma categoria?”. Bom, por muitos fatores, mas o principal deles é a presença de grande concentração de mioglobina.
Por sua vez, esse componente ganha outras intensidades de vermelho quando em contato com a oxidação do ar. Já na carne de porco, a quantidade de mioglobina é consideravelmente inferior, o que a deixa mais “esbranquiçada”.
Acredito que por essa você não esperava, né? Mas para contornar a “falta” de coloração, nada que fazer bacon na airfryer não resolva. Você até acaba esquecendo em vista da crocância e sabor!
Entenda se bacon é carne processada e como deve ser consumido com segurança
É incontestável que o bacon seja uma das carnes mais consumidas, pois se trata de uma paixão mundial. Contudo, poucas pessoas chegam a considerar os riscos por trás do consumo desenfreado, um risco ao surgimento de doenças cardiovasculares.
Só que isso não se dá apenas pelo baixo valor nutricional, mas por ser uma carne processada demais. Isso mesmo, o bacon passa por processo de cura e defumação industrializada, onde o sal de cura é utilizado em massa.
Esse perigoso aditivo indispensável para estender a validade e prevenir a proliferação bacteriana, é responsável por inúmeros problemas de saúde. E o pior deles é a associação aos componentes cancerígenos.
“Ah, mas eu sei como fazer bacon artesanal, será que os riscos são os mesmos?”. De fato, nesse cenário você diminui um pouco os riscos. Mas ainda terá que usar o nitrito de sódio, que é o sal de cura, ou seja, dá na mesma.
O consumo recomendado deve ser esporádico e em pequenas quantidades, o exagero é o maior vilão da história!
O bacon é tão especial que tem até uma data comemorativa: 12 ideias de receitas criativas com bacon
Você sabia que existe o Dia do Bacon, data em que esse “pedaço do céu” é comemorado sem restrições? Nessa época, os amantes da carne suína celebram a existência dessa carne em praticamente todos os preparos.
As pessoas colocam no lanche, comem puro, adicionam às receitas, criando obras de arte da gastronomia moderna.
Não à toa, vai chegando essa época, mais pessoas buscam aprender como fazer bacon no microondas, pois facilita demais. Em vista disso, veja um punhado de ideias bacanas que vão bem demais com bacon:
- Macarrão com bacon defumado em cubos e brócolis cozido na manteiga.
- Tradicional batata recheada com requeijão cremoso e tiras de bacon douradas no forno.
- Deliciosa receita de risoto de gorgonzola e bacon reduzido com vinho branco seco.
- Receita de entrada fácil de medalhão de frango com bacon e queijo.
- Arroz rápido de legumes e bacon defumado.
- Acompanhamento perfeito de geleia de bacon para sanduíches e lanches.
- Caldinho de feijão com bacon e toucinho defumado.
- Cupcake ou cestinha de bacon e ovo com queijo cheddar.
- Opção barata de medalhão de bacon com filé mignon suíno.
- Preparo versátil de panqueca salgada com bacon, milho e tomate cereja.
- Batata sauté com bacon, alecrim e manjericão.
- Filé de frango recheado com queijo e envolvido em bacon.
Daria para continuar até amanhã, mas acho que já deu para entender bem como trazer o bacon às receitas, né? Inclusive, para você acompanhar enquanto planeja ou faz algum prato, encontrei um vídeo com 6 receitas usando bacon:
Sabendo consumir com moderação, dá para comer sempre!
Não sei você, mas pessoalmente pouco importa se bacon é carne vermelha ou branca, apesar de você saber a verdade. Isso porque é uma das carnes mais saborosas que existem, inclusive um dos cortes do porco mais incríveis.
Dá para comer puro, inserir em diferentes preparos, utilizar como ingrediente principal em risotos, enfim, um poço infinito de criatividade. E acredito que hoje você sabe um pouco mais sobre como encarar o bacon, correto?
Espero muito que tenha gostado das minhas, que elas possam ajudar você a aprimorar sua culinária e elevar a gastronomia de suas refeições. Caso veja valor nas sugestões de hoje, não deixe de compartilhá-las com mais pessoas, tudo bem? Até a próxima!