Enquanto uns quebram a cabeça planejando os presentes de Natal, outras pessoas querem aprender bons assados para fim de ano.
Quando a gente fala em assado, é fundamental associar com praticamente todo tipo de carne e não apenas ao frango. Desse modo, abrimos consideravelmente nosso leque de opções, que vão das carnes vermelhas às opções suaves de carnes brancas.
Então, se você já tinha se desanimado de procurar, sugiro se animar agora mesmo. Afinal, você vai ver 4 ideias fantásticas + 1 dica surpresa dos melhores assados, vamos conferir?
4 ideias de assados para fim de ano que podem surpreender no sabor
Em muitas famílias o fim de ano se resume às aves de Natal, quando muito, preparam um tender suculento. Quem sou eu para falar que é errado isso, mas meu questionamento é quanto às demais possibilidades.
Por exemplo, já imaginou preparar uma incrível costela de boi no forno, servida com aquele arroz de lentilhas? Ou quem sabe mudar a tradição do peru, optando pelo pernil inteiro do porco?
Nossa lista a seguir preza pela diversidade dos assados, a fim de mostrar uma gama sensacional de opções criativas!
1. A maminha assada na cerveja é uma iguaria para sua ceia de fim de ano
Começando com um dos cortes mais consumidos no churrasco, a carne maminha é simplesmente uma delícia inigualável. De fibras macias, gordura na medida e sabor diferenciado, pode se tornar a estrela da sua ceia.
Apesar de algumas pessoas ainda acharem se tratar de uma carne mais firme, saiba que é completamente o oposto. E a razão disso é que a maminha se encontra justamente no corte da alcatra, ou seja, é puro sabor. Anote os ingredientes:
Ingredientes
- 1,2kg de maminha em peça
- Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto
- 4 cebolas cortadas em rodelas
- 100ml de água
- 1 lata de cerveja clara (puro malte é ideal)
- 3 dentes de alho
Modo de preparo
- O primeiro passo é temperar a maminha com sal, pimenta-do-reino e algum outro tempero natural que preferir.
- Besunte azeite para conseguir espalhar os temperos.
- Em seguida, coloque a carne numa assadeira forrada com cebola.
- Adicione água e cerveja na lateral.
- Depois disso, cubra com alumínio e leve ao forno preaquecido a 220° por 1 hora.
- Por último, retire o alumínio e volte por mais 15 minutos para dourar.
Ideia simples, temperos básicos e sem nenhuma técnica especial, mas a maminha sai do forno parecendo carne de churrascaria.
Você ainda pode pincelar manteiga ou azeite na hora de dourar. Além disso, uma ideia bacana é pincelar uma mistura de mostarda, maionese, toque de shoyu e especiarias, também ao dourar!
DICA EXCLUSIVA: tem churrasqueira e disposição? Aposte nessa combinação!
Um corte que tem ganhado fama nos últimos tempos, é a alcatra com maminha. Na realidade, a maminha está na peça da alcatra, mas assar ambas juntas é quase um pecado de tão maravilhoso.
No entanto, não recomendo fazer isso no forno. Primeiro porque falamos de uma carne grande e, segundo, o resultado na churrasqueira é incontestável. De verdade, se você procura um assado que seja um arraso, essa sugestão cai como uma luva!
2. Lombo assado com mostarda foge do tradicional sabor agridoce
O lombo de porco no forno não é nenhuma nova invenção na cozinha, né? Muito menos como carne para ceia de Ano Novo, pois geralmente é um corte tradicional.
Contudo, o mais comum é encontrar receitas com sabores puxados ao agridoce que, apesar de sensacionais, estão batidas nas ceias. Dessa forma, é obrigação mudar essa realidade, fugindo do convencional, mas de forma criativa e, sobretudo, apetitosa.
Portanto, a ideia é marinar o lombo com vinho branco, azeite, especiarias, sal e pimenta. Daí você reserva por 2 horas na geladeira e leva para assar com suculentas batatas rústicas. O grande segredo está na mostarda, que precisa ser a do tipo “Antiga”.
Olha, se você tem dúvidas se 1kg de lombo vai servir quantas pessoas, pode comprar bastante. No fim das contas, esse assado de final de ano vai ser a estrela da refeição e todos vão querer repetir.
DICA EXTRA: no fundo da assadeira, certamente sobrará um caldo que guarda o sabor da receita. Com isso, faça um delicioso molho para lombo, o qual você vai espalhar sobre a carne depois de assada. Pegue os detalhes no vídeo abaixo:
3. Você já imaginou experimentar alcatra recheada assada no forno com batata?
Todo churrascão tende a ficar completo com determinadas carnes, a exemplo da alcatra ou contrafilé, né? E o mesmo acontece com as ceias, pois certos preparos enriquecem, tanto pelo sabor quanto pela criatividade.
Nesse contexto, esse é o intuito dessa terceira sugestão, afinal, onde você já viu alcatra recheada? O pulo do gato é esticar o bife de alcatra utilizando um martelo de cozinha ou um rolo de madeira. Não se preocupe, conheça os ingredientes:
Ingredientes da carne
- 2kg de alcatra (em bife único)
- 2 ovos cozidos e cortados em 4 partes
- ½ pimentão vermelho fatiados em tiras
- ½ pimentão amarelo fatiado em tiras
Ingredientes do molho chimichurri (tempero da carne)
- 60ml de azeite
- 5 dentes de alho picados
- 10g de coentro picado
- 10g de salsa picada
- ½ colher (chá) de sal
- ½ colher (chá) de pimenta-do-reino
- ¼ colher (chá) de pimenta em flocos
Primeiramente, coloque plástico sobre a carne e bata gentilmente até expandir seu tamanho. Agora, misture os ingredientes do molho até ficar homogêneo e espalhe na parte superior da carne.
Em seguida, coloque o ovo e os pimentões na carne, fazendo três fileiras com espaço de um dedo entre elas. O truque é enrolar bem, fechando firme e mantendo os ingredientes no interior.
Depois disso, amarre com barbante e sele de todos os lados até dourar, antes mesmo de assar. Por último, coloque a carne numa assadeira, tempere com sal e pimenta, espalhando batata canoa temperada nas laterais.
Leve para assar por 25 minutos a 160° ou 170° até dourar as batatas e finalizar a carne. Talvez você não encontre outros assados para fim de ano que superem esse, é simplesmente divino!
4. Carne de porco “recheada” com cebola e queijo de um jeito diferente
Antes de mais nada, saiba que você pode usar pernil ou lombo, pois ambas ficam incríveis quando assadas. O ponto central é temperar a peça com um mix de temperos misturados com manteiga em temperatura ambiente.
Em seguida, coloque a carne numa assadeira, adicione 500ml de caldo de carne, vinho tinto seco e cebolas. Na sequência, asse por 2 horas e meia a 160°. Por último, retire do forno, faça cortes e preencha tudo com cebolas e fatias de queijo.
Aí sim, é forno por mais 10 minutos a 180° ou até derreter o queijo. Sério mesmo, que espetáculo de assado. Vai ficar faltando apenas um bom molho para carne de porco assada e a ceia está montada.
Quer servir um assado mais leve? Veja essa receita de salmão assado para fim de ano!
Se alguém disser a você que peixe não serve como assado, desconfie da pessoa, pois deve estar querendo te sabotar. Isso porque devemos sempre ter pelo menos uma opção de assado mais leve e saudável, não é mesmo?
Afinal, nem todos comem porco, peru ou frango. Vou descrever o preparo, me diga se não é de cair o queixo:
- 700g de salmão fresco sem pele em pedaço.
- Combinação de cebola roxa em pétalas e alho amassado com casca, diretamente na assadeira com o peixe.
- Cascas de limão siciliano para aromatizar e dar sabor.
- Sobre o peixe, uma pasta feita com alho desidratado, extrato de tomate, mel, tomilho, páprica, pimenta, sal e azeite.
- A pasta precisa cobrir toda a parte superior do salmão.
- Para finalizar, besunte as laterais com azeite e leve ao forno.
- Forno preaquecido a 180° por 20 minutos.
E então, já está se arrumando para ir à peixaria, sim ou claro? Brincadeiras à parte, essa é uma receita digna das melhores ceias, você tem que fazer sem falta.
Inclusive, dá para servir junto com um molho de iogurte cremoso, aspargos grelhados na manteiga e um bom risoto.
Descobrir os melhores assados para fim de ano ajuda você a criar novas memórias!
Consegui chamar sua atenção com as sugestões de assados para fim de ano? Qual destas maravilhas gastronômicas você já consegue até sentir o cheirinho?
Que tal combinar mais de uma receita, a fim de agradar até mesmo aquele parente mais impertinente? Esse é o momento perfeito para fazer bonito, criando novas e doces memórias afetivas, claro, em torno da boa comida.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não as deixe paradas aqui, pois pode ajudar muita gente aflita por aí. Tudo que você tem que fazer é compartilhar nas suas redes sociais. Até a próxima!