Arroz para acompanhar peixe: Veja como fazer e qual o melhor tipo

Então você não vê a hora de conhecer o melhor arroz para acompanhar peixe, pois quer dar um almoção daqueles? Você não poderia ter encontrado um lugar melhor.

Não que eu seja uma pessoa especialista em combinar pratos. Mas um segredo aqui e uma experiência ali a gente sempre tem, né? E é isso que eu pretendo compartilhar com você hoje, uma forma bacana de incrementar peixes, que tal?

Para descobrir como fazer uma receita sem erro e entender qual o melhor tipo de arroz, aproveite este conteúdo. Saiba que separei dicas incríveis, vamos lá!

Arroz para acompanhar peixe: veja como fazer uma receita que combina com tudo

arroz para acompanhar peixe

É simplesmente impossível determinar qual arroz é mais indicado para servir com peixe, você concorda? Toda pessoa tem uma maneira exclusiva de temperar, de refogar os ingredientes e de complementar o preparo.

O arroz branco com pedacinhos de batata, por exemplo, é uma receita supersimples, mas que combina com todo peixe. Você vai fazer aquele sublime peixe de carne branca assado no forno com legumes? Então, o arroz acima combina demais.

Contudo, o pessoal fala muito bem do arroz de limão, que combina perfeitamente e equilibra os sabores. Logo, é justamente essa receita que mostrarei com exclusividade a seguir:

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de arroz agulhinha (lavado e seco);
  • 2 xícaras (chá) de água;
  • ½ colher (chá) de sal;
  • Suco de 1 limão Taiti ou siciliano;
  • Raspas de 1 limão;
  • 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente.

Modo de preparo

  1. O preparo é um pouco diferente, mas ainda muito simples.
  2. A primeira coisa é colocar o arroz, a água e o sal numa panela média.
  3. Ligue em fogo médio/alto até a água levantar fervura.
  4. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe até secar a água.
  5. O ponto aqui é aquele clássico que fazemos no dia a dia.
  6. O segredo é deixar o arroz descansar entre 5 e 7 minutos.
  7. Em seguida, junte o suco de limão, as raspas e a manteiga.
  8. Por fim, misture muito bem para agregar os novos componentes.
  9. Sirva esse arroz refrescante e delicioso bem quentinho.

Olha só que maravilha para você que não sabe o que combina com peixe frito, né?

DICA EXCLUSIVA: uma maneira interessante de aprimorar esse arroz simples, é adicionar cebola caramelizada. Ah, castanhas picadas ou trituradas acrescentam textura, fica divino!

Qual o melhor tipo de arroz para acompanhar peixe: saiba como escolher!

Considerando que não é todo mundo que ama limão no arroz, eu senti obrigação de trazer outras sugestões. Eu gosto de dizer que qualquer arroz combina com qualquer peixe, seja assado, frito ou grelhado.

Claro que algumas receitinhas combinam mais, especialmente quando usamos ingredientes em comum. Por exemplo, o limão na carne usado no tempero do peixe, acentua a nuance cítrica do arroz, entende?

Portanto, a nossa lista abaixo é incrível porque tentei alinhar ao máximo o sabor do arroz com os temperos do peixe. Além do mais, irei recomendar o método de preparo do peixe, que é para você aproveitar nas mais diferentes ocasiões.

1. Arroz cremoso para acompanhar peixe assado é uma escolha acertada

Pare tudo que está fazendo e volte sua atenção aqui, pois não é todo dia que você encontra esse arroz. Se você procurava um arroz diferenciado para acompanhar peixe, acaba de esbarrar na sua nova receita predileta.

Estou falando de um arroz cremoso, feito com curry, leite de coco e coco fresco ralado. Não sei você, mas eu consigo sentir até o sabor delicioso dessa receita, anote aí:

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de curry
  • 1 colher (sopa) de semente de coentro
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 xícara (chá) de leite de coco
  • 1 xícara (chá) de água quente
  • Suco de 1 limão
  • 1 xícara (chá) de arroz branco
  • 100g de coco fresco ralado
  • Coentro picado a gosto
  • Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto

São muitos ingredientes? Sem sombra de dúvidas, mas o resultado da combinação de curry e coco, num arroz ultra cremoso, é imbatível. Caso você nunca tenha se deparado com tais ingredientes, não se preocupe, nunca deixaria você na mão.

Para isso, encontrei o vídeo que traduz tudo que um bom acompanhamento para peixe é capaz de oferecer, confira:

2. Arroz para acompanhar peixe frito pode ser simples

Chegando para preencher seu cardápio semanal, trago até você o arroz à grega, já provou? Essa é a pedida certa para você que finalmente fará peixe frito, seja empanado ou não.

A presença de legumes frescos realmente valoriza a carne delicada e suculenta. Vale dizer que dá para inovar nos ingredientes da receita, ou seja, não se limite apenas à lista abaixo, certo?

Ingredientes

  • 1 dente de alho picado
  • ½ xícara (chá) de cenoura picada ou ralada
  • 1 xícara (chá) de pimentões em cubinhos
  • ½ xícara (chá) de uva passa (opcional)
  • ½ xícara (chá) de ervilha fresca congelada
  • 1 + ½ xícara (chá) de arroz branco
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 1 cebola pequena picada

Bom, o modo de preparar arroz não é mistério para ninguém. Refogue a cebola e o alho até esbranquiçar, depois, frite o arroz rapidamente, junte água, tempero e cozinhe até secar.

No entanto, o truque é refogar os demais ingredientes à parte, usando azeite ou manteiga. Por último, quando a água do arroz sumir da superfície, acrescente o refogado de legumes e vegetais, finalizando o cozimento.

É ou não é a perfeição em acompanhamento para peixe assado? Faça, transforme a receita e tenha uma refeição digna daquele restaurante renomado!

DICA EXCLUSIVA: na dúvida, vá de risoto de camarão que não tem erro!

Para encerrar as dicas de hoje com maestria, essa sugestão vai para quem ama molho de camarão para peixe. Não precisa dizer, eu sei que molho e arroz não compartilham semelhanças, contudo, falamos de um risoto, né?

Apostar na harmonia de camarão no risoto, contrastando com a delicadeza do peixe, é algo celestial no paladar, sem exagero. Todo preparo de risoto consiste em etapas muitos bem definidas, como:

  1. Preparar um caldo robusto, repleto de temperos frescos e naturais.
  2. Em seguida, você refoga uma quantidade generosa de alho, alho-poró e cebola, usando bastante azeite.
  3. Assim que refogar, junte o arroz, deixando fritar rapidamente até esbranquiçar os grãos.
  4. Na sequência, vá regando a mistura com o caldo aos poucos, sempre esperando secar no meio tempo.
  5. Quando o caldo estiver chegando ao fim, tempere os camarões, coloque no arroz e finalize o cozimento, só isso.

Essa receita é tão boa, que pode servir junto de um peixe de carne escura recheado com farofa de bacon. Descubra mais detalhes no vídeo a seguir:

Não é preciso exagerar no arroz para acompanhar peixe, basta saber combinar!

Para quem domina as receitas e técnicas culinárias, pensar no arroz para acompanhar peixe é quase uma piada. Afinal, se a pessoa foi capaz de executar a preparação de um pescado, o que seria um arroz, né?

Contudo, a verdade é que geralmente a correria nos faz perder o foco, consequentemente, a criatividade desaparece. Nesse sentido, você sabe que sempre terá a ajuda deste conteúdo para destravar seu potencial.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, vamos compartilhar para chegar em mais pessoas. Use suas redes sociais para simplificar o cardápio dos amigos e familiares e até a próxima!