O tempero natural é uma ferramenta poderosa na cozinha, mas se torna facilmente o vilão se não souber usar, a exemplo do alecrim na carne.
Podemos comparar a discussão sobre o alecrim com a utilização do coentro, ou seja, é controverso e fundamental na culinária. Controverso porque você ama ou odeia, e fundamental porque abre o leque de conhecimento sobre os sabores que nos rodeiam.
E você, costuma usar nas carnes ou está colhendo mais informações para experimentar? Então, confira só o manual completo sobre o alecrim!
Por que colocar alecrim na carne?
Eu poderia simplesmente dizer que é porque alecrim realça as características e sabores das carnes do dia a dia. Porém, não seria justo com quem ainda não se decidiu sobre sua importância no mix de temperos.
Dentre as possibilidades em temperos naturais para carne, como louro, orégano, salsão, salsinha, tomilho e zimbro, o alecrim se destaca. E não sou eu quem diz isso, mas especialistas e chefs da gastronomia.
Isso porque, o alecrim é uma das ervas que mais produz óleos essenciais. Então, ele é carregado de aroma e transmite isso para os pratos com mais facilidade. Não à toa, a principal queixa de quem não gosta, é que ele “estraga o prato”.
Sim, é impossível negar que o alecrim tenha um aroma bastante acentuado e sabor marcante. Mas com estas mesmas características, temos o açafrão, que é amplamente utilizado para temperar principalmente frango para assar no forno.
O que quero dizer, é que o equilíbrio é indispensável na adição do alecrim, assim como tudo na cozinha. Dá uma olhada nas características da erva:
- Ingrediente imprescindível em muitas culinárias, como a mediterrânea, tendo a Itália como destaque.
- Ao agregar alecrim naquela bisteca na churrasqueira, o alecrim fica bastante destacado.
- Seu aroma remete à mostarda.
- Enquanto sua fragrância traz notas de “madeira queimada”.
- Essa combinação enriquece a experiência da maioria dos grelhados.
- Proporciona uma gama positiva de combinações com outras ervas, a exemplo do tempero de alecrim, limão e sálvia.
Qual a melhor forma de usar o alecrim em cada tipo de receita?
Qualquer pessoa pode cometer dois grandes equívocos ao juntar alecrim ao mix de ervas. O primeiro deles é errar na quantidade em comparação ao restante.
Além disso, é possível escolher o tipo errado de alecrim em determinado preparo, pois ele pode ser fresco ou desidratado. Diante disso, montei uma tabelinha que você pode usar sempre que precisar:
- Cozidos lentos: todo cozido que exige mais tempo, como o frango cozido macio, recomenda-se usar o alecrim seco. Em sua forma desidratada não libera tanto aroma e sabor.
- Frituras rápidas: bife acebolado frito em pouco óleo ou grelhados na frigideira. Nesses casos, pode usar alecrim fresco, pois não fica embebido em óleo.
- Pratos que pedem aromatização: a tradicional carne assada no forno é um exemplo perfeito para usar alecrim fresco. Afinal, o alecrim fica por cima da carne e entrega equilíbrio.
Seguindo esse “manual de boas práticas do alecrim”, você reduz e muito as chances de prejudicar as receitas.
5 ideias de temperos com alecrim para transformar o sabor das carnes
Como você pôde perceber acima, não existe uma carne específica para combinar com alecrim. Pelo contrário, essa erva pode ser utilizada até mesmo em receita sem carne, sabia dessa?
Por exemplo, ao escolher uma carne para acompanhar risoto, nem sempre a erva vai na carne. Você pode adicioná-lo ao caldo de legumes para hidratar o risoto, dispensando seu uso na carne.
Percebe que se você colocar também no mix da carne, pode intensificar demais sua presença no prato? Nesse contexto, fiz uma seleção interessante de combinações para seus preparos com carnes vermelhas, e de maneira geral.
Como usar alecrim para temperar carne vermelha
E por falar em carne bovina, oportunidade para mesclar o alecrim nas receitas é que não vai faltar. Falo isso porque se você parar para pensar, é possível fazer todo tipo de receita com cortes de boi.
Do bife ancho selado na grelha com manteiga e alecrim, ao ensopado de carne de panela suculenta e irresistível. Aqui em casa mesmo, a maioria das receitas tem que ter no mínimo uma “salpicada” de alecrim. Veja 2 sugestões:
Sugestão 1 – Tempero básico para frituras
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Pitada de alecrim fresco debulhado na hora
- Chimichurri com pimenta e açafrão a gosto
- Manteiga de qualidade para fritar
Sugestão 2 – Tempero intenso para carne de panela
- Sal, pimenta-do-reino e pimenta calabresa a gosto
- ½ colher (chá) de alecrim desidratado
- Curry, chimichurri sem pimenta, açafrão e manjericão a gosto
- Manteiga e azeite para refogar e temperar
Como temperar carne de frango e de porco com alecrim
Com esse tipo de carne branca você precisa ter ainda mais cuidado para não exagerar. A carne branca é mais suave e neutra, o que ajuda a ressaltar o alecrim. Agora, nos cortes de porco, acrescente sempre misturado com outras especiarias.
Sugestão 3 – Tempero ideal para frango
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de alecrim picado fresco
- 3 dentes de alho amassados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 3 xícaras (chá) de vinho branco seco (opcional)
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- Casca de limão cortada em tiras a gosto (opcional)
Essa opção é interessante para temperar filé de frango simples para fritar, pois alecrim fresco é para receitas rápidas. “Ah, mas quero fazer galinha caipira refogada, pode usar?”. Você pode manter os mesmos temperos, menos o limão e trocar alecrim fresco pelo seco!
Sugestão 4 – Tempero recomendado para carne de porco
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 2 dentes de alho amassados
- 1 ramo de alecrim fresco debulhado
- 1 colher (sopa) de mel (opcional)
- ½ colher (sopa) de mostarda (opcional)
Vale ressaltar uma coisa importante nessa sugestão. Se você for temperar carne de porco para fritar de imediato, pode usar o alecrim fresco da lista acima.
Todavia, se a intenção é deixar o sabor da carne acentuado, pois vai assar no forno, substitua por alecrim seco. Além do mais, uma alternativa pode ser a marinada para carne de porco. Aí sim a erva seca dá seu charme especial.
Vou preparar peixe assado, posso usar alecrim?
E para finalizar nossa jornada no mundo dos temperos e ervas aromáticas, chegamos ao peixe. Peixe é uma carne especial demais e, por isso, merece toda atenção e carinho na escolha do tempero.
Por ser uma carne macia e delicada, cada tempero precisa ser bem pensado. Por exemplo, se você escolher alecrim, procure deixar o limão de fora, escolhendo suco de laranja, quem sabe.
Inclusive, aqui vale mais ainda a regra da fritura rápida e de receitas cozidas, como peixe no vapor, uma vez que a carne absorve rapidamente. Nesse sentido, veja uma última sugestão bacana, saborosa e balanceada.
Sugestão 5 – Tempero magnífico para peixe
- 1 lombo de namorado
- ¾ xícara (chá) de shoyu
- 2 dentes de alho amassados
- ½ limão espremido
- 4 a 5 ramos de alecrim fresco
- ¼ xícara (chá) de vinho branco seco
- Azeite e manteiga a gosto
DICA EXTRA: alecrim na panela antes do preparo
Essa é uma dica que você não encontra todos os dias e funciona perfeitamente para carne frita rápida. Ao invés de colocar alecrim na carne, debulhe um ramo e coloque na frigideira, sem óleo, sem nada.
Em seguida, você liga em fogo médio e deixe dar uma “fritada”. Por fim, retire, adicione uma fonte de gordura e siga o preparo. Isso vai aromatizar a frigideira, incorporando sabor ao preparo de forma natural, deliciosa e indireta!
Alecrim é vida e depois que você aprende a usar não para mais!
Eu falo por experiência própria, colocar alecrim na carne é um caminho sem volta. Depois que você faz sem a erva, parece que fica insosso, sem graça e simples demais.
Afinal, erva aromática traz requinte, sofisticação e deixa tudo mais gostoso, de verdade, você deve experimentar quando tiver oportunidade. Sabendo usar, até no ovo frito fica maravilhoso!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe o conteúdo ficar parado aqui, pois todo mundo merece saber mais sobre o alecrim. Até a próxima!