Água com gás amacia carne? Confira quanto tempo deixar

Você já ouviu falar que água com gás amacia carne? Pois é! Essa técnica tem se popularizado muito ultimamente e promete resultados incríveis.

A principal vantagem desse método, em comparação com outros produtos utilizados para suavizar as fibras das proteínas, é que a água com gás não deixa resquícios de cheiro ou sabor nas receitas. Dessa forma, você consegue preservar todas as características da carne e ainda deixá-la bem molinha.

Como se trata de uma estratégia relativamente nova, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre como utilizar a água com gás nesse processo e quanto tempo deixar a carne submersa.

Para esclarecer as suas dúvidas e garantir que você tenha excelentes resultados, preparamos esse texto. Vem com a gente e continue a leitura.

Você pode se interessar em ler 

Como a água com gás amacia carne?Água com gás amacia carne

Basicamente, a água com gás amacia carne devido ao dióxido de carbono presente nela. Essa substância, quando entra em contato com a carne, forma o ácido carbônico, agindo assim como um amaciante natural.

Além disso, a efervescência dessa água, faz com que as pequenas bolhas se acumulem entre as fibras da proteína.

Assim, com o tempo de repouso correto, formam-se pequenas cavidades que ajudam suavizar essas estruturas, garantindo uma textura mais macia e também uma melhor absorção dos temperos e marinadas.

Em geral, utilizamos produtos ácidos para conseguir aquele resultado que todo mundo ama, isto é, receitas onde a proteína se desmancha na boca. Por exemplo: vinagre e suco de frutas cítricas, como limão, abacaxi, laranja etc.

Mas, nem todo mundo gosta do sabor residual que esses ingredientes deixam na carne e acabam optando por utilizar amaciantes industrializados.

O problema é que geralmente esses produtos são carregados de aditivos químicos que, como sabemos, pode comprometer a nossa saúde a longo prazo.

Por isso, a utilização dá água com gás nesse processo tem ganhado muitos adeptos, já que é uma opção saudável e que não interfere em nada no sabor ou aroma dos mais diversos preparos.

Mas afinal, quanto tempo devo deixar a carne de molho na água com gás?

Essa resposta vai variar, principalmente em relação ao tipo de corte que você vai utilizar. Assim, carnes mais duras vão precisar de mais tempo submersas no líquido.

Dito isso, para se obter bons resultados, recomenda-se deixar a carne de molho na água com gás de 30 minutos a 1 hora e meia.

Vale mencionar que esse tipo de técnica vai beneficiar especialmente carnes mais fibrosas, como dissemos antes. Por isso, é uma ótima pedida para receitas onde a proteína será utilizada em cozidos, por exemplo. Com certeza você vai perceber a diferença.

Como fazer para obter bons resultados?

Antes de tudo, selecione um recipiente que seja grande o suficiente para acomodar a peça de carne e também uma quantidade suficiente de água com gás para cobri-la.

Além disso, vale dizer que, você tem duas alternativas de preparo. Isto é, preparar uma marinada juntamente com a água com gás para deixar a carne de molho já absorvendo os sabores, ou amaciar primeiro o corte utilizando essa técnica para depois temperá-la.

Lembrando que não é necessário incluir na marinada produtos ácidos, como limão ou vinagre, a não ser que seja algo que você goste para complementar o sabor da receita.

Dito isso, confira!

Passo a passo

  1. Posicione a carne dentro do recipiente, se certificando de que a proteína fique completamente submersa e que no fundo do recipiente o ar não fique retido;
  2. Lembre-se de cobrir o recipiente com plástico filme ou tampá-lo e, logo em seguida, guardá-lo na geladeira. Deixar em temperatura ambiente pode comprometer a sua segurança alimentar;
  3. Agora, você deve aguardar o tempo recomendado, que vai variar de acordo com o corte escolhido para a receita;
  4. Passado esse tempo, retire a carne da água, utilize-a como desejar e se prepare para se surpreender com os resultados!

Observação: é importante saber que após retirar a carne da água, a aparência dela não será muito convidativa. Afinal, por causa do período de molho, é normal que a proteína se desbote e apresente fissuras. Não se preocupe! Isso não vai interferir de forma alguma no resultado final.

Até mesmo quando a ideia for fazer um churrasco, você pode se beneficiar com essa técnica, marinando cortes mais duros e mais espessos antes de levá-los a grelha. Tenho certeza que vai agradar muito!

Conclusão

Esperamos que todas as informações do texto tenham esclarecido as suas dúvidas sobre porque água com gás amacia carne e como utilizar essa técnica na sua cozinha. Também contamos que essa dica tenha te inspirado! Assim, não perca tempo e experimente aí na sua casa.

Depois, conta pra gente o que você achou dessa novidade e como temperou a sua proteína. Vamos gostar muito de saber.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Até as próximas dicas.